Demissão de médica em Tuntum gera críticas a oposição


A demissão da psiquiatra infantil Dra. Bianca Pessoa dos quadros da Prefeitura de Tuntum continua repercutindo intensamente no município e ampliando o debate político em torno do caso. Muito querida por famílias de crianças atendidas na rede pública, especialmente pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a médica deixou o cargo após a Prefeitura cumprir determinações decorrentes de uma iniciativa do Ministério Público.
Aliados do prefeito Fernando Pessoa afirmam que o processo judicial teve origem em uma denúncia apresentada ao Ministério Público por integrantes da oposição. A gestão sustenta que a exoneração da médica ocorreu em cumprimento às determinações legais, apesar da forte insatisfação de pais e mães de pacientes atendidos pela profissional.
Famílias pedem retorno da médica
Enquanto a disputa política se intensifica, famílias de crianças atendidas pela Dra. Bianca manifestaram preocupação com a interrupção dos acompanhamentos.
A Associação de Mães pelo Autismo de Tuntum (AMA Tuntum) divulgou um apelo público solicitando o retorno da psiquiatra aos atendimentos. No documento, mães, pais e responsáveis destacam o vínculo construído pela profissional com os pacientes e afirmam que a continuidade do tratamento é fundamental para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
Segundo a entidade, o pedido surgiu das próprias famílias, sem qualquer participação da administração municipal.
A mobilização repercutiu nas redes sociais e ampliou as críticas direcionadas à oposição por parte de apoiadores da gestão, que entendem que a judicialização do caso acabou atingindo diretamente um serviço considerado essencial para dezenas de crianças do município.
Portal da Transparência de Tuntum possui Selo Diamante
Outro ponto levantado pela oposição da cidade envolve o Portal da Transparência da Prefeitura de Tuntum.
Mas também nesse quesito não há o que se questionar. O município recebeu o Selo Diamante no ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública, coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas dos estados, incluindo o TCE do Maranhão.
A certificação representa o nível máximo de transparência pública concedido pelo programa. Entre as mais de 200 prefeituras maranhenses avaliadas, apenas 22 alcançaram essa classificação.
Prefeitura diz que cumpriu decisão judicial
Procurada, a Prefeitura de Tuntum informou que não comenta processos que tramitam sob segredo de justiça e afirmou que cumpre integralmente as determinações do Poder Judiciário.
A administração municipal também declarou que continua aperfeiçoando as informações disponibilizadas em seu Portal da Transparência e manifestou confiança na apuração dos fatos pelos órgãos competentes.
A gestão lamentou ainda que um serviço de saúde voltado para crianças com autismo e TDAH tenha sido envolvido na disputa política e ressaltou que caberá às autoridades competentes avaliar a divulgação pública de peças de um processo sigiloso.
Enquanto o embate político continua, as famílias atendidas pela AMA Tuntum mantêm o principal apelo: que as crianças em acompanhamento psiquiátrico possam ter assegurada a continuidade do tratamento. A gestão municipal diz, que apesar das denúncias vazias e perseguições, as crianças não ficarão desassistidas.
Comentários
Pressione Ctrl + Enter para enviar
Seja o primeiro a comentar!








