Governo do Estado do Maranhão
Destaques

Conheça Santa Cruz dos Milagres – o terceiro santuário mais visitado do Nordeste



Governo do Estado do Maranhão

                                                                                       História

Em uma fazenda chamada “Jatobá”, um dia ali chegou “um profeta”, um destes “beatos” que naquele tempo andavam de lugar em lugar, falando de penitência e outras devoções particulares, impressionando a mente simples do povo. Levou o vaqueiro da fazenda ao alto de um morro próximo, e ali, entregando a ele um cavador de madeira, mandou que abrisse um buraco na pedra bruta, que cobre quase todo o monte. Ele mesmo foi ao mato próximo trazendo logo depois uma cruz de madeira. O vaqueiro não havia cavado nada, naturalmente.

O velho abaixou-se, traçou com o dedo um círculo na pedra, e com a mão toda, sacou um extrato da mesma, ficando aberto o buraco um tanto profundo e circular, como se pode ver ainda hoje ao lado da Igreja. Ali fincou a cruz e disse ao vaqueiro que, por aquele sinal um dia aconteceriam maravilhas. Em seguida desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de água (olho d’água) que o vaqueiro não conhecia, apesar de tantos anos campeando naquela região. Também falou que, por aquelas águas, até milagres haveria de acontecer.

Contam que o velho depois seguiu viagem, ou que teria simplesmente desaparecido. O vaqueiro voltou aos seus trabalhos, esquecendo o incidente. Tempos depois adoece uma filhinha sua. Piorando cada vez mais, apesar das “meizinhas”, rezas e promessas. Lembrou-se o vaqueiro da cruz que ficara lá no morro. Levou a criança até lá, rezou com e depois, no olho d’água, deu-lhe um banho e a fez beber daquelas águas límpidas. Voltou para casa com a filhinhas completamente curadas.

Da admiração e gratidão que o fato provocou, e de muitos outros “acontecidos”, surgiu uma devoção que já se espalhava por todo Nordeste, acrescida cada dia por mais histórias, mais lendas e mais “casos”, atração que leva milhares de pessoas a Santa Cruz todos os anos.

Rumo a terra de Santa cruz dos milagres

Imagens de fé e devoção na 3ª maior romaria do Nordeste.  Santa Cruz dos Milagres, que fica a 180 quilômetros da capital Teresina.

Mesmo sem ter onde se hospedar, eles vem o importante é vir agradecer e pedir graças a Divina Santa Cruz.

fé e devoção dos milhares de romeiros que visitam a cidade

A fé do sertanejo que nunca desiste

Santa Cruz dos Milagres reuniu mais de 50 mil pessoas no encontro dos Santos, muitos padroeiros de diversos lugares compareceram a este evento que cada ano vem aumentando o número de romeiros. Encontro este que se iniciou com apenas algumas imagens da região vizinha.

Dedico esse ensaio fotográfico a todos os romeiros de Santa Cruz dos Milagres

Gratidão ao amigo Marcos Teixeira e Magno Bonfim

 

Conheça nosso site: www.edivasconcelos.com.br

whatssap: 9 8857-0682

 

 

 

 

  • Miguel Arcanjo disse:

    Bela reportagem, Ellias. PARABÉNS.
    Revivi, com ela, muito do meu passado que ainda faz parte do presente e fará do futuro, com certeza.
    O que falto no ser humano é um pouco, pelo menos um pouco de religiosidade, não importa onde, em que igreja ou religião, mas só mais um pouco de Deus no coração e tudo seria diferente.
    Muito bom!

Deixe um comentário