Destaques

Magistrados fazem “vaquinha” para ajudar juiz a pagar indenização ao ministro Gilmar Mendes

Ministro Gilmar Mendes (esquerda) e o juiz Glaucenir de Oliveira ; indenização de 27 mil reais por chamar o ministro de corrupto.

Magistrados estão organizando uma “vaquinha” para ajudar o juiz Glaucenir de Oliveira, da Vara Criminal de Campos dos Goytacazes (RJ), a pagar a indenização por danos morais de R$ 27 mil que deve ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Nesta segunda-feira (6/5), o Órgão Especial do TJ-RJ aceitou denúncia por calúnia contra o juiz e decidiu pela suspensão condicional do processo em troca do pagamento da indenização. Em áudio enviado a um grupo de magistrados no WhatsApp, Glaucenir acusou o ministro de corrupção por ter concedido Habeas Corpus ao ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Glaucenir de Oliveira é integrante do Fórum Nacional dos Juízes Criminais (Fonajuc), mas o grupo não está envolvido na “vaquinha”. Na época da divulgação do áudio, a entidade saiu em defesa do juiz. De acordo com o Fonajuc, Glaucenir utilizou seu direito de liberdade de expressão e de pensamento, em um espaço privado e sem qualquer interesse em tornar público o assunto. Segundo o fórum, o vazamento de uma conversa privada é crime.

Do Consultor Jurídico

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade