Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Crônica fúnebre – A morte do jovem Ananias Neto

TÚNEL DO TEMPO: RÉQUIEM PARA O JOVEM ANANIAS NETO

Por Gil Alves dos Santos

1 – Felizes são as famílias que se unem e se respeitam pela tradição dos troncos velhos. O tempo passa e elas se conservam firmes sempre na admiração de seus antepassados. O sofrimento de uma ou de ambas reforça os laços da amizade tanto quanto a solidariedade, sobretudo em momentos de provação humana. Invoco essas imagens temporais para lembrar-me de dois lendários homens de nossa Timon:- o senhor MANOEL CARVALHO GOMES, conhecido como Sargento Gomes, falecido já há algum tempo, músico de primeira, do Exército Brasileiro, com lotação no 25º Batalhão de Caçadores. O outro, meu pai, GENÉSIO ALVES DOS SANTOS, homem da zona rural, bastante conhecido no meio social de Timon, falecido há 60 dias com 102 anos. GOMES, homem urbano, de cultura elevada, tanto que era músico, gerou cinco filhos. O GENÉSIO, homem da roça, gerou dez filhos.

2 – GENÉSIO e o Sargento GOMES, se conheceram e se tornaram bons amigos a partir do BURITI CORTADO onde ambos detinham suas respectivas propriedades. Honrados, respeitados, íntegros, nunca ninguém ousou desafiá-los. Nessa origem fizemos amizades com os filhos do Sgt. Gomes – FÁTIMA, FERNANDO, EVANILDA, LÚCIA E CARMITA.

3 – Saltando no Túnel do Tempo, que é o título desta coluna, chego aos dias atuais, mas precisamente no dia 19 deste mês de maio do ano de 2017, data em que um acidente automobilístico roubou a vida, os anseios e os sonhos do jovem arquiteto ANANIAS NETO, de 21 anos de idade, filho da amiga FÁTIMA PARENTE, médica conceituada de nossa Timon, que no momento sofre muito. E como sofre! Não existe consolo para a morte. Como somos cristãos só temos a via da aceitação dela com amparo nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. E o Divino Mestre nos transmite a seguinte lição:-

“[…] Eu sou a ressurreição e a vida; e quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” João, 11, 25-26.

4 – É trágico falar-se de alegria quando um ente querido repousa no esquife à nossa frente. Todavia, é inegável a crença de que a morte é a esperança viva, como nos diz o Evangelista. Com efeito, ainda que contraditório, que busquemos, então, a alegria e não a tristeza. Eu sei, por herança atávica, que em um momento como o que está vivendo a Doutora Fátima e seus familiares, o silêncio haveria de ser a única expressão apropriada. O que nós, podemos dizer a um coração partido, em luto? Como uma mãe se comporta diante da morte de um filho? Já foi dito alhures que a morte de um filho para os pais “[…] É a pior situação humana. Não há perda maior.” É a natureza em sentido inverso com o que tem de perversa! Mas somos cristãos. E para o cristão só há uma palavra:- Esperança! E nada obstante a esperança na ressurreição, a morte, na verdade, só tem uma finalidade: é a marca da nossa condição humana.

5 – Lembremo-nos de que Jesus não morreu. Jesus vive. Então, o jovem ANANIAS NETO não morreu. Ele vive! Ele está entre nós. Ele está aqui no nosso meio, dizendo à sua mãe, com o coração em frangalhos; ao seu pai, aos seus familiares:- não chorem. Eu estou na glória do Senhor Jesus. Por isso, e finalmente, é oportuna a citação de cinco versos do Réquiem de Mozart, próprios para a Missa de 7º dia de ente querido:-

“…………………………………………………………………………….”

“[…] Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo

“Dai-lhe o repouso eterno.

“Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo

“Dai-lhe o repouso eterno,

“Que a Luz eterna o ilumine, Senhor.

6 – Nada mais, neste pequeno espaço, tenho para ser dito, a não ser as sinceras condolências dos ALVES DOS SANTOS à Doutora Fátima Parentes pela morte de seu filho ANANIAS NETO.

GIL ALVES DOS SANTOS – [email protected] – e 86-999720524 – é colaborador deste site eliaslacerda.com

6 cometários

Natty Santos
Comentou em 23/05/17

Show de bola. Sábias palavras.

Cinthia Parentes
Comentou em 23/05/17

Belissima homenagem. Parabens Dr. Gil

ANTONIO SOARES DE MOURA SOBRINHO
Comentou em 24/05/17

PARABEMS DR..GIL…..

Chaguinha Silva
Comentou em 24/05/17

Parabéns Dr. Gil, pela sincera e justa homenagem às famílias ilutadas.

Tatiana Feitosa
Comentou em 24/05/17

Palavras sábias que consola é dar esperança a família e amigos de Ananias Neto nesse momento de dor.

Luiza Eugênia Bezerra Guimarães
Comentou em 24/05/17

Palavras bonitas que deixam uma mensagem de fé e esperança no coração dos familiares!

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael