Hotel Parnaíba
Destaques

Informes rápidos do eliaslacerda.com




 Folguedos de Timon no shopping Cocais

A prefeitura de Timon está acertando os últimos detalhes para fazer o Folguedos deste ano no espaço que existe atrás do shopping Cocais.

A ideia tem sido elogiada. Os apoiadores entendem que o evento pode resultar numa boa presença de público na festa além de promover o próprio shopping e seus atrativos.

 

Retirada de quebra molas favoreceu acidentes

Leitores do eliaslacerda.com que moram nos bairros Cidade Nova e Mateusinho relatam que aumentaram o número de acidentes na BR 316 no perímetro urbano de Timon entre os dois bairros citados e o Parque Alvorada.

Eles contam que após a retirada das lombadas os moradores dos bairros ao lado da rodovia no trecho citado tem dificuldades para entrar na via por conta do trânsito intenso e excesso de velocidade de alguns motoristas.

Eles afirmam que no trecho vários acidentes com vítimas fatais já foram registrados por conta desse problema.

 

Secretário de Educação do Maranhão em Timon

Um dos mais atuantes e importantes secretários do governo Flávio Dino visitará Timon na próxima terça-feira, dia 8.

Felipe Camarão, Secretário da Educação, vem a cidade entregar dois importantes equipamentos sociais: a escola estadual de ensino médio Robson Parentes, no bairro Novo Tempo, e ainda a reforma do Farol da Educação, no bairro Parque Alvorada.

O Farol da Educação será administrado pela prefeitura de Timon e no local funcionará um Centro Cultural. Contará com uma área externa que será destinada a eventos culturais. No espaço interno, climatizado, composto por dois andares, funcionará uma biblioteca com acervo de livros, além de computadores com acervo de literatura digital.

A ideia do Estado e Prefeitura é tornar o Farol um espaço aberto para diversas práticas culturais, como leitura, pesquisa e apresentações de grupos ligados à cultura timonense.

 

Parque Ambiental de Timon próximo da realidade

Depois de inaugurar com a presença do governador Flávio Dino dias atrás o Parque Ambiental de Balsas, o Secretário Estadual do Meio Ambiente do Maranhão, Marcelo Coelho, se dedica agora a conclusão do Parque de Codó, sua cidade natal. A meta da secretaria é poder entregar a obra em junho próximo.

Em conversa rápida por telefone com o titular do eliaslacerda.com, Marcelo informou que é pretensão sua poder ver também ainda neste ano Timon ser contemplada também com o seu primeiro Parque Ambiental. Projetado para o bairro Sucupira, o parque de acordo com o secretário deverá ter suas obras iniciadas logo após a licitação, esta prevista para ser publicada nos próximos dias.

Com uma área de aproximadamente sete hectares, o parque contará com pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, esplanada, jardins, canteiros, quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, pista de skate, praças e espelho d’água, além de recuperação da vegetação regional.

A intenção de Marcelo é inaugurar essa grande obra no final do ano. De preferência no aniversário de Timon, dia 22 de dezembro.

 

Reforma e ampliação da Ceasa

Com recursos garantidos,  a obra agora só falta iniciar. A reforma da Ceasa é uma necessidade, a população de Timon inteira sabe disso, afinal as condições sanitárias atuais daquele mercado construído na administração do ex-prefeito Chico Leitoa não são adequadas e precisa sim de novos investimentos e mudanças naquele ambiente.

Entretanto, a pergunta que se faz no momento é: onde colocar os feirantes durante o período da reforma? No mercado, teoricamente não poderão ficar, afinal para começar a obra a construtora precisa dos locais desocupados.

 

É muito fácil entender porque Roseana deverá ser candidata a governadora

Mesmo tendo declarado que não abrirá mão de ser candidata a governadora, diversos veículos de comunicação , incluindo sites, blogs e outros, insistem em dizer que a filha de José Sarney está tendente a não disputar o pleito. À luz da razão não restam dúvidas que a ex-governadora falou a verdade quando afirmou que vai para a disputa.

Os motivos são vários para acreditar nela, entretanto, o principal deles é o de que Roseana é a tábua de salvação do grupo Sarney.. Ela é a única esperança de manter acesa a expectativa do grupo de voltar ao poder. Roberto Rocha, Eduardo Braide, embora possam fazer acordos agora para ganhar a eleição e se beneficiar da mais velha oligarquia política em atividade no país, em atingindo seus objetivos jamais darão autonomia para a sedenta vontade de poder dos Sarneys.

Além disso, Roseana se nas pesquisas não alcançou Flávio Dino, mas seu nome tem folgada vantagem sobre Roberto Rocha e o deputado Braide.

Diante disso, porque não ir de Roseana e abrir mão para outra estrela brilhar sendo que a sua brilha mais no momento que qualquer outra aposta contra o governador?

 

32 anos de mandato

Após 32 anos de mandato como deputado estadual pelo Piauí, o atual deputado estadual do MDB e presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, parece estar disposto a se aventurar na disputa por outro cargo nas eleições deste ano. Ele agora quer ser candidato a vice-governador na chapa do governador Wellington Dias, cargo almejado por muitos por um simples fato: o governador lidera as pesquisas e deve deixar o governo em 2022 para concorrer a uma vaga para o senado.

 

O presidenciável com mais ações na justiça

Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo em tribunais superiores, federais e estaduais, de 20 pré-candidatos a presidente pelo País, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é o que tem mais ações na Justiça. São mais de 70 processos de indenização ou crimes contra a honra movidos por adversários políticos.
Um dos que se consideram injuriados é o presidente Michel Temer. O político cearense já o classificou como integrante do “lado quadrilha” do PMDB. Na ocasião, Ciro foi condenadoem primeira instância, mas recorreu.
Entretanto, entre todos os processos que responde, nenhum o acusa de corrupção. Não deixa de ser um mérito do presidenciável, afinal Ciro já ocupou cargo de governador do Ceará, Secretário Estadual da Saúde, Ministro, dentre outros…

 

600 mil votos para Dilma e aumento de bancada

O plano do PT em Minas é colocar Dilma Rousseff como candidata a deputada federal. A meta é que a ex-presidente alcance os 600 000 votos e ajude a eleger uma bancada maior.

(Da coluna Radar)

 

Ponto para o governo Flávio Dino

Ponto para o governo Flávio Dino. Em 2017, o Nordeste perdeu mais de 14 mil empregos com carteira assinada. Em março de 2018, a mais recente medição, a região eliminou mais 13 mil postos formais de trabalho. O Maranhão faz parte do Nordeste, mas foi na contramão da região. O Estado criou vagas tanto em 2017, quanto em março de 2018 – e em ambas as situações, se saiu melhor do que a média nacional.

No saldo de contratações e desligamentos, o Maranhão criou 1.221 novos postos formais no ano passado. Bem diferente da situação do Brasil inteiro, que fechou 20.832 postos em 2017.

No último mês de março, o Estado criou 1.017 vagas, um aumento de 0,22%. O Brasil também teve aumento de vagas, mas em ritmo menor: 0,15% de acréscimo.

Com esse desempenho, o Maranhão vem combinando dois elementos que nem o país e nem o Nordeste têm conseguido: geração de emprego com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ao mesmo tempo.

Segundo estudo do Itaú Unibanco, o Maranhão foi o Estado que mais cresceu em 2017. O Brasil também teve alta do PIB, mas sem conseguir criar emprego com carteira assinada.

Você pode ler também!

Deixe um comentário



Barro Forte