Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Fundação e Coordenadoria da Juventude preparam detentos para o ENEM através do Aprova Timon

IMG_1332

No Centro de Ressocialização de Timon Jorge Vieira, dezesseis pessoas privadas de liberdade sinalizaram interesse em participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019. E foi por conta dessa demanda espontânea que a Prefeitura de Timon resolveu, através da Coordenadoria da Juventude (Comuj) e da Fundação João Emílio Falcão, oportunizar conhecimento aos reclusos.

 

“Estamos aqui pra fazer uma experiência. Queremos contribuir para a ressocialização dessas pessoas e, através de um preparatório de qualidade, ajudá-los na construção de um futuro diferente.” – Messias Filho, Coordenador da Comuj.

IMG_1267

Entre os detentos candidatos ao Enem, os sonhos variam. Muitos nunca tiveram a oportunidade de aulas preparatórias para o ENEM. Outros já conhecem até a rotina das faculdades.

 

“Eu quero muito fazer o ENEM. Meu sonho é trabalhar com meio ambiente, ser um biólogo um dia. Antes do crime, eu cursei quatro períodos do curso de contabilidade. Estou consciente de que preciso recomeçar minha vida. Vou estudar muito para ter uma boa pontuação nas provas.” – diz Marcelo Barbosa, detento.

IMG_1353

Segundo o professor Joaquim José, que coordena no Centro de Ressocialização Jorge Vieira um projeto permanente de leitura, os detentos que participam demonstram muito interesse durante as aulas, o que deve se repetir com o preparatório do Aprova Timon.  “Eles interagem fazendo perguntas, esclarecendo dúvidas e, nas avaliações, já consigo perceber evolução.” – frisa o professor.

IMG_1299

No Centro de Ressocialização Jorge Vieira, as aulas vão seguir um cronograma quinzenal, que foi pensado nos mínimos detalhes pela equipe pedagógica. “Hoje a aula foi de biologia, mas nos próximos encontros iremos variar com conteúdos de cálculos, língua portuguesa e redação. Queremos atender aos interesses de áreas diversas e, assim, contemplar o interesse de todos.” – Felipe Andrade, Presidente da Fundação João Emílio Falcão.

IMG_1276

E, se depender de empolgação, com a aula inaugural, as expectativas foram superadas. Os reclusos participaram intensamente do conteúdo de biologia ministrado pelo professor Luciano Mourão. “Estou impressionado com o grau de interesse da turma. Eles estiveram superatentos e participativos. Todo o conteúdo ministrado foi facilmente absorvido pelos alunos.” – conta o professor.

IMG_1294

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael