Saúde

Égua cai em bueiro e é resgatada com guincho

Égua é resgatada após cair em bueiro na zona sul de Porto Alegre

Uma égua caiu em um bueiro por volta das 15h45 deste sábado (17) na Estrada Gedeon Leite, no bairro Aberta dos Morros, na Zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a Guarda Municipal, que fazia patrulhamento no local e presenciou a cena, o treinador do animal estava montado quando ela passou pela galeria e caiu no buraco, de aproximadamente dois metros de profundidade.

“A tampa de concreto cedeu e a égua caiu no bueiro. O cavaleiro que estava montado nela conseguiu salvar e ficou bem. Aí nós chamamos a EPTC [Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre] e os bombeiros para que auxiliassem na remoção”, relata o comandante da Ronda Ostensiva Municipal, Glauber Silvestre Zilio.

Égua foi retirada de dentro do bueiro com a ajuda de um guincho (Foto: Jonas Campos/RBS TV) Égua foi retirada de dentro do bueiro com a ajuda de um guincho (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Égua foi retirada de dentro do bueiro com a ajuda de um guincho (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

O homem que estava montado na égua, cujo nome é Opera, no momento do incidente, era Cláudio da Silva Vargas, que está treinando o animal. Ele conta que a galeria estava tampada, e por isso não percebeu o buraco.

“Vinha trotando e quando vi afundou e eu saí de cima. A tampa estava quebrada, parecia uma arapuca. Me assustei, mas consegui sair e graças a Deus e não me machuquei. A égua que se machucou um pouco”, diz Vargas.

Comovida, a dona da Opera chorava enquanto as equipes resgatavam a égua de dentro do bueiro. Ela diz que ficou preocupada e com medo que sua parceira tivesse se machucado com gravidade.

“Fiquei bem preocupada e quero ver se ela está bem. Quero ver se ela não quebrou nada. Ela é minha égua desde os 15 anos, então ela já me conhece, atende pelo nome”, conta Gabriela Carvalho da Rosa, de 20 anos.

A operação de resgate do animal durou cerca de duas horas. Um guincho foi chamado pela EPTC para puxar a égua de dentro do bueiro, o que aconteceu por volta das 18h.

O animal teve escoriações nas duas patas de trás e foi encaminhado a uma clínica veterinária localizada na Zona Sul da capital gaúcha para tratamento.

Ao G1, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o local já está sinalizado pela EPTC e será vistoriado, no domingo (18), pelas equipes de plantão da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais.

Animal caiu no buraco por volta das 15h45 deste sábado (17), na Estrada Gedeon Leite (Foto: Jonas Campos/RBS TV) Animal caiu no buraco por volta das 15h45 deste sábado (17), na Estrada Gedeon Leite (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Animal caiu no buraco por volta das 15h45 deste sábado (17), na Estrada Gedeon Leite (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Do G1

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade