Destaques

Prefeitura de Timon oferta acompanhamento para gestantes de alto risco

A Prefeitura Municipal de Timon oferece aos timonenses um Centro de Atenção Especializado Materno-Infantil (CAEMI), composto por uma equipe interdisciplinar. Nele são ofertados cuidados e exames para gestantes de alto risco que necessitam de um acompanhamento especializado e compartilhado com a Atenção Primaria à Saúde (APS).

O Centro funciona de 8h às 12h e conta com consulta ambulatorial especializada onde a gestante passará por um circuito multiprofissional com os seguintes profissionais: enfermeira obstétrica, médico obstetra, psicóloga, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, ultrassonografista e técnico em enfermagem. Essa equipe elabora um plano de cuidado, que consiste em um conjunto de orientações e metas ligadas a promoção do bem estar da usuária. As orientações contidas neste plano de cuidado são compartilhadas com a APS para que sejam executadas. O direcionamento da gestante para o Centro é realizado na Unidade Básica de Saúde – UBS.

Durante o atendimento nas dependências do CAEMI, a usuária será direcionada ao ponto de apoio. Nele, a enfermeira dará orientações acerca do próximo profissional que irá atendê-la, exames a serem realizados e os possíveis encaminhamentos.

A atenção prestada pelo CAEMI tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna infantil no território de Timon. Para ser atendida no CAEMI, a usuária realizará seu pré-natal de risco habitual na APS, após avaliação de identificação de uma gestação de alto risco, ela é estratificada para um cuidado compartilhado na Atenção Ambulatorial Especializada – AAE.

A Coordenadora assistencial, Francisca Maria Rodrigues Costa, ressalta a importância dada às usuárias. “Importante ressaltar que caso a usuária não possa comparecer ao CAEMI na data do atendimento, é importante que seja comunicado para que um novo agendamento seja feito”, disse.

Os exames realizados no Centro de Atenção Especializado Materno-Infantil são:
– Ultrassonografia com Doppler
– Ultrassonografia obstétrica

 

Documentação indispensável:
– RG, CPF ou CNH ou Certidão de Nascimento;
– Cartão do SUS
– Cartão da gestante
– Todos os exames realizados e formulário de compartilhamento do cuidado

 

O Centro de Atenção Especializada Materno Infantil fica localizada na Rua 09 (Nove), S/N, Conjunto Boa Vista, Bairro São Francisco I.
Informações: (99) 9 8402-8078.

 

Da assessoria

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade