Luciano Leitoa decreta lockdown total de dois dias em Timon por conta da pandemia

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa já publicou decreto municipal que vai estabelecer lockdown total na cidade por dois dias. O Decreto foi publicado ontem, segunda-feira (29) no Diário Oficial do Município.

A medida tem como objetivo tentar barrar o avanço do novo coronavírus no município.

De acordo com o Secretário Municipal de Governo, João Batista Lima Pontes, as restrições de circulação de pessoas na cidade vai começar na quinta e sexta-feira próximas, dias 2 e 3 de julho, com fechamento completo dos estabelecimentos no sábado, dia  4 e domingo, dia 5. “A medida tem como objetivo baixar os índices da doença na região, já que em Teresina tudo também estará fechado”, destacou João Batista.

Nos dois dias de lockdown , sábado e domingo, apenas farmácias e delivery de alimentação estarão funcionado. Padarias, mercados, supermercados, postos de combustíveis e feiras em geral estarão fechadas.

Antonio Borges Júnior : “pico da doença e sintonia com Teresina”

Em conversa com o eliaslacerda.com, o promotor de justiça da saúde em Timon , Dr. Antonio Borges Júnior,disse apoiar a medida. Ele fez ontem, segunda (29) uma notificação recomendatória ao prefeito Luciano Leitoa recomendando as medidas adotadas. “Estamos no pico da doença e não tem sentido Teresina, adotar medidas de isolamento e Timon não seguir o mesmo caminho”, destacou o promotor.

Antonio Borges lembrou que no último final de semana Timon recebeu uma enorme quantidade de teresinenses em balneários, supermercados e postos de combustíveis da cidade aumentando a circulação de pessoas, situação que favorece a propagação do novo coronavírus.

O membro do ministério público informou ainda que preocupa o avanço da doença em Timon, pois são registrados cerca de 80 casos por dia e vários profissionais de saúde estão sendo infectados e os afastados para tratamento da doença estão deixando vagas difíceis de serem preenchidas,  já que são poucos os profissionais disponíveis no mercado nesses tempos de pandemia devida a demanda por esta mão de obra profissional.

“Nossos profissionais de saúde que estão analisando a doença em Timon afirmam que as próximas três semanas serão de muita preocupação e medidas de isolamento precisam ser tomadas para tentar conter a doença”, destacou o promotor.

O município de Timon tem 2025 casos confirmados e 64 óbitos pela Covid-19.

Para saber mais sobre o decreto do prefeito Luciano Leitoa publicado clique aqui

13 cometários

Jose Agripino
Comentou em 30/06/20

Corretíssimo. Já deveria ter ocorrido isso em Timon já a algum tempo

Ielva Cruz Vieira da Silva
Comentou em 30/06/20

Isso era pra ter a contecido desde quando o prefeito de Teresina fez a primeira vez, por que Timon só muda o estado, mais a ligação com Teresina é a mesma

Joserisvaldo
Comentou em 30/06/20

Bom dia!
Infelizmente é necessário pois, a COVID-da- CHINA está deixando rastro devastador de perca, dor e saudades !
Medidas assim so contribuem para bem das pessoas de nossa cidade.
É importante exclarecer que devemos retrucar os politiqueiros que insistem em dizer que o comércio deve estarem abertos justificando desenvolvimento econômico.

Ai agente ver um.dos nosso promotores pacifico, sensato, fiscalizador e grande contribuinte de ações relevantes a milhares de problemas de nosso povo, dando exemplo como cidadão e como promotor.
Isso prova que as instituições são linkados, com o executivo quando se trata de respeito, diplomacia zelo e democracia entre os mesmos.

Loki Aesir
Comentou em 30/06/20

Excelente iniciativa da Promotoria em recomendar que se faça uma medida uniforme entre as duas cidades. Timon faz parte da região metropolitana. Seria uma incoerência uma cidade fechar os serviços e a outra deixar aberto. Mal abrimos na nossa UTI no Alarico e já está lotada.

Jota Camilo
Comentou em 30/06/20

Elias, vc falou bem falou no final de semana passado foi um abuso aqui. Os teresinenses invadiram Timon, trazendo o vírus. Bares abertos, posto de gasolina cheio, supermercados lotado, riachos da zona rural tudo cheio de gente, bebendo, pessoas passeando sem máscaras. Tomara que essa medida seja cumprida pela população. Mais de 60 mortes de covid em Timon. Quantas vidas vamos ter q perder p esse povo tomar consciência? Gente conhecida morrendo aqui em Timon. O Goiás já decretou o lockdown porque as pessoas saíram para fazer festa nas ruas. No Rio de Janeiro as praias tudo lotada. O Mato Grosso aumentou mais 300 por cento os casos, tudo por falta de consciência do povo. Se a população cumprisse direito o isolamento, já teria condições de abrir a economia. Vamos ver se essa ação unida de Timon e de Teresina vai dar certo.

Juraci Lima
Comentou em 30/06/20

Não só o Lockdown resolve, pois se o povo não se concientizar não adianta. Áreas como a ceasa e outras com movimento de pessoas deveria ser monitoradas melhor

Alfredo Jr
Comentou em 30/06/20

Medida necessária.
Tomara que a população entenda que isso é para o bem dela.

Muito bem.

João
Comentou em 30/06/20

so n entendo q em dias normais o pessoal pode ir no supermercado, bancos e n pode ir numa loja de roupa, eletrodomesticos…etc…so nesses lugares tem covid??? e outra porq o prefeito de teresina q tanto “dá exemplo” pra timon, foi infectado: ou ele n se isolou como prega ou estava causando aglomeracao

felipe
Comentou em 30/06/20

O povo so pega corona virus no fim de semana, n pega em fila de loterica, n pega em filas gigantescas de bancos, n pega nos mercados, acho ignorancia por parte da populaçao que n tem cultura mesmo e nem da gestao que acha que faz um bom trabalho mais ñ faz é nada.

Clemilda
Comentou em 30/06/20

Correto, não podemos brincar com vidas.

Rômulo Rocha
Comentou em 30/06/20

Lockdown significa período de confinamento ou isolamento total .
A quarentena é estritamente importante, o bico da enfermidade encontra-se em nosso meio. Esse trabalho não se resume somente por meio de um decreto Municipal .
Este não será único e, sim par a partir do momento que cada Timonense pense e análise e, que tenha conscientização que é necessário ficar em suas residências .
Paralelo as restrições individuais, as autoridades públicas de saúde deverão fixar barreiras primárias, interestadual e intraestadual, ponte José Sarney , ponte João Luís Ferreira e ponte Engenheiro Antônio Noronha, BR 316 timon /caxias . Também vale lançar um novo decreto com penalidades, a utilização obrigatória de máscaras para toda população em circulação por vias publicas .
Assim , Lockdown efêmero trará resultados relevantes para o achatamento da curva da Civid-19.

Rita de Cássia
Comentou em 30/06/20

Agora se não tiver fiscalização não vai funcionar,porque gente é bicho complicado,já era pra ter acontecido era lockdown de vários dias só dois dias é muito pouco ,mais é melhor que nada.

Antônio p sales
Comentou em 30/06/20

Podem fazer vários decretos mas as pessoas e quentem q cire educarem naô adianta os órgãos criarem estratégias as pessoas eq tem q fazer suapart

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte