Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Aluna da zona rural de Timon fica em 3º lugar no curso de Pedagogia da UEMA

Acima à esquerda o professor Regino Noleto (diretor regional da educação do estado em Timon ) ao lado da aluna aprovada acompanhada do pai. Abaixo o gestor regional com os diretores da unidade.A jovem Rosa Fernanda Costa Machado, 17 anos, aluna do Anexo Vertente do C.E. Maria Conceição Teófilo Silva, localizado no Povoado Perdidos, ficou em 3º lugar no curso de Pedagogia da UEMA, Campus Timon. Foi a primeira vez que Rosa prestou vestibular e esta vitória tem um valor maior, pois a jovem sempre estudou em escola pública da zona rural.
“Eu não fiz preparatório, só estudei em casa. A minha rotina era ir para a escola à noite e estudar todos os dias pela manhã e à tarde, com pausa para o almoço”, comenta a jovem a respeito da sua preparação para a prova. Mas antes de alcançar êxito em seu resultado, Rosa passou por dificuldades e a principal delas foi o medo. “A minha maior dificuldade foi o medo porque muitos falavam que para o estudante de escola pública é bem mais difícil. E como outros não haviam conseguido eu também tinha medo de não conseguir. Foi muito esforço, muita luta, mas ainda bem que deu certo. Mas além disso, sempre tive o apoio dos meus pais que me ajudaram muito nesta difícil jornada até eu conseguir chegar aqui”.
Em relação ao curso escolhido, a jovem explica que sempre gostou da área de Pedagogia e pretende atuar da melhor forma ajudando outros jovens no futuro. “Eu me sinto muito feliz e realizada. É um sonho você prestar vestibular pela primeira vez e conseguir passar. Diante disso, daqui a alguns anos eu me imagino já formada, com um bom emprego e, assim, conseguir ajudar outras pessoas que eu creio que enfrentam a mesma dificuldade que eu tive para estudar”, acrescenta Rosa.
Fernando Alves Machado é o pai de Rosa Fernanda e a palavra ‘felicidade’ define o seu sentimento ao ver a vitória da filha. “A gente se sente muito feliz quando vê alguém da gente, ou até mesmo alguém da família ou não, tendo o privilégio de alcançar algo assim através dos estudos. Mesmo com todas as dificuldades de morar na zona rural, eu vejo que o nosso povoado está bem desenvolvido com relação à educação. Os professores e diretores são grandes incentivadores dos alunos. Por isso, agradeço a eles e a cada um que tem uma função em prol da educação da zona rural de Timon. Fico muito orgulhoso pela minha filha, pois foram muitas dificuldades, mas a vontade da Rosa foi maior”.
O gestor do Anexo Vertente, João Luiz Rodrigues da Silva, também comenta sobre a emoção de ver o resultado da jovem estudante. “Passo muito tempo incentivando os alunos a não pararem no Ensino Médio e a continuarem os estudos. Gosto de dizer a eles que todos são capazes, que todos têm a mesma oportunidade, apesar das dificuldades. Então, esta vitória da Rosa me deixou bastante emocionado e agradecido. Espero que ela continue buscando novos horizontes e que os outros também busquem correr atrás dos seus sonhos”.
Ainda segundo o professor João Luiz, Rosa sempre foi uma aluna estudiosa e interessada em aprender. “Ela gostava muito de levar livros de diversas disciplinas para casa para aprofundar os estudos. Todo o tempo que ela tinha era para estudar”, diz.
O gestor da URE Timon, professor Regino Nolêto, parabeniza Rosa Fernanda pela aprovação no vestibular da UEMA e reforça que isso também é resultado de grandes parcerias. “Este é um dos frutos do compromisso com a educação que tem, hoje, o Governo do Maranhão, através da Seduc, onde por meio do Secretário Felipe Camarão e juntamente com o Deputado Rafael Leitoa as oportunidades chegam a todas as localidades do Estado. Em 2015, quando chegamos aqui, houve apenas 5 aprovações e todas de alunos do C.E. Dep. José de Ribamar Elouf. Mas hoje há um interesse que se estende à zona rural e com resultados positivos como este. Tudo isso também é graças a parceria com o município que dá condições, como o transporte, para que o aluno chegue à escola”, finaliza.
Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael