Imperatriz caminha para perder o posto de segunda maior cidade do Maranhão

Acima veja aspecto de Imperatriz durante a noite.

A previsão está relacionada ao censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o crescimento populacional dos  municípios maranhenses.

A cidade de Imperatriz, considerada hoje a segunda maior cidade do Maranhão no número populacional, pode perder seu posto em 2024 para o município de São José de Ribamar. É o que apontam os resultados do “Censo Demográfico 2022” realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No novo censo do IBGE Imperatriz aparece com 273.027 habitantes, enquanto a cidade de São José de Ribamar aparece com 269.657 habitantes, ou seja, a atual segunda maior cidade do Estado tem apenas 3.370 habitantes a mais que a cidade pertencente à Região Metropolitana de São Luís.

Acima aspecto da cidade de São José de Ribamar

Segundo o censo do IBGE em 2020, as duas cidades maranhenses tinham uma diferença de 75 mil habitantes, enquanto Imperatriz tinha uma população estimada em 254 mil habitantes, São José de Ribamar tinha uma população de 179.028 mil habitantes.

Com essa estimativa de Imperatriz perder a posição populacional em 2024 para a terceira maior cidade do Maranhão em 2024, a cidade continuará tendo o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), que segundo dados de 2021 do IBGE, aparece com quase R$ 8 bilhões, sendo quase quatro vezes maior que o município que integra a região metropolitana de São Luís.

A cidade de Timon segue na quarta posição entre as maiores do estado, perdendo para a capital São Luis, Imperatriz e São José de Ribamar. A população timonense divulgada foi de 175 mil  e 44 habitantes.

Os dados do aumento das populações maranhenses divulgado pelo IBGE é calculada com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até 25 de dezembro de 2022 e podem ser acessados  clicando AQUI..

 

(Com informações do Jornal de Imperatriz)

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

39 comentários sobre “Imperatriz caminha para perder o posto de segunda maior cidade do Maranhão

    1. O Censo 2022 ainda está em andamento em Abril/2023. Houve alterações nos limites dos 4 municípios da ilha de São Luís em Maio de 2017.
      A RM está crescendo, conforme os números da prévia do Censo 2022.
      Com isso, certamente, São José de Ribamar deve ultrapassar Imperatriz em população ao final deste Censo quando da divulgação definitiva.

      1. Imperatriz é considerada a segunda maior cidade do Maranhão é em economia e não em número de habitantes. E aliás os números do IBGE, não devem ser levados em consideração pois são imprecisos já que os agentes censitários não visitam todas as residências. A minha, por exemplo, há anos não recebe visita de tais agentes.

        1. A Cidade de imperatriz
          Cada dia que passa anda para o seu declínio total podendo citar alguns exemplos
          Transporte público de péssima qualidade, área de lazer monótona,saúde pública totalmente escassa
          Gestão pública nem se fala
          A DEUS IMPERATRIZ-MA

        2. Os agentes visitam sim todas as residenciais ate as improvisadas entendeu em diferentes horarios agora alguns moradores se recusam em recebe-los mesmo estando em casa ficam quietos n sabendo eles a importacia desses dados vc tbem pode esta respondendo pelo 0800 do IBGE

    2. Povo confudi, município com cidade. Nunca que São José de Ribamar é maior do que Imperatriz e nem vai ser, pelo menos até agora não mostra que vai ser, não sei se no futuro. A cidade se São José de Ribamar a zona urbana tem uns 55.000 habitantes no máximo, a zona rural tem 226.000habitantes, somando o município tem 281.000 habitantes, ou seja a zona rural é maior que a zona urbana, isso deve ser porque a zona rural está mais perto da capital São Luís, onde não se paga IPTU, onde as casas são mais baratas que São Luís, é como se fosse morar na capital.

      1. Zona rural, com mais habitantes do que na zona urbana de São José de Ribamar. Raciocínio estapafúrdio.
        Na ilha de São Luis as cidades já se conurbaram (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Luimiar com a capital São Luis. claro que todas polarizadas pela capital. Diferentemente de Imperatriz que é um cidade polariza várias pequenas cidade no Maranhão e no estado do Tocantins.

        1. O crescimento de uma cidade se dá pela implantação de infra estrutura, investimento na área de saúde, educação, moradia e geração de empregos,se aumenta só a população,isso não é crescimento, é inchaço populacional!

      2. Mermao, lê a reportagem direito. Estimativas relacionados a número de habitantes, não se coloque em questão que SJR é maior em termos econômicos. “ a cidade continuará tendo o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB)“ . – isso referindo a Imperatriz- , mais à frente, na matéria, fala-se que ITZ tem 4 vezes o tamanho de SJR , EM TERMOS DE PIB.

    3. Caxias eh a terra do “já teve”, do “já houve’…
      do “foi assim”…
      Até a vergonha tah se acabando…

  1. A capital São Luis tem enorme influência sobre as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, cidades essas que ficam na ilha de São Luis, que acredito eu com distâncias no máximo de 30 km da capital, esse crescimento populacional de S. J. De Ribamar e Paço do Lumiar, vem acontecendo, por que São Luis vem crescendo pra dentro dessas cidades, ha muitos casos onde a segunda cidade mais populosa do estado fica na região metropolitana da capital, mesmo essas cidades não sendo a segunda mais importante do estado, temos como exemplos as cidade de Caucaia na RM de Fortaleza e Ananideua na RM de Belém, agora sinceramente, essa explosão da população de S. J. de Ribamar, é muito estranha, são 90 mil habitantes a mais segundo esses números que ai estão, enquanto Imperatriz recebeu pouco mais de 19 mil novos habitantes, são números que quem conhece as cidades, não consegue entender!

    1. Exatamente, Perfeitamente Dito.
      Imperatriz pode ficar sendo a terceira mais populosa e mesmo assim continua sendo a mais importante. a cidade com o maior entroncamento comercial do estado e com um fluxo muuuuito grande todos os dias.

  2. Muito simples, na região de paço do lumiar raposa e são José de Ribamar houveram grandes extensãos habitacionais tendo em vista novos moradores, migração de famílias para essas regiões…

    1. Isso é verdade. Muito condomínios construídos em São José de Ribamar e paço do Lumiar e raposa. São cidades dormitórios.

  3. Imperatriz teve um retrocesso ,devido a má gestão nos últimos 5 anos ,ela não tem nenhum tipo de apoio por parte da prefeitura em ampliar as empresas pra haja mais emprego ,muitos são obrigados a sair pra fora atrás de emprego.uma cidade que tem tudo na questão de logística pra implantação de grandes industria.sou Imperatrizense e estou aqui em São Luís por falta de emprego aí .tive que ser contada aqui no IBGE.triste realidade ,amo minha Imperatriz mas não deu pra ficar aí sem emprego,sao José de Ribamar está atualmente com uma excelente administração.hospital e escola funcionando bem.

  4. Isso é natural, haja visto que a proximidade com a capital faz com que a migração seja maior. Acontece também com os Estados vizinhos como Pará que tem Belém e Ananindeua emendadas. Ananindeua por exemplo tem quase um milhão de pessoas.

  5. imperatriz já perdeu muito ao longo dos anos perdeu para araguaina em tratamento médicos avançados maraba no Pará conta hoje como grandes siderúrgicas acailandia tem um índice de crescimento que supera índices nacionais .Imperatriz infelizmente está estacionada a 30 anos anos mas mantém ainda 1 triste título que é a capital nacional da buraco e do remendo mal feito do asfalto e nada de esgoto para perceber isso basta sair e visitar essas cidades mencionadas nesse comentário TRISTE MUITO TRISTE VER NOSSA CIDADE ADMINISTRADA POR PESSOAS QUE NÃO A AMA

  6. Percebo que há muitos equívocos, entre cidade (somente população da zona urbana) e município (população total do município , zona urbana e zona rural) . A cidade de Imperatriz continuará sendo a segunda aglomeração urbana do estado, enquanto o município de São José de Ribamar passa a ser o segundo mais populoso do Estado do Maranhão.

  7. Imperatriz tá abandonada, ruas todas esburacadas, área de saúde uma vergonha, sinalização de trânsito não tem muitas falhas e a direção não está nem aí, ela não perde só no tamanho, mas tbm não gestão

    1. Lamentável, grande cidade nela imperatriz, passa, porece descaso político, imrtesponsave , cadê, alei, pra fazer justiça?

    2. Disse tudo. Imperatriz tá sendo sucateada por uma quadrilha que se instalou na cidade a seis anos onde o prefeito delegado manda em tudo e em todos pois dar a entender porque as autoridades não fazem nada. Ministério público e justiça tudo calados e omissos.

  8. Conheço ambas, esse senso tá mal elaborado, Ribamar aínda tá um pouco longe da imperosa……

  9. Em relação a importância da cidade, Imperatriz é a segunda e Balsas (9° lugar) é a terceira, assim como seu PIB que é o terceiro maior do estado

  10. É natural que qualquer cidade próxima a metrópole se desenvolva. Quando a mesma não comporta mais habitantes. Migrando para as mais próximas

  11. Bolsonaristas tem mais resistência a responder ao censo e Imperatriz é a cidade mais bolsonarista do Maranhão. A burrice também tem reflexos estatísticos.

    1. Kkkkk e o que falar dos jumentos que votaram no Dino, que conseguiu destruiu o que já era ruim. Nordeste continua votando errado e com os piores índices do país.

  12. Se Ribamar fosse como Imperatriz tava era bem , Ribamar tem buraco demais,várias ruas sem asfalto. Cidade feia

  13. Grande coisa ter preocupação por tamanho sendo que a falta de infraestrutura, organização, falta de drenagem, atrativos é zero.

  14. KKKKKK
    QUE EU SAIBA CIDADES SÃO AS CAPITAIS DE CADA ESTADO.
    NÉ NÃO?????? KKKKKK
    POVO DO MARANHÃO SÃO TUDO DOIDO.
    KKKKKK AINDA BEM QUE NÃO DAQUÍ. KKKK
    UM ABRAÇÃO DE TIMON-MARANHÃO

  15. Andar pelas ruas de Timon tá uma lástima, apesar de sua grandeza. Bairros mais distantes do centro estão esquecidos. Tá parecendo no tempo da ex prefeita socorro, muita sujeira e buraco pra todo lado, parece uma cidade sem prefeito (a). Uma cidade que nunca teve sorte com gestor, só querem surrupiar os cofres públicos, mas cuidar da cidade que é bom, nada. Essa é a realidade da cidade de Timon atualmente.

    1. Imperatriz-ma só tem buraco e o povo clamando por uma administração de responsa. Se Timon tiver mais buraco que Imperatriz, creio que em cada esquina tem um lugar pra ter um lazer de excelência. Imperatriz em cada rua tem uma piscina

  16. Maior ou menor tanto faz. O Maranhão segue pobre e as cidades cheias de casebres. É triste passar pelo Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *