Destaques

Embate político dos primos e ecos da eleição em Timon

O eliaslacerda.com alertou que a eleição em Timon seria muito bem polarizada entre os primos candidatos a deputado estadual Luciano Leitoa e o deputado Rafael. O post que colocamos ainda no sábado à noite (reveja clicando aqui), 

na véspera das eleições foi certeiro, obteve milhares de acessos e foi o campeão de visitas no site.

Luciano Leitoa foi o mais votado em Timon obtendo 19 mil 728 votos. Logo atrás o deputado Rafael veio com 16 mil 112 votos na cidade.

Numa demonstração de que tinha ao seu lado o melhor grupo político das oposições ao grupo Leitoa no município e disparado o mais bem articulado candidato timonense em outros municípios do estado, o deputado Rafael conseguiu sair das eleições reeleito e muito grande dentro da política local.

Com a votação obtida e as eleições de Carlos Brandão governador e Flávio Dino senador, o deputado timonense deixa as urnas deste ano em Timon como o mais expressivo nome das oposições e pronto para enfrentar o grupo Leitoa e a reeleição da prefeita Dinair Veloso em 2024.

A surpresa de Leandro Bello

A grande surpresa da eleição para o cenário político timonense foi a vitória do candidato a deputado estadual Leandro Bello. O candidato do PODEMOS ficou na 5ª posição entre os mais votados em Timon. Foram 4 mil 932 votos alcançados no município, mas sua articulação em outros municípios deram os votos que garantiram a eleição dele.

A vitória coloca Leandro Bello no xadrez político local com grande importância para as próximas eleições, inclusive já se fala que ele deverá, naturalmente pleitear cargos do estado em Timon hoje ocupados pela deputada Socorro Waquim, tendo em vista que ela não conseguiu a reeleição.

Luciano Leitoa e Socorro Waquim e as semelhanças

O ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa foi derrotado pela mesma estratégia de Socorro Waquim. Não bastasse ele ter entrado como candidato já cerca de 3 dias de campanha em substituição ao pai, Chico Leitoa, ele não conseguiu viabilizar votos fora de Timon, o que favoreceu e muito sua derrota. Socorro Waquim também.

Deputado Rafael e Leandro Bello foram os mais articulados fora de Timon e conseguiram os votos necessários para garantir suas vitórias.

O recall do coronel Schinneyder que não funcionou

O recado e ensinamentos das urnas também atingiram o fenômeno de votos da eleição de 2020 para prefeito de Timon, o coronel Schinneyder. Depois de conseguir 34 mil 198 votos para prefeito e quase desbancar a eleição da atual prefeita Dinair Veloso, tendo perdido o pleito por apenas 375 votos, Schneider deixou as urnas no domingo (2) em Timon com tímidos  9 mil 419 votos.

As urnas deixaram claro para o coronel que cada eleição é uma história e que ninguém consegue se destacar num pleito se não tiver lideranças políticas ao seu lado. Schinneyder chegou na campanha deste ano completamente sem apoio de sequer um vereador de mandato e até mesmo suplentes com alguma expressividade. Na verdade, foi para a eleição completamente esvaziado. Deu no que deu…

Henrique Júnior

O ex-vereador Henrique Júnior conseguiu o destaque que esperava nas eleições deste ano. Se não saiu das urnas como o candidato a deputado do município mais votado no pleito, tendo perdido apenas para Luciano Leitoa, ele não fez feio e conseguiu desbancar gente grande que estava na disputa com ele na cidade, como o deputado federal Juscelino Filho, que era apoiado pelo grupo Leitoa.

Ele deixou para trás também Cleiton Noleto, Jaconias Morais, Fabio Macedo, Amanda Gentil, Flávia Alves, Pastor Gil, Rubens Júnior, Pedro Lucas e outros nomes menos expressivos.

Em mensagem ao eliaslacerda.com Henrique Júnior afirmou na manhã desta segunda (3) que está preparando agora o seu novo projeto político: O de candidato a prefeito de Timon em 2024.

 

8 Comentários

  1. Kkkk. Análise muito fraquinha. Vejamos: um candidato que conseguiu perto de 10 mil votos, que como a propria reportagem falou “sem apoio de sequer um vereador de mandato”, e disputando com um candidato com a prefeitura na mao e outro que era o “lider do governo do estado”, e a diferença é de aproximadamente 9mil votos pro mais votado em timon numa eleição proporcional, oras. É um candidato que com certeza vem forte para as proximas as próximas eleições. Um recado e ensinamento das urnas, pois nao adianta articulacao em outras cidades quando a eleição é para prefeito e vereador. Essa é mensagem real das urnas.

  2. Eu queria pedir ao nobre blogueiro elias que fizesse uma materia sobre o numeros de voto que tiveram em timon os candidatos a deputado federal apoiados pelos candidatos a estaduais daqui, ou seja quais as votações de cleiton noleto, fabio macêdo, roseana sarney e juscelino filho.

    1. Voto é confiança. Não se transmite assim a todos. Se por por isso o candidato de Henrique tinha dado mais votos que estaduais aqui em timon.

  3. Esse Luciano não aprendeu com a eleição de 2020. Levou o seu fragilizado grupo a uma derrota deprimente, devido sua temosia e arrogância. Agora deverá ir para a eleição de 2024 mais frágil e fraco ainda sem apoios do governo estadual para mudar desestruturada Timon. E aí da verá até 2024 seu grupo perderá mais lideranças e vereadores….quem viver verá.

  4. Muito satisfeita com o resultado da eleição. Não poderia ser melhor. Pois o povo mostrou democracia nas urnas. É assim que tem que ser. Saber votar .

  5. Quem tiver mais articulação até 2024, sairá vitorioso na corrida pra prefeito, pois, sozinho, isolado, ninguém é capaz de chegar a lugar algum.

  6. imagine um bolo, a população deu a primeira fatia ao grupo de maior importância e reconhecimento na Cidade, Grupo Leitoa.

  7. Aposentados e pensionistas agradecem a NÃO eleição do ex-prefeito, chega de tanto furto nos nossos proventos de 14% há mais de ano. Fora leitoas

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade