Nota do IDEB de Timon coloca o município entre os melhores do Maranhão na educação e supera média do Nordeste

Acima o prefeito Luciano Leitoa durante visita a escola da rede municipal antes da pandemia; Entre as cidades maiores do Maranhão, Timon superou Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e São Luís. 
A educação da rede Municipal de Timon é mais uma vez destaque. A nota do IDEB em Timon, que era de 5.0 nos Anos Iniciais e de 4.3 nos Anos Finais em 2017,  e que colocou o município acima da média do Maranhão agora cresce novamente e atinge o IDEB de 5.7 nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e 5.1 nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Os índices de 2019 foram inclusive superiores a meta de 2021, que era de 5.6 para os Anos Iniciais e de 4.8 para os Anos Finais. O resultado foi divulgado nesta terça – feira (15).
O crescimento do Ideb de Timon tem sido tão grande que o município deixou , nos Anos Iniciais, a 76ª colocação entre os municípios do Maranhão em 2011, para a 5ª colocação. Já nos Anos Finais, Timon passou da 53ª para a 3ª colocação.
O Ideb das escolas da rede Municipal de Timon também superou o Nordeste (Anos Iniciais – Ideb 5/Anos Finais – Ideb 4,2) e se igualou ao Brasil, com 5.7 nos Anos Iniciais e 5.1 nos Anos Finais.
Dentre os maiores municípios do Maranhão (Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e São Luís), Timon se destacou tanto nos Anos Iniciais quanto nos  Finais com o Ideb mais alto, inclusive do que da capital São Luís, que teve nas escolas da rede municipal, nos Anos Iniciais, Ideb de 5.1 e nos Anos Finais de 3.9
Para o prefeito Luciano Leitoa, os dados do Ideb reforçam o resultado dos investimentos realizados na educação ao longo dos oito  anos pela gestão municipal. “ Acreditamos que a Educação é a base de tudo. Iniciamos com a construção, reforma e ampliação dos prédios das escolas, ao mesmo tempo que investimos na qualificação dos professores e em parcerias como o Educar pra Valer, que foram essenciais para conseguirmos atingir estes índices”, celebra Luciano Leitoa.
PONTUAÇÃO ESCOLAS
Dentre as escolas da rede que se destacaram no Ideb de 2019 estão a EMEF Alvorada da Educação que alcançou, nos Anos Iniciais, o 6° melhor Ideb do maranhão com 7.6 e o Colégio Militar Tiradentes V que alcançou, nos Anos finais, o melhor Ideb do Maranhão, 7.3.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Ele foi criado em 2005 pelo MEC que o divulga, desde então, a cada dois anos. O Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português.

3 cometários

ANSTÔNIO CARLO
Comentou em 15/09/20

A ORDEM É : “PASSA TODOS ….NÃO PODE REPROVAR NINGUÉM. ..” E ASSIM FOI BRASIL AFORA….ESSES NÚMEROS DO IDEB NÃO RETRATAM A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA….

Rômulo Rocha
Comentou em 16/09/20

Primeiro parabenizamos pelo desempenho de cada educador e, especialmente a professora Dinair sobre os melhores índice do IDEB no município de Timon com relação ao Maranhão , ao Nordeste e ao Brasil.
Há pessoas que não têm ética e, sim inveja quando uma gestão trabalha e elabora projetos de estudos para melhorar e qualificar sua população .Daí vem quem estuda e trabalha sempre incomoda.
Um parabéns seria pouco , e sim várias parabéns, temos orgulho de ver nossa cidade crescer com ajuda de gestores que se preoculpar com a educação do seu povo. Sabemos que a educação é a base de tudo , e com a população educada com certeza termos menos gastos com a saúde, com a segurança, e com menos desempregos.
Portanto o municipio se fortalecerá de cidadãos.

SARAÍ
Comentou em 16/09/20

MUITO CAUSA ESPANTO UM GOVERNO TÃO PERFEITO SER ACUSADO DE ALGO, SE NÃO FOSSE O EMPENHO PONTUAL DE ALGUNS PROFESSORES A EDUCAÇÃO NÃO SAIRIA DO LUGAR, TRABALHAR COM MARKETING É BOM EXPÕE A REALIDADE E A GARRA DE MUITOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO, MAS AO PONTO DE COMEMORAR A NOTA DO IDEB COMO ALGO TAXATIVO E PARIDADE COM A QUALIDADE DO QUE SE É APREENDIDO PELOS ALUNOS, AÍ ESTARÍAMOS TAMPANDO O SOL COM A PENEIRA. VEJA-SE A NOTA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS; SEM A PARTICIPAÇÃO DAS ESTADUAIS E DO MARAVILHOSO SUCESSO DAS ESCOLAS MILITARES, QUE DEVERIAM SE MULTIPLICAR MAIS PELO BRASIL. A EDUCAÇÃO NÃO É BOA, TEM ESCOLA QUE PRA SE ENTRAR NA OUTRA SALA TEM QUE PASSAR NO MEIO DE OUTRA CLASSE PRA PODER ACESSAR A PORTA DA SALA. SEI ONDE TEM! TEM PROFESSOR QUE NÃO SABE CONECTAR UMA M´DIA DIGITAL A NOTEBOOK, TEM PROFESSOR QUE PROMOVE GREVE EM MEIO A PANDEMIA, TEM GOVERNO QUE SÓ OFERECE, AR CONDICIONADO E ALGO DE INFRAESTRUTURA E NADA MAIS. O QUE NÃO SE VER, É AQUILO QUE ESTAR INTERNALIZADO NOS ALUNOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO E DEVERIAM PROMOVER, MUDANÇAS, BONS FRUTOS E VEMOS NAS PERIFERIAS DA CIDADE O ABANDONO E A DESCIDA DA SOCIEDADE RUMO A MISÉRIA E VIOLÊNCIA. OU ACHA-SE QUE A FACÇÕES NÃO ESTÃO ACHANDO TERRENO PARA CRESCIMENTO EM MEIO AOS QUE NÃO TEM ESSA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ENSINO DE MÉDIA QUALIDADE SÓ TRAZ RESULTADOS MÉDIOS. UMA SOCIEDADE SÓ SE MUDA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E PORQUÊ A NOSSA NÃO MUDOU PRA MELHOR?
SE CHEGAMOS AO FINAL DO GOVERNO TENDO BOAS ESCOLAS VAMOS PLANEJAR O FIM DO PRÓXIMO MANDATO COM MELHORES PROFESSORES, MAIS BEM PAGOS E QUE A MERITOCRACIA PREVALEÇA! O IDEB DIZ MUITO, MAS MUITO MAIS SÓ EM LOCO. TEM LUGARES INDIGNOS CAPAZ DE GERAR MELHORES RESULTADO, GRAÇÃS AO DIGNOS PROFESSORES. PARABÉNS A TODOS PROFESSORES DE TIMON. PARABÉNS A GESTÃO PELO PRIMEIROS SUCESSOS. QUE VENHAM MAIS COM O PRÓXIMO PREFEITO E SUA EQUIPE!

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik