Destaques

Assista: Discurso do vereador Jair Mayner sobre a violência em Timon une a Câmara Municipal

O vereador Jair Mayner (PSB) manifestou em pronunciamento na Câmara Municipal nesta quarta-feira (14) a preocupação dos timonenses com a escalada de violência que vem passando Timon nos últimos meses.  Assaltos, assassinatos, roubos e sensação de insegurança que ronda a cidade e atinge até a outrora pacata zona rural do  município,  foi a tônica das palavras do vereador, um tema que domina as conversas nas redes sociais dos timonenses e esquinas dos mais diferentes pontos da cidade diante dos casos cada vez mais frequentes de avanços da criminalidade (Pesquisa do Ipea mostrou 100% no aumento da violência em Timon-clique aqui e veja)

Recentemente este eliaslacerda.com publicou pesquisa do IPEA que mostra um aumento de 100% nos casos de violência em Timon (reveja clicando aqui).

Na sua fala que recebeu o apoio e aparte de vereadores da oposição e situação, Jair Mayner defendeu que o presidente da Câmara Municipal forme uma comissão de vereadores para que junto com os deputados estaduais que representam Timon possam se reunir com o Secretário de Segurança Jéferson Portela e assim buscarem juntos uma solução para melhorar a segurança pública do município.

Veja abaixo o discurso completo do vereador sobre a violência no município:

 

 

3 Comentários

  1. É notório que o atual sistema de segurança pública do nosso país tá falido. Precisamos de mais segurança nas cidades, pois assim como a saúde e a educação, a segurança também é um direito social de todo cidadão. E pra isso é preciso a imediata municipalização da segurança pública, e os prefeitos precisam garantir a segurança básica de suas populações. Os gestores municipais precisam deixarem de ficar bancando os órgãos dos Estados, pois esse tipo de prática não traz nenhum resultado positivo, a não ser onerar os cofres municipais. Portanto os prefeitos devem é criar e estruturar as suas GCMs ou Policiais Municipais para combater a criminalidade e levar mais sensação de segurança para seus munícipes. Até porque os crimes acontecem é nas cidades.

  2. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão tem que entender que, pelo fato de Timon está do lado de uma capital, se torna vulnerável em relação à violência. A pressão é muito grande. A população está a mercê de criminosos. A qualquer momento pode-se ser surpreendido por um ato criminoso. Em minha visão todos nós temos nossa parcela de culpa. O governo e o cidadão devem se unir nesse sentido. O efetivo da polícia militar e da guarda municipal devem ser maiores. Deve-se investir em inteligência. Sabemos que esse é um momento emergencial, e portanto não é hora de apontar o dedo, mas a prefeitura e o governo do estado devem traçar um plano de ação para isso. Infelizmente essa situação era prevista, precisamente por Timon está do lado de uma capital. Dizem que nós timonenses somos politizados, mas isso não é verdade. Até agora temos sido somente politiqueiros. Se fossemos politizados, Timon teria força política dentro do estado do Maranhão, tal como Imperatriz. Se fossemos politizados, gerariamos recursos aos cofres públicos de Timon e para o estado do Maranhão (como faz Imperatriz). É por isso que Imperatriz exige e é atendida em suas demandas. Tudo tem que ter recursos. É claro que a busca pela geração de riquezas, em minha opinião deve ser de maneira sustentável e planejada para que possa beneficiar a todos. Vamos deixar de politicagem, e procuramos “indicar” uma pessoa articulada e que tenha possibilidade de ir para o Senado em 2026 e concorrer ao governo do Maranhão em 2030. O fato é que nossa cidade precisa se fortalecer política e economicamente para ter capacidade de enfrentar os desafios que se apresentem. Esses desafios serão “eternos”, pelo fato de uma capital ter vindo para a fronteira do nosso estado. O problema foi desencadeado, resta agora nossa Cidade traçar um plano em conjunto com o estado do Maranhão, para tentarmos usar isso a nosso favor (pois já fomos desfavorecidos demais). À Timon não resta outra alternativa a não ser “agigantar-ser” política e economicamente. Mas para isso acontecer é necessário que o Timonense desenvolva sua “autoconsciência”. Se não, estamos perdidos!

  3. PARABENS…VEREADOR..
    ATE QUE FIM..ALGUEM LEVANTOU A VOZ..
    NINGUEM AGUENTA MAIS TANTA VIOLENCIA…E PRECISO VIR A FORCA NACIONAL…..OU ALGUEM DO GOVERNO PARA BARRAR TANTA VIOLENCIA.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade