Destaques

Com vídeos: Meteoro sofre explosão e pedaços caem no Piauí

Moradores de vários estados do Nordeste, dentre eles o Piauí, visualizaram a passagem de um meteoro na noite do último sábado (28). Em algumas cidades foi possivel registrar um clarão no céu. O fenômeno foi flagrado por câmeras do site Clima Ao Vivo em várias cidades da região (vídeo no final da matéria). 

Em Teresina, o circuito de câmeras de uma casa localizada no bairro Lourival Parente, na zona Sul, também flagrou o momento em que o meteoro passava, às 18h54. O autônomo Armando Ceres estava com a esposa no terraço de casa quando presenciou o fenômeno. (Veja vídeo acima).

“Eu vi na hora que aconteceu. Depois fui puxar as imagens nas câmeras e tinha gravado. Minha mulher falou em estrela, meteoro, alguma coisa caindo”, relatou.

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, a Bramon, o meteoro era do tipo bólido, com características luminosas e que geralmente termina de forma explosiva. Existe a possibilidade que fragmentos tenham chegado ao solo na região próxima à Valença do Piauí.

“Ele ocorre quando um fragmento de rocha espacial, também chamado de meteoroide, atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade, causando o aquecimento dos gases atmosféricos, o que gera o fenômeno luminoso. Dependendo do tamanho do meteoroide e de outros fatores físicos, além de brilhar intensamente, ele pode atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera, onde a resistência do ar acaba provocando a fragmentação da rocha e gerando uma onda de choque, que pode ser sentida em solo como um barulho de explosão”, informou a Bramon.

De acordo com a Bramon, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 35,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 67,3 km de altitude sobre a Zona Rural de Pimenteiras, no Piauí. Seguiu a 60,2 mil km/h, percorrendo 74,7 km em 4,5 segundos, e desapareceu a 24,1 km de altitude, sobre o município de Lagoa do Sítio, também no Piauí.

“A BRAMON está trabalhando nos cálculos da massa do meteoroide e na determinação da área de dispersão dos possíveis meteoritos”, informou.

Veja imagens de outras cidades do Nordeste

 

Do cidacrtede.com

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade