DestaquesInformesPolítica

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Juiz representou advogado na justiça e OAB

rogerio-monteles-juizO juiz da 19ª Zona Eleitoral, Rogério Monteles da Costa (na foto à esquerda acima), representou o advogado Igor Martins Igreja (acima à direita) não só na justiça, mas também na Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão.
As representações foram iniciadas após o advogado ter publicado na sua página pessoal no Facebook as colocações: “Para quem esperava que o “Homem de Cem Quilos” fosse o Cavaleiro da Esperança do nosso judiciário, temos agora que nos conformar com a sua decisão de não ser um magistrado incorruptível”. A colocação foi feita logo após o juiz ter aprovado com ressalvas as contas de campanha do prefeito reeleito Luciano Leitoa.

Supostos amigos de Igor Igreja e militantes da oposição ao prefeito que haviam comentado com críticas ao juiz as colocações do advogado, cuidaram logo de tirar os comentários para não se comprometer, reconhecendo assim que nossas autoridades e as pessoas em geral, merecem respeito, mesmo quando não concordamos com suas ações.
Em conversa com um amigo comum ao titular deste eliaslacerda.com, Igor Igreja relatou que esta situação lhe tem sido desconfortável e prejudicial, pois tem perdido clientes temerosos( sem razão alguma) de que o advogado não terá muito sucesso em causas no fórum por conta do corporativismo dos magistrados.

Igor Igreja não teme o desfecho do processo, entretanto não se abstém de fazer um entendimento com o magistrado para que possa encerrar essa questão.

Quem conhece Dr. Rogério Monteles, acredita que o magistrado também não levará adiante essa pendenga desgastante para ele e o advogado. As apostas são de que tão logo Igor Igreja faça acordo e esclareça o fato, o caso estará resolvido.

O litígio não faz bem a ninguém e só deve ser levado adiante quando não há entendimento. O eliaslacerda.com torce por um desfecho amigável…

Oportunidade para Tiago Carvalho

tiago-carvalhoSão fortes as informações dentro do governo de que o suplente de vereador Tiago Carvalho(foto TSE acima), do Partido Solidariedade, deverá ser oportunizado na Câmara Municipal durante a segunda gestão do prefeito Luciano Leitoa.

O prefeito não conversou com ninguém sobre o assunto, mas já estaria pensando em como arrumar o suplente com uma vaga na Câmara Municipal.

Chagas Cigarreiro pode assumir secretaria

chagas-cigarreiroAo contrário do que alguns membros da imprensa tem noticiado, pode ser Chagas Cigarreiro(foto), do PSB,  e não Ivan  do Saborear ,do PTB, um dos vereadores eleitos a ceder vaga na coligação proporcional do PSB-DEM-PC do B, que tem Leandro Belo como primeiro suplente e Neto Peças como segundo.

O compromisso do prefeito com a coligação é arrumar duas vagas para os suplentes. Como Jair Mayner, do PSB, já está quase tudo certo para assumir a agricultura, Chagas Cigarreiro, que tem muita proximidade com o prefeito e já assumiu outras secretarias oportunizando colegas na Câmara, está mais próximo de voltar ao executivo. Resta somente saber para onde iria o parlamentar.

Fechado o entendimento, Leandro Belo (DEM) e Neto Peças (PSB) poderão assumir na Câmara.

Boato

ivan-do-saborearSobre a especulação de que Ivan do Saborear poderá ir para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não há muita consistência nessa possibilidade. O próprio vereador em conversa com o eliaslacerda.com informou que nunca tratou deste assunto com o prefeito, muito embora Ivan tenha simpatia pela pasta que atualmente é dirigida pelo presidente do PSD, Jailson Oliveira.

Flávio Dino não terá impedimento para reeleição

flavio-dinoO governador Flávio Dino recebeu o sinal verde para concorrer a reeleição em 2018. A reforma política que tramita no Congresso Nacional decidiu na semana passada não incluir o impedimento da reeleição para os atuais detentores de primeiro mandato no executivo.

O texto que será votado pelo plenário estabelece que a possibilidade de reeleição acabe a partir dos próximos mandatos e não para os eleitos em 2014 e 2016. Assim, quem está nos cargos de presidente da República, governador ou prefeitos atualmente – e os que foram eleitos este ano – poderão se reeleger, mas os próximos não.

A decisão deixou os aliados do governador em euforia e foi uma ducha de água fria nas pretensões da oposição interessada em tirá-lo do poder. Os opositores do governador sabem que Flávio Dino não faz gestão ruim, seu governo não se envolveu em nenhum escândalo e seus índices de aprovação continuam sendo dos melhores entre todos os governadores do país.

Isso tudo favorável e ainda alicerçado na boa saúde financeira do estado, uma das raras exceções no Brasil da crise.

Prestígio político

flavio-dinoÀ propósito de Flávio Dino, na semana passada o governador mostrou seu prestígio político no estado. Reuniu em São Luis nada menos que 88% dos prefeitos do Maranhão . O ‘Governando Juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com o Governador Flávio Dino’, reuniu 191 dos 217 gestores municipais maranhenses onde o governador explanou suas ações desenvolvidas até agora no estado e suas pretensões para o futuro.

Mais asfalto vai continuar

O governador aproveitou para desmentir alguns membros da oposição informam em discursos e conversas que o governo não continuará com o programa Mais Asfalto, pois o mesmo teria acontecido neste ano por causa da eleição. Dino reafirmou que o programa terá continuidade.

Abertura feita por Márcio Jerry

luciano-leitoa-e-marcio-jerry

Acima da esquerda para a direita: Secretário Márcio Jerry, Edivaldo Holanda Júnior(prefeito de São Luis), Luciano Leitoa, Firmino Filho (prefeito de Teresina prestigiou evento), vereador Uilma Resende e deputado federal Weverton Rocha, durante encontro com prefeitos em São Luis.

A abertura do encontro foi feita pelo secretário de Estado de Assuntos Políticos e Comunicação Social (Secap), Márcio Jerry, que enfatizou a importância do diálogo com todos os prefeitos, independente de políticas partidárias. “Para tanto ,temos que ter um diálogo permanente com todos os prefeitos e prefeitas no sentido de, juntamente com as ações do governo estadual, alinharmos projetos que amenizem a crise e de continuidade ao crescimento em todas áreas públicas”, disse Jerry. “Vamos fortalecer ainda mais a integração do estado com todos os municípios maranhenses”, acrescentou.
(do blog do John Cutrim)

Expectativa de vida do maranhense ainda é a pior do país

idososO IBGE divulgou na última quinta-feira(1º) os números da expectativa de vida no Brasil. Os dados mostram que o governo Flávio Dino ainda tem grandes desafios pela frente. Um deles é melhorar a média de vida do maranhense.  Nosso estado possui a menor média de vida do país: 70,3 anos.

Na segunda posição aparece nosso companheiro inseparável de sofrimento quando o assunto é indicador social, o Piauí, com 70,9 anos.

Os Estados do Maranhão e Piauí possuem expectativas de vida masculina na casa dos 66 anos, valores bem inferiores à média nacional, que é de 71,9 anos.

A taxa de mortalidade masculina é sempre superior à feminina, em todos os Estados. Entretanto, a expectativa de vida dos homens em Santa Catarina (75,4 anos) é superior a das mulheres dos Estados de Roraima (74,0 anos), Maranhão (74,2 anos), Rondônia (74,8 anos), Piauí (75,1 anos) e Amazonas (75,2 anos).

Brasil

A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 é de 75,5 anos, segundo os dados divulgados.

A expectativa de vida para brasileiros nascidos em 2014, divulgada no ano passado, era de 75,2 anos.

Vice-governador Carlos Brandão deverá deixar o PSDB

carlos-brandaoAliado dos mais habilidosos de Flávio Dino, o vice-governador  e presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão,  não embarcará no futuro político tucano que deve ser o de fazer oposição as pretensões do governador  de se reeleger em 2018.

Como o PSDB não faz parte do leque de partidos que a nível nacional no mesmo projeto do PC do B, Brandão já está procurando outra sigla para deixar o ninho tucano.

Fala-se que PSL e PT do B já teriam iniciado conversas com Brandão interessadas no seu destino.

A possibilidade de Carlos Brandão deixar o PSDB foi antecipada por este eliaslacerda.com cerca de 15 dias atrás. Saímos na frente…

Confraternização

peladeiros

peladeiros1Pelada das mais prestigiadas da semana, o jogo de amigos na Arena Azambuja nas quintas-feiras à noite tem atraído muitos para a diversão. Formada por funcionários públicos, empresários e profissionais liberais, reúne nomes conhecidos da sociedade timonense. Integram a lista dos peladeiros o empresário Toim Sampaio, os advogados, Mauro Serra, Hidemburgue Cavalcante, Lívio Pedreira, Luis Arthur e Igor Igreja, ex-secretários Delfino Guimarães, Ulisses Waquim, representante de medicamento Gustavo Carvalho, fisioterapeuta Tiago, dentre outros.

A atividade iniciada no começo deste ano, teve na última sexta-feira (2) seu momento festivo.Integrantes do jogo participaram da confraternização anual regada a muita cerveja e churrasco. A festa aconteceu na churrascaria Novo Aconchego, no centro de Timon.

Homenagem merecida

cesar-nascimento

O cantor e compositor César Nascimento (na foto logo acima) recebeu na última quinta-feira, 1º de dezembro, o título de cidadão maranhense. A proposição do título ao artista foi da deputada Graça Paz (PSL).

O governo Flávio Dino já havia sancionado a Lei nº 179/2016, de autoria da deputada Graça Paz, que tornou as músicas “Ilha magnética”, de Cesar Nascimento, e “Ilha bela”, de Carlinhos Veloz, como Bem cultural e Imaterial do Maranhão. A proposta da deputada foi aprovada em plenário em outubro deste ano.

“Não sei explicar o sentimento que a música transfere às pessoas. Lembro que na época que a compus, era uma período em que as pessoas ainda tocavam na calçada em frente às suas casas no centro. Tem coisas que me marcaram para sempre, como a cachaça do Diquinho, capela de São Pedro, os mares e esse litoral fantástico que São Luís possui”, destaca César Nascimento.

Com 35 anos de carreira, o músico atualmente radicado em Petrópolis (Rio de Janeiro), César Nascimento nasceu em Teresina (PI). Filho do líder comunitário, jogador de futebol, poeta e sanfoneiro José do Espírito Santo Nascimento, se transferiu para São Luís no início da década de 80 vindo do Rio de Janeiro.

Em São Luís mergulhou na cultura popular participando do Laborarte. Um de seus primeiros trabalhos em disco foi com o Mestre Felipe, referência do tambor de crioula no Maranhão. Desenvolve no Rio projetos cultura como oficina de percussão “Crivador, Matraca e Pandeirões”.

Autor de sucessos como “Radinho”, César iniciou carreira em São Luís, cidade que mantém vínculo cultural e sentimental.“Não podemos deixar de prestar homenagem a esses artistas maravilhosos. Este é um reconhecimento pelo trabalho desses artistas”, justificou a deputada Graça Paz.
(Do blog do Marrapá)

Assista abaixo uma das mais belas canções de César Nascimento em homenagem a São Luis. Deixe seu comentário logo abaixo do vídeo nesta página. Fique à vontade para elogiar ou criticar o assunto que entender necessário :

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade