DestaquesPolítica

48 mil servidores do Piauí estão endividados e governo vai emprestar dinheiro para que possam quitar os débitos

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que mais da metade dos cerca de 96 mil servidores estaduais estão envidados no Estado. Dias ressaltou que o programa de educação financeira para esses servidores, lançado nesta terça-feira (04), no Palácio do Karnak, servirá para que os funcionários públicos possam minimizar as suas dívidas e melhorar o seu orçamento doméstico.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, o Piauí possui aproximadamente 48 mil títulos negativados de servidores estaduais por débito em diversas setores, como pagamento de contas de água, luz e de faculdades, por exemplo.

“Nós temos a informação de que mais da metade dos servidores possuem dividas e esse programa vai oportunizar que ele possa contrair empréstimos com juros menores do que os que são disponibilizados hoje e assim ele ganhará uma oportunidade de organizar melhor os seus gastos, diminuindo essas dívidas com esse novo financiamento que será descontado em folha”.

O secretário estadual de Administração, Franzé Silva, disse que uma equipe do governo detectou alto nível de endividamento, principalmente, dos servidores com os salários mais alto. Por isso, a necessidade de desenvolver esse programa para ajudar os servidores a organizarem o orçamento doméstico.

“Estamos articulando com a CDL, Câmara dos Dirigentes Lojistas, e bancos para estabelecer uma rende de descontos com empresas de forma que os servidores negativados irão ter descontos sobre essas dívidas. Os bancos vão oferecer uma linha de créditos com juros menor”, declarou o secretário.

De acordo com Franzé, os juros do crédito consignado giram em torno de 2,6 a 2,8%; com o programa a taxa máxima de juros passará a ser 1,99%.

“Isso para que o servidor tenha negociação para que os servidores possa ter em negociação recursos para que quitar seus débitos. Para adquirir o crédito, ele terá a obrigação de participar de cursos de educação financeira e o recurso não vai para sua conta; ele vai ser  usada para quitar os boletos das dívidas que eles já tinham adquiridos”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o valor do crédito que o servidor vai poder adquirir vai ser variável conforme o salário e as dívidas de cada um. Franzé acrescentou que estagiários estão sendo treinados por doutores e mestres da Universidade Estadual do Piauí para realizar o trabalho de levantamento desses valores.

Franzé disse também que o servidor vai poder comprometer até 30% do seu salário para contrair o financiamento.

(Da assessoria)

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade