DestaquesEducaçãoNotícias

1800 alunos de Timon recebem certificados do PROERD

1cad65d7-0b9c-4cb6-a930-30a04e09fd10

20160525171718_15dbcVitória Evelin Moura assumiu o compromisso de ficar longe das drogas e da violência na manhã de hoje (25.05) na cerimônia de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que formou 1.800 alunos neste semestre. A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, entregou certificados para os alunos do 5º ano de 37 escolas do município. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Maranhense.

“Eu ficava a semana inteira esperando a aula do PROERD; o projeto incentiva as crianças a ficarem longe das drogas e ajuda, muitas vezes, os pais a disciplinarem seus filhos. Então, foi uma experiência muito boa”, contou a aluna da U.E. Domadora Lizete Farias.

O Programa tem por objetivo evitar que as crianças e os adolescentes iniciem o uso de drogas, com auxílio de policiais fardados e professores. “O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso das drogas, no qual os instrutores ensinam técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxilia as crianças a dizerem não às drogas”, explicou o tenente coronel Xavier, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.

O Tenente contou ainda que este ano, os pais também estão envolvidos no projeto e no segundo semestre, terá aulas específicas para as crianças da Educação Infantil. “Estamos entregando hoje o certificado de participação dos pais em um curso sobre como manter seus filhos afastados deste mundo. No próximo semestre, pretendemos formar ainda mais alunos, pois a Educação Infantil também participará do projeto”.

20160525171802_9340d

20160525171821_8d1d6

Para Luciana Veloso, o PROERD ajudou muito no desenvolvimento do João Victor, que estuda na Escola Missionária Padre Fábio. “É um incentivo a mais para ele, pois agora está mais estudioso, atencioso e interessado em fazer as tarefas da escola”. João, por sua vez, disse que o que mais gostou foi da professora, que ensinou a ele que é importante dizer não às drogas: “aprendi a ficar longe das drogas, da violência e nunca me afastar do PROERD”.

De acordo com a professora da U.E Santa Joana D’arc, Jaciara Mendes, que acompanhou o trabalho da PM na escola, são conhecimentos que os alunos irão levar para toda a vida. “Até nós aprendemos com a equipe também, tanto que procuramos sempre usar os mesmos termos que eles usam em sala de aula, seja para discipliná-los como também para aconselhá-los”.

A secretária de Educação, Dinair Veloso, parabenizou a todos que fazem o PROERD, assim como os alunos formandos, destacando a parceria da SEMED com o Programa. “É um programa muito importante no que se refere ao combate ao uso de drogas, por isso, o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) também está dando suporte nesta luta junto com a Polícia Militar dentro das escolas”.

Depois da leitura das redações, sorteios dos brindes e entregas de certificados, o prefeito Luciano Leitoa finalizou enfatizando a melhoria na estrutura das escolas para que projetos como este possam acontecer. “Parabenizo a todos os participantes do PROERD, ao tempo que enalteço a parceria da Secretaria de Educação com a Polícia Militar. Para que esta parceria seja possível, estamos melhorando a estrutura das escolas, chegando a 26 mil alunos estudando em salas com aparelhos de ar-condicionado, o que propicia um ambiente favorável ao aprendizado”.
(Assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade