Idosa usava pedra de seis milhões de reais como batente de porta
Pepita de âmbar utilizada como peso de porta por idosa durante décadas na Romênia — Foto: Museo de Buzau
Uma das maiores pepitas de âmbar conhecidas até hoje no mundo, avaliada em 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 6 milhões, em conversão direta, foi utilizada como batente de porta por uma idosa durante décadas na Romênia. Segundo o “El País”, a mulher encontrou a pedra, que pesa aproximadamente 3,5 kg em um riacho em Colti, vila localizada no sudeste do país do Leste Europeu.
De acordo com o jornal, a peça chamou a atenção de um dos herdeiros da proprietária da casa. Após o falecimento dela, em 1989, ele examinou a rocha e acreditou que ela poderia valer muito mais do que a sua familiar imaginava. Ao levá-la para um especialista, foi constatado que a pedra, na verdade, era uma pepita de âmbar de valor milionário e, sobretudo, histórico.
A rocha foi vendida para o estado romeno e posteriormente cedida ao Museu de História da Cracóvia, onde são realizados estudos acerca do tema, classificando-a como tesouro nacional. De acordo com os especialistas, a peça pode ter entre 38,5 e 70 milhões de anos. Atualmente, ela está no Museu Provincial de Buzau.
“Esse achado representa um grande significado tanto a nível científico como a nível museológico”, explicou Daniel Costache, diretor do museu, para o El País, complementando ainda que a descoberta representa maiores peças do mundo e a maior do gênero.
Ainda segundo a publicação, nem mesmo ladrões de joias suspeitaram que a pedra era tão valiosa. Os familiares contaram ao veículo que, há alguns anos, a casa da idosa foi assaltada, mas os criminosos levaram apenas outras peças, de pouco valor, ignorando o “batente de porta” milionário.