Investimentos na ampliação do esgotamento sanitário melhoram a saúde e a qualidade de vida dos timonenses

A melhoria no sistema de esgoto que a Águas de Timon vem promovendo continuamente contribui de maneira significativa para a melhoria da saúde, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores com a redução, principalmente, de doenças de veiculação hídrica. A prevenção de doenças não só salva vidas, mas também reduz os custos com tratamentos médicos e internações, beneficiando toda a comunidade. Em último levantamento realizado pelo Painel do Saneamento Brasil, a incidência de internações totais por doenças de veiculação hídrica (internações por 10 mil habitantes) em Timon reduziu do índice de 17,10 em 2015 para 3,38 em 2022.

Contribuindo com esse cenário positivo para saúde pública, desde 2021 a Águas de Timon tem investido ativamente na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O índice de cobertura da cidade até então era de 3% e saltou para 46% em 2024, possibilitados por meio dos investimentos na coleta e tratamento de esgoto, que hoje beneficiam mais de vinte bairros pela zona urbana.

Dados da OMS revelam que a cada R$ 1 real investido em saneamento, economizam-se R$ 4 reais em saúde pública no que diz respeito a internações e gastos gerais, o que destaca a importância de uma coleta e tratamento de esgoto adequada para a manutenção da saúde da população. Entre as doenças evitáveis pelo saneamento adequado estão a diarreia, hepatite A, cólera, febre tifoide e esquistossomose.
“O saneamento não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de dignidade e qualidade de vida. E cada dia que passa os números vão sendo ampliados, comprovando os efeitos positivos do saneamento para vida do timonense. Garantir que nossos cidadãos, especialmente crianças e idosos, tenham acesso a um sistema de esgoto adequado é fundamental para prevenir doenças e garantir mais dignidade” destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Timon.

A concessionária segue com vários canteiros de obras nas ruas de Timon, especificamente no bairro Parque Piauí. A empresa também continua realizando semanalmente visitas porta a porta de agentes socioambientais com o objetivo de sensibilizar os moradores acerca da importância do saneamento básico para a saúde pública.

Confira abaixo o Cronograma de Obras de 17 a 22 de junho

Implantação de rede de esgoto – Bairro Parque Piauí
Rua José Inácio da Silva ( Rua 07) – Entre as ruas Rua Belarmino e Rua Filomena Martin
Rua José Inácio da Silva ( Rua 07) – Entre as ruas Rua Belarmino e Rua Luís Pires de Sá
Rua Antônio Marques – Entre as ruas Luís Pires de Sá e Rua Marco Batista da Silva
Rua Marco Batista da Silva – Entre a Avenida Presidente Médici e a rua Antônio Marques
Rua Luís Pires de Sá – Entre as ruas José Inácio da Silva Filho e Rua Henrique Pereira de Sousa

Visitas de agentes socioambientais
Bairro Parque Piauí

Responsabilidade Social
Visita às obras de esgotamento sanitário no Parque Piauí

 

(Da assessoria)

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

Um comentário em “Investimentos na ampliação do esgotamento sanitário melhoram a saúde e a qualidade de vida dos timonenses

  1. Entretanto muitas ruas estão com calmçamento quebrado e esburacado como a Rua Vinte ( da Av. Teresina até Av. do Hospital. Rua 50 também com várias pedras soltas. Falta asfaltamento em Timon. Várias pessoas reclamam também das condições das ruas no bairro Jóia onde muitas pessoas compraram novas sofrem com falta de asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *