Destaques

Educação de Timon adere a programa federal que beneficiará mais de 8 mil adolescentes

PROG EDU 01

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu a mais um programa do Governo Federal: o Programa Escola do Adolescente, voltado para alunos do 6º ao 9º ano. A iniciativa vai beneficiar mais de oito alunos da rede municipal e melhorar ainda mais os resultados de ensino dos estudantes timonenses.

 

O Programa foi criado pelo Ministério da Educação em 2018, através da Portaria nº 1.248, a partir de estudos sobre o desempenho dos alunos brasileiros nos anos finais do Ensino Fundamental, comprovados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, além das taxas de reprovação e abandono escolar.

 

O principal objetivo é a melhoria dos indicadores de aprendizagem e do fluxo escolar, por meio da construção de um ambiente atrativo para os adolescentes, onde este será ouvido pela escola, que irá considerar seus interesses e prioridades, permitindo que os adolescentes possam avançar e ter mais oportunidades.

PROG EDU 03

A Semed aderiu ao Programa ainda em dezembro do ano passado e reuniu os gestores das escolas municipais para apresentar o programa. “A nossa preocupação é de melhorar ainda mais os índices nos anos finais, bem como elevar os resultados dos nossos alunos de 6º a 9º ano e esse programa veio somar com o que a Semed já vem realizando. Assim, apresentamos o programa aos diretores e, de 40 escolas que possuem esse público, 28 fizeram a adesão. Esperamos um avanço significativo a partir dessa oportunidade”, afirmou a coordenadora de Programas e Projetos da Semed, Requelina Oliveira.

 

O Programa oferece formação aos gestores e aos professores, para a construção de uma escola conectada aos adolescentes e seus contextos, e apoio técnico por meio de uma plataforma. Ele funcionará em três etapas: Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação. “Este ano, alcançamos nossas metas do IDEB nos anos iniciais e finais, essa será mais uma motivação para que o município continue avançando na aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou a secretária de educação, Dinair Veloso.

PROG EDU 02

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade