Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Luciano Leitoa apresenta proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários aos servidores efetivos

EA9A8443

“Estou há 10 anos como servidora aqui no município e, pela primeira vez, eu pude ver nesses últimos anos a vida do servidor público municipal efetivo sendo discutida”. A declaração é de Isabela Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Timon (SINSEP), que na manhã desta quarta-feira (25) recebeu das mãos do prefeito Luciano Leitoa a proposta de texto base para o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria. A proposta da Prefeitura é que ocorra, sobre o vencimento base de cada categoria e sempre observando a questão do nível de escolaridade, um reajuste de 10%, até 2020.

EA9A8415

O percentual de aumento se dará gradativamente, sendo 2,5% em novembro de 2018, 2,5% maio de 2019 e 5% em 2020. Vale lembrar que essa projeção foi feita depois de um levantamento dos impactos financeiros sobre as receitas do município, garantido que o plano seja cumprido sem prejuízos às partes. Fruto de constantes diálogos entre sindicato e poder público municipal, o Plano foi elaborado conjuntamente pelo SINSEP, Procuradoria do Município e secretarias de Administração e de Assuntos Institucionais. A partir de agora, o plano será apresentado à categoria pela diretoria do SINSEP, que deverá votar em assembleia a aprovação da proposta.

EA9A8407

Servidora pública municipal há 36 anos, Gildete dos Anjos – secretária de Divulgação e Eventos do SINSEP – esteve presente na reunião e pode ser citada como alguém que acompanhou os avanços significativos alcançados pela categoria nos últimos anos. Nesse período, por exemplo, a Prefeitura de Timon regularizou a situação dos efetivos em relação ao salário mínimo. Em um comparativo entre os anos de 2005 até 2017, comprova-se a evolução dos ganhos e valorização do servidor. Desde 2015, nenhum deles recebe menos de um salário mínimo – o que ocorria em anos anteriores. Em vez disso, hoje todos recebem acima do salário mínimo e já foram beneficiados duas vezes com reajuste de vencimentos.

EA9A8420

Além disso, desde 2013, não há atraso no pagamento dos salários dos servidores efetivos, sempre ocorrendo dentro do mês trabalhado. “E esse compromisso [de não atrasar salários], nós queremos manter, por isso estamos apresentando a proposta da Prefeitura, dentro da realidade financeira do município, mas com a intenção também de atender as necessidades da categoria. Isso é ter maturidade para trabalhar com sensibilidade e, sobretudo, com responsabilidade, independentemente de opinião e de política”, ressaltou o prefeito Luciano.

EA9A8422

A presidente do SINSEP, Isabela Ferreira, acrescenta que apesar de representarem uma conquista do sindicato, os avanços alcançados foram possíveis graças à postura do prefeito de sempre receber os representantes da categoria e dialogar com o sindicato, que tem apenas três anos. “Esse espaço foi conquistado pelo esforço do sindicato, mas também pela vontade do prefeito em atender as nossas necessidades, porque se ele fechasse as portas, não teríamos também chegado até aqui”, pontuou.

EA9A8440
Esse diálogo é importante e se repete com todos os demais sindicatos de servidores. Como resultado, outras categorias já tiveram seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários aprovados durante a atual gestão municipal, a exemplo dos servidores do SAAE, dos fiscais de tributo e dos guardas municipais. Assim, a Prefeitura de Timon reforça o interesse por aprovar todos os Planos de Cargos, Carreiras e Salários que chegarem ao gabinete do prefeito, demonstrando, assim, o interesse em defender os direitos do servidor mesmo em meio à crise econômica e financeira.

EA9A8411

1 comentário

Antonio Osorio Neto
Comentou em 26/04/18

Com certeza a presidente a sindicato e os demais estão sorrindo da piada do prefeito, pois esta proposta com certeza é uma piada e tenho certeza que a classe não vai aceitar essa proposta indecente. Os servidores querem salários dignos e tratamento respeitoso por parte da gestão municipal.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael