Destaques

Investigação tenta descobrir quem matou cerca de dez capivaras a tiros em Timon

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timon está investigando quem foi que matou cerca de dez  capivaras a tiros nas margens do rio Parnaíba, próximo a Ponte Metálica, no território timonense.

O fato aconteceu dias atrás e a administração municipal chegou ao fato através de uma denúncia anônima feita pelo WhatsApp ao Ouvidor do Município, Danilo Assunção e ao Secretário de Limpeza, Carlos Zangirolani.

Os dois funcionários públicos foram ao local indicado através da denúncia e constataram o crime. Eles encontraram várias capivaras mortas a tiros. Mortas há alguns dias, algumas delas estavam em putrefação e até dentro de uma poça de água do rio tinha capivara morta.

Moradores da região que fica às margens do rio logo após a Ponte Metálica, na zona norte da cidade, relataram ter ouvido vários disparos de arma de fogo durante a noite em que os animais foram mortos.

O caso foi entregue a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que está investigando o fato e já tem um suspeito de ter praticado o crime.

Capivaras são animais silvestres e recebem a proteção da Lei de Crimes Ambientais. Quem matar, perseguir ou maltratar esses animais pode pegar de um ano a seis meses de detenção.

5 Comentários

  1. Que maldade dessa pessoa fazer isso, deve ser preso quando for descoberto quem fez isso.

  2. Era comum vermos estes animais ao fim das tardes as margem do rio, sempre pedalo ali pela Piauí, a noitinha elas apareciam, sempre tinha uma ou outra pessoa fotografando. Uma barbaridade o que fizeram.

  3. Estou perplexo! Como é que pode uma coisa dessas? Nossa cidade está sendo vítima de coisas terríveis, cidadãos estão sendo vitimados, e agora até animais indefesos!. Não se pode permitir. Nós timonenses não aceitamos que nossa cidade transforme-se em um local sem ordem, sem direção, sem responsabilidade. Aliás o que esta sendo feito pela lagoa do sambico? Um importante ecossistema de nosso município. Em Timon se tem a impressão que tudo se pode fazer. Quem transita pela av. Piauí percebe que até foco de incêndio ocorre de vez em quando. Isso é somente por causa da alta temperatura, por negligência ou até mesmo por atos criminosos? A Secretaria , a guarda municipal e todo cidadão tem responsabilidade pela preservação do patrimônio de nossa cidade.

  4. Até uma venda de planta foi colocada próximo as margens do Rio Parnaíba. Tendo em vista que nada pode ocupar as margens do Rio Parnaíba, devido ao impacto ambiental. Cadê o Ministério Público de Timon para tirar aquela feira de plantas as margens do Rio? Cadê a Secretária de Meio Ambiente que não notifica aquilo ali. Talvez a dona daquela venda de planta tem a proteção de alguém de dentro da prefeitura. Tô pensando em botar uma venda de planta nas margens do Rio Parnaíba. Pois não acontece nada.

  5. CAÇA & DOR

    Muito pior que a Covid-19, que as guerras na Síria, no Congo, na Faixa de Gaza ou em conflitos no mundo inteiro é uma atitude insana e cruel do tipo dessa que aconteceu aí em Timon. Há que haver investigação séria para se chegar a esse covarde e desequilibrado predador que agiu como um serial killer, demonstrando que vida, seja qual for. é o que menos importa.
    Maldade sem tamanho. Enquanto isso, muitos agonizam de fome em muitas partes do planeta. Enquanto isso, grupos de ambientalistas e de amantes da natureza unem-se por meio de Organizações Não Governamentais e governamentais para salvarem animais, vítimas de queimadas e de outras perversidades humanas.
    Triste e revoltante esse fuzilamento em seres indefesos que já eram vítimas do egoísmo do bicho homem, vivendo em uma “reserva” assediada e praticamente já imprópria para a vida saudável deles.
    Que haja divulgação do malfazejo e que este seja punido, porque se fosse alguém ceifando a vida de um desses mamíferos para saciar sua fome e a da sua família, estaria preso.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade