Destaques

Boa notícia ! Governo Lula vai duplicar BR 316 de Timon a Caxias

O governo federal apresentou a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento e prometeu R$ 93,9 bilhões em obras de infraestrutura, cultura, educação e habitação no Maranhão.

Dentre as principais promessas da atual gestão Lula, estão a entrega da duplicação de rodovias federais em três trechos no Maranhão.

  • Duplicação da BR-135, da Estiva a Miranda do Norte
  • Duplicação da BR-316, de Caxias a Timon
  • Duplicação da BR-010, região de Imperatriz

Além dessas obras, o governo prometeu entregar casas do programa Minha Casa Minha Vida que são construídas há anos, mas não foram entregues, ou foram abandonadas. As regiões com o maior número de residências do Minha Casa Minha Vida que o governo promete entregar estão nos municípios de:

  • Açailândia
  • Imperatriz
  • Miranda do Norte
  • Pinheiro
  • São José de Ribamar
  • São Luís
  • Timon
  • Urbano Santos
  • Vargem Grande

Igreja de São João Batista em São Luís — Foto: Reprodução

Há ainda a promessa de entregar obras na área de transmissão de energia, portos e ferrovias, transferência de recursos para obras em unidades básicas de saúde, além de restaurações de prédios históricos em São Luís, como:

  • Igreja de São João
  • Igreja do Carmo
  • Igreja de Santana
  • Palácio das Lágrimas
  • Teatro Tablado
  • Sobrado na Escola de Música da UEMA
  • Sobrado na Secretaria de Estado da Cultura
  • Sobrado na Casa do Estudante da UEMA

Obras não executadas

Criado em 2007, no início do segundo mandato de Lula, o PAC se tornou marca das gestões petistas, reunindo projetos e obras de infraestrutura e programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.

No Novo PAC, além de recursos do Orçamento da União, parlamentares que participaram de reuniões para discutir o programa afirmam que o Planalto planeja somar investimentos da Petrobras e de parcerias público-privadas.

No entanto, apesar dos altos valores de investimento, o PAC teve baixa execução de obras. Um relatório do TCU de 2019 aponta que o PAC 1 (2007 a 2010) concluiu somente cerca de 9% das ações previstas no período. Já o PAC 2 (2011 a 2014) entregou 26% das medidas previstas.

Especialistas ouvidos pelo g1 apontam erros de planejamento e de definição dos projetos nas gestões Lula e Dilma.

 

 

Do G1 Ma

18 Comentários

  1. Parabéns ao nosso presidente Lula, que deseja ver o Brasil realmente desenvolvido e que todos os brasileiros usufruam desse desenvolvimento, essa duplicação da 316 entre Timon e Caxias saindo, será um grande passo no desenvolvimento para a região Leste do nosso Maranhão, assim como a duplicação da 010 entre Imperatriz e Açaílândia na região Oeste do nosso estado, como também as outras obras programadas, nosso Barsil passou mais de 6 anos jogado, sem esperança de NADA desde que tiraram a nossa presidente DILMA ROUSSEFF, mais graças a DEUS, Lula voltou, e os brasileiros voltaram a sonhar, ter esperança, claro que aqueles mortos de fome que sentem faltam, por que tem gente que é que nem GALINHA, só lamento!!

  2. Parabéns ao nosso presidente Lula, que deseja ver o Brasil realmente desenvolvido e que todos os brasileiros usufruam desse desenvolvimento, essa duplicação da 316 entre Timon e Caxias saindo, será um grande passo no desenvolvimento para a região Leste do nosso Maranhão, assim como a duplicação da 010 entre Imperatriz e Açaílândia na região Oeste do nosso estado, como também as outras obras programadas, nosso Brasil passou mais de 6 anos jogado, sem esperança de NADA desde que tiraram a nossa presidente DILMA ROUSSEFF, mais graças a DEUS, Lula voltou!!!!

  3. Faltou ser incluída nessas obras, a tão sonhada quarta ponte ligando nossa Timon a Teresina, moço ai seria top demais, o “gado” ia pirar!! Mais quem sabe, o nosso presidente Lula ama nosso Nordeste, e sabe dessa necessidade, que se juntem as bancadas de deputados Federais e Senadores dos dois estados Maranhão/Piaui e juntos com os governadores lutem por essa obra!

  4. Eu sou cético quanto ao anúncio de grandes obras de infraestrutura, o histórico nos mostram o quanto isso é demorado, caro, e quando terminam já esta pronto pra se fazer uma reforma, levam uma ano pra licitar a obra, mais 6 meses para inciar e dependendo do tamanho 5 a 10 anos pra concluir, e esse mar de grana anunciado são desviados a maior parte, nosso País não tem jeito, a prova esta aí no poder, um corrupto analfabeto foi descondenado e colocado como líder de uma nação, Lula é a prova de que o politico é o retrato do seu povo.

      1. Exatamente…. quantos litros de água passa pelta transposição nesse exato momento??? Tem inumeros vídeos rodando pela internet, que tudo foi bloqueado, só para voltar as regalias do carro pipa….

  5. Sinceramente esta é uma das melhores notícias de 2023 até aqui, a duplicacao do trecho da BR Timon/Caxias. Todas as obras anunciadas são sumamente importantes para nosso querido Maranhão, esperemos que de fato seja concluídas. A duplicação do trecho da BR 316 (Timon/Caxias) é fundamental para nossa região. Para nossa querida Timon e nossa querida vizinha Caxias. As vezes pensava sobre isso e achava que não seria feito em um futuro “proximo”. Para que algo se concretize, obviamente deve ter um “começo”, e nesse caso se “inicia” pelo anúncio desse objetivo. Existe uma diferença entre anunciar algo e sua concretização, contudo, só em ser anunciado e tendo os recursos previstos, já é motivo de entusiasmo. Que realmente sai essa obra beneficiando nossa região e principalmente nossa querida Timon. Todos vão ganhar com Isso, a economia, as pessoas que trafegam por esse trecho etc. Que seja realizado esse objetivo o quanto antes!

  6. Vamos trabalhar, acabou o governo daquele que passou 4 anos andando de moto e pagando lanches com o cartão corporativo.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade