Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Confira ! Caixa Econômica divulgou neste sábado (13) as datas para o Saque Emergencial do FGTS

As informações foram divulgadas na tarde de hoje (13) pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães

Na tarde deste sábado (13), em coletiva, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, esclareceu sobre os calendários do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também sobre o novo lote de pagamentos da 1ª parcela do Auxílio Emergencial.

O saque emergencial do FGTS foi liberado pelo governo durante a pandemia do novo coronavírus. Ele está disponível para trabalhadores com contas ativas ou inativas no fundo.

O dinheiro será depositado automaticamente em contas-poupança digitais da Caixa, que serão abertas pelo banco para todos os trabalhadores com direito a receber. Cerca de 60 milhões de contas serão criadas.

O pagamento do saque emergencial do FGTS será feito de forma inicial através da poupança digital Caixa, gerenciada através do aplicativo Caixa Tem. Por lá, o trabalhador receberá em um primeiro momento o FGTS e, em seguida, poderá sacar. O valor total a ser recebido, independente da quantidade de contas que o trabalhador tenha é de R$ 1,045.

De acordo com as informações da Caixa, mais de 121 milhões de brasileiros receberão o pagamento do saque emergencial do FGTS que será feito a partir do dia 29 de junho e seguirá o seguinte calendário:

Crédito em conta Disponível para saque e transferência
Nascidos em JAN: 29/06 25/07
Nascidos em FEV: 06/07 08/08
Nascidos em MAR: 13/07 22/08
Nascidos em ABR: 20/07 05/09
Nascidos em MAI: 27/07 19/09
Nascidos em JUN: 03/08 03/10
Nascidos em JUL: 10/08 17/10
Nascidos em AGO: 24/08 17/10
Nascidos em SET: 31/08 31/10
Nascidos em OUT: 08/09 31/10
Nascidos em NOV: 14/09 14/11
Nascidos em DEZ: 21/09 14/11
Fonte: Caixa Econômica Federal
Poupança Social Digital
O presidente da Caixa esclareceu que a Poupança Social Digital se trata de uma poupança simplificada, sem tarifas de manuntenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5.000,00. A movimentação da conta é feita pelo App Caixa Tem.

Como movimentar a Poupança Social Digital?

Após o crédito dos valores, pelo App Caixa Tem, será possível utilizá-lo em mais de 9 milhões de maquininhas de cartão em todo o país para compras em supermercados, farmácias, padarias, etc. Além de fazer compras em vários sites da internet com uso do cartão de débito virtual.

Após a liberação para saque ou transferência, será possível realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas unidades lotéricas, além de transferir os recursos paea contas de qualquer banco sem custo.

Opção por não realizar o saque

A Caixa informou que o trabalhador pode informar a partir do dia 19 de junho, no APP FGTS, que não deseja receber o saque emergencial FGTS. A opção deve ser feita pelo menos 10 dias antes da data prevista do crédito.

Caso o crédito seja feito, o trabalhador pode ir no APP FGTS solicitar seu desfazimento. Os valores retornarão à conta do FGTS devidamente corrigidos, sem prejuízo ao trabalhador.

Em último caso, se até 30 de novembro o trabalhador não movimentar a conta, nesse caso a Caixa vai tirar o dinheiro dessa conta e devolver automaticamente para a conta do FGTS do trabalhador.

Novo lote de pagamentos da 1ª parcela do Auxílio Emergencial
A Caixa anunciou também que vai pagar a primeira parcela do auxílio emergencial para os novos beneficiários. Cerca de 4,9 milhões de novos cadastrados vão receber o auxílio nos dias 16 e 17 de junho.

 

Da Agência Brasil

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael