Folguedos de Timon
Destaques

Informes rápidos do eliaslacerda.com



Joedson Nunes - Arquiterura

Flávio Dino e a gama de aliados pré-candidatos a prefeito de São Luis

O que não deverá faltar nas eleições municipais em São Luis em 2020 é pré-candidato a prefeito aliado do governador Flávio Dino. Com o grupo Sarney praticamente ofuscado e sem força depois das eleições no ano passado, o grupo do governador segue forte e tem pelo sete ou mais pré-candidatos.

O deputado federal Márcio Jerry, o Secretário Estadual da Educação, Felipe Camarão, o deputado federal Bira do Pindaré, a senadora Eliziane Gama, deputado estadual Neto Evangelista, presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum e o deputado federal Pedro Lucas, são alguns dos nomes mais ventilados na imprensa ludovicense para a disputa.

Com tanta gente candidata aliada assim, Flávio Dino não poderia está em posição mais confortável. Isso no primeiro turno… pois se num eventual segundo turno aparecer dois aliados na disputa, a situação pode criar um embaraço político para o governador.

 

O principal nome da oposição em São Luis

O ex-deputado estadual e atual deputado federal Eduardo Braide, do PMN, é o nome de maior expressão das oposições que também deverá concorrer ao pleito de prefeito de São Luis em 2020.

Nas eleições de 2016, Braide disputou o segundo turno com o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

 

Prefeito de Imperatriz profere palestra sobre drogas para adolescentes

Delegado de carreira da polícia civil do Maranhão e homem que conhece os estragos que as drogas podem fazer nas pessoas e nas famílias, o prefeito Assis Ramos, de Imperatriz, vem mantendo uma atitude bonita que é a de compartilhar deste conhecimento com os adolescentes e jovens da cidade. Na última sexta-feira, dia 7, Assis realizou a palestra para mais de 200 alunos das redes pública e privada a palestra  “O Grande Barato é Nunca Experimentar’ onde falou dos males que causam as drogas.

Durante a palestra, dúvidas sobre o uso das drogas e as consequências, foram tiradas. Na oportunidade foi apresentado um vídeo educativo, além das amostras de dois tipos de drogas mais usadas entre jovens.

A palestra não é a primeira. Foi a de número 25 proferida por Assis Ramos. O trabalho tem arrancado elogios não só dos alunos, mas de gestores de escolas da cidade de Imperatriz.

A professora do 3º ano, da Escola Santos Dumont, Niralva, pontuou a importância de ter o prefeito como figura fundamental na orientação destas crianças. “Ter o gestor da cidade levando informações essenciais aos alunos é muito gratificante. Adorei tudo, desde a organização até a fala do prefeito, pois serviu não só para as crianças, como também para nós, que deparamos vez ou outra com situações difíceis”, disse a professora.

 

Ponto para Márcio Sá e equipe

O Secretário Municipal de Saúde de Timon, Márcio Sá, é um diferencial na administração Luciano Leitoa quando o assunto é o pagamento dos salários dos terceirizados da empresa Mega On. Ele talvez seja o único que mantém em dias os salários dos funcionários da empresa que prestam serviço a saúde municipal.

O feito não pode ser atribuído unicamente ao secretário. Na verdade, a equipe técnica da secretaria também tem grande parcela de contribuição com esse sucesso.

 

Coalizão evangélica perde força

Advogado Maurício Silva (foto esquerda) e Hélder Kaic (direita): representante evangélico na Câmara.

A ideia não foi aposentada ainda, mas não tem sido fácil para os evangélicos advogado Maurício Alves  e Hélder Kaic formalizarem uma coalizão com apenas candidatos a vereador evangélicos nas próximas eleições de 2020. A proposta foi dada com exclusividade por este eliaslacerda.com ainda em dezembro do ano passado e tem como objetivo fazer um, dois ou três parlamentares que representem verdadeiramente os interesses dos evangélicos naquele legislativo.

A empolgação inicial de muitos com a proposta inédita na política de Timon vem perdendo força. A ideia é continuar buscando novas reuniões com vistas a consolidar a coalizão até o próximo ano, mas a dupla na foto acima tem encontrado dificuldades.

 

Henrique Júnior quer reajuste salarial maior para professores

O vereador Henrique Júnior (PMN) está defendendo um reajuste para os professores do município acima do estabelecido pelo governo federal. A proposta do Ministério da Educação é de 4,17¢, mas no entendimento do vereador pode ser flexionado para cima um pouco mais.

A ideia do parlamentar é se reunir com a Secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso e o sindicato da categoria com vistas a ver a possibilidade do aumento aos professores da rede municipal de Timon.

Líder da oposição no legislativo municipal, Henrique Júnior tem dito que sua intenção é trabalhar dentro de propostas e não apenas disparar críticas vagas e demagógicas.

 

Vavá e a proposta de energia solar

Saiu do vereador Vavá, do PDT, a melhor proposta na Câmara durante o retorno na semana passada das sessões na casa. O parlamentar propôs a Criação do Programa Timon Solar. O projeto que poderia ser desenvolvido pelo município,  buscaria a geração de novos empregos e investimento no setor elétrico, com instalação de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias contando, claro, com a a isenção de impostos como IPTU, ITBI e ISS para quem aderir ao programa.

Como a energia da Cemar é considerada uma das mais caras do Brasil, a ideia do vereador poderia sim trazer um alívio no bolso de muitos timonenses.

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte