DestaquesPolítica

O prefeito marketeiro

Por Anchieta Coimbra

 

Um gestor ou garoto propaganda de si mesmo?

Brasília/DF, 28 de dezembro de 2017.

Prezado Prefeito Dória,

Tenho acompanhado sua performance desde o início da campanha a prefeitura de São Paulo. Sua postura crítica, enfática e às vezes contundente no que se refere à gestão pública. Em alguns momentos, observando suas ações me remeto ao passado, quando surgia no Brasil um cidadão nordestino chamado Fernando Collor. É isso mesmo… Alguém que vendeu uma imagem totalmente dissimulada, algo exposto de forma fantasiosa, que retratava um personagem fabricado para o alcance de uma meta, de um projeto político. O Brasil não aguenta mais isso.

Recentemente você fez duras críticas ao Ex. Presidente Lula, se colocou na condição de anti-petista, chegou a dizer que o Lula acabou com o Brasil. Não sou partidário, nem defensor de nenhuma legenda, também faço críticas ao Lula, mas porque você só se referiu a ele como uma pessoa que arrasou o país, não aproveitou também para falar de todos, principalmente dos líderes do seu partido, como vermes do país no mesmo nível. Como você pode se dizer apoiador do Governador Alckmin a Presidência da República, uma cara que nada fez pelo Estado de São Paulo, a não ser transformá-lo numa catástrofe da violência, dos alagamentos, da falta de água, do caos no transporte, da falta de saneamento básico e no referencial de ter um rio poluído cortando a cidade de São Paulo ao meio. Sem contar que ele é sucessor de outro que também fala muito, mas também nada fez pelo estado, o Senador José Serra? Você prefeito, nem pode alegar que pegou uma cidade cujo escopo político é de oposição ao seu partido, pois São Paulo está nas mãos do PSDB há cerca de 20 anos. Que coisa hein???

Você fala que terá uma administração diferente… Pois é, mas ontem quando liguei para a prefeitura de São Paulo, tentando agendar uma audiência com Vossa Excelência, constatei que tudo é uma repetição dos governos anteriores ao seu, que sua fala não condiz com os atos… A pessoa que me atendeu se identificou pelo nome de CAROLI. Disse-me que era a pessoa que faz a seleção das ligações. Expliquei que era um empresário de Brasília e Presidente da Associação Comercial da cidade de Vicente Pires-ACIVIP e, que como estaria em São Paulo em meados de maio, gostaria de falar com a secretária do Prefeito para tentar uma audiência. Ela imediatamente me disse que a secretária não atende ao telefone, para conversar com ela só via e-mail e já foi logo me mando o e-mail, caso eu quisesse o contato. Perguntei se ela estava tão ocupada que não conseguia atender ao telefone… A moça me disse que são várias secretárias e que tinham coisas mais importante a fazer, e que eu estava ligando na maior metrópoles do país. Expliquei que ser ou não uma metrópole não era justificativa para que uma das secretárias não atendesse a ligação. Depois de muita insistência, quase 15 minutos ao telefone ela me passou para uma das suas secretárias chamada ÉRIKA. Expliquei todo o ocorrido para a Érika e ela me disse que depois ela ia conversar com a pessoa que me atendeu.

Considerando esse caso, gostaria de lhe fazer algumas perguntas?

1- Como você afirma que pretende fazer uma gestão diferente se utilizando das mesmas práticas: várias secretárias pagas com o dinheiro do contribuinte e sem a disponibilidade para atender ao público. Quando uma pessoa pobre seria atendida por uma das suas secretárias?

2- Se a prefeitura fosse sua empresa você manteria várias secretárias que não atendem aos seus clientes principais? As pessoas?

3- Você gosta de gravar vídeos e aparecer na televisão falando de mudanças, mas não consegue sequer fazer o básico em sua gestão… Isso retrata a competência que tanto você exalta em suas aparições públicas?

4- Posso dar um curso GRATUITO de capacitação em relacionamento e atendimento ao público direcionado a profissionais da área pública para os seus colaboradores da Prefeitura de São Paulo. Você aceita?

Só para garantir que sou capacitado no que estou me propondo, quero lhe dizer que, além de empresário sou educador há 30 anos, professor de Filosofia, Sociologia, Psicologia, História e Marketing e com vasta experiência na área de gestão pública. Portanto, Vossa Excelência pode ficar tranquila que seus colaboradores passarão a ter uma visão bem diferente após um curso comigo.

Para finalizar, segue um conselho de um profissional que tem uma vasta visão sobre o país, um conceito real de quem conhece nossa brilhante nação por inteira, de norte a sul, que saiu da pobreza extrema e teve que lutar para sobreviver e conquistar seus objetivos, sem a necessidade de falácias ou de enganação, algo que abomino, mas que, no entanto é um conceito de postura que está intrinsecamente ligada à postura dos nossos governantes. Não fale em ser diferente, seja diferente… Se realmente você tiver a capacidade para tal.

Gostaria de ter uma audiência com você, conforme solicitei à senhora ÉRIKA. Mas, se isso não for possível, quando vier à Brasília, podia encontra-lo para falar um pouco de cidadania, já que de política qualquer um pode falar. Teríamos com certeza um papo diferente e enriquecedor, pois sei que sendo você da área empresarial, teríamos algo em comum a falar.

Aguardo o seu retorno sobre o exposto.

Atenciosamente,

Anchieta Coimbra

Contatos: 61 9 9171-8700 [email protected]

Atenciosamente,

Anchieta Coimbra

Presidente -ACIVIP

Anchieta Coimbra foi professor da rede estadual de ensino em Timon, músico e atualmente mora em Brasília onde é empresário.

2 Comentários

  1. Creio Anchieta, que o Brasil necessita de empresários, frente às gestões, pois ao longo do tempo, temos assistido muitos políticos, sem nenhuma experiência administrativa assumirem gestões públicas e fazerem um governo desastroso, inclusive o do ex-presidente, que também usa a mídia para se proteger, usa pessoas inocentes como escudo, prevalece-se da pobreza de muitos brasileiros para justificar a sua volta ao poder, para mais uma vez afundar o nosso país. Vá em frente Dória, o Brasil, necessita de um choque de Gestão.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade