Educação de Timon é selecionada para participar de Programa Educar pra Valer
Timon é um dos cinco municípios maranhenses selecionados para participar do Programa Educar pra Valer, um reconhecimento por priorizar e investir na educação. O programa tem como objetivo apoiar municípios na melhoria da qualidade da educação pública, com a proposta de contemplar 50 municípios brasileiros que pretendem investir em educação pública de qualidade até o ano de 2020.
O município foi um dos convidados por adotar práticas e estratégias que estão elevando a qualidade da educação e gerando resultados positivos no cenário brasileiro. Com isso, o programa Educar pra Valer trará a experiência exitosa de Sobral (CE), município cearense que conquistou a primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em forma de consultoria, oferecendo um suporte para o desenvolvimento e melhoria da educação timonense.
Hoje, o Educar pra Valer já acontece em Vitória da Conquista (BA), Garanhuns (PE), Codó (MA), Conde (PB) e Cachoeira do Sul (RS). Em 2019, a ideia é apoiar pelo menos mais 20 redes públicas de ensino nestes estados. “Foi com muita alegria que recebemos o convite para participar do programa, afinal é um reconhecimento do trabalho que a Prefeitura está fazendo no município e uma oportunidade de melhorar ainda mais. Um dos critérios para participar do programa é que a cidade tenha como missão a transformação, além do interesse da equipe gestora em implantar um projeto sólido e é isso que queremos para o nosso município”, afirmou a secretária de educação, Dinair Veloso.
As primeiras atividades oficiais do programa acontecerão nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2019, em Sobral, onde devem estar presentes o prefeito Luciano Leitoa e a secretária Dinair Veloso, para receber a primeira capacitação, além das orientações de como será implantado o programa no município.
PROGRAMA EDUCAR PRA VALER
Um programa da Associação Bem Comum, que conta com o apoio da Fundação Lemann. A iniciativa, liderada por Veveu Arruda (ex-prefeito de Sobral), existe para colaborar na melhoria da qualidade da educação pública com boas práticas de gestão pública.
Olhando para o sistema educacional de Sobral e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa, o Educar pra Valer traz aprendizados e trabalha junto com os municípios para melhorar seus resultados.
Da assessoria