Destaques

Assista : Ciclovia no meio de rodovia no Piauí viraliza na rede social e na imprensa

 

Uma ciclofaixa no meio de duas pistas em rodovia do Piauí viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Internautas brasileiros tomaram o Twitter ao questionar sobre a segurança da localização da ciclovia, que é parte do anel viário de Canto do Buriti, no Piauí.

Nas imagens, é possível observar uma ciclofaixa vermelha, que fica em meio a duas pistas com faixas contínuas. Outras versões do vídeo possuem a legenda “Você teria coragem de pedalar aí?”, fazendo alusão aos perigos da localização da faixa.

Nas redes sociais, diversos internautas questionaram a ciclofaixa, com falas como: “Vou começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, “Você teria coragem de pedalar aí?”, “Sério isso? Não tô acreditando!” e “(Faixa) Mata ciclista”.

A obra custou, em 2013, mais de R$ 6 milhões e tem uma extensão de 10km. O trecho fica entre as estradas PI-140 e PI-141 e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a faixa está destinada à lateral da pista, que está em obras, e tem um orçamento de R$ 5 mi.

O que diz a lei sobre ciclofaixa

Apesar de não ter uma norma de trânsito que proíba expressamente esse tipo de ciclovia, é preciso proteger o ciclista com barreiras que evitem que motoristas os atinjam em caso de perda de controle dos veículos.

O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclusive expressa que, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem pedalar na lateral da via, com preferência de circulação em relação aos veículos com motor.

Assista ao vídeo abaixo com a repercussão na Globo News:

Siga o portaleliaslacerda no Instagram e receba notificações de notícias exclusivas

 

Diante da repercussão negativa, o governo do estado mandou retirar a ciclofaixa do local, como foi flagrado abaixo por um leitor do eliaslacerda.com:

 

2 Comentários

  1. simplesmente desvio de dinheiro público ,
    “morro e não vejo tudo ” como dizia Donizete Adalto

  2. Esse administrador é um especialista em trãnsito, jumento perde é feio, um folclorismo esse governo do PT, como diz o Amadeu Campos, UMA LÁSTIMA DÉOCLECIO

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade