Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Organizadores comemoram sucesso da Conferência Municipal de Assistência Social em Timon

O segundo dia da XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Timon foi realizada com grande participação dos usuários, conselheiros e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Durante o dia de ontem, esta sexta-feira (27), houve a aprovação do regimento interno e a escolha dos representantes do município na Conferência Estadual.

A Conferência Municipal deste ano, trouxe o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentamento às Desigualdades e Garantir a Proteção Social”. O objetivo foi tratar do Plano Municipal de Assistência Social e deliberar propostas para ações da política municipal de assistência social.

A programação seguiu com um painel apresentado pelo secretário da SEMDES, Márcio Sá, que falou sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e como são desenvolvidas as políticas de assistência social em Timon, por meio da SEMDES.

“O CRAS é a porta de entrada da assistência social, onde a pessoa cria o vínculo e, por meio dos cadastros , se insere para receber benefícios de vários programas sociais, como o Bolsa Família, BPC, Vale Gás, tarifas sociais de água e energia, inclusive Timon é o segundo município do Maranhão, que mais cadastrou famílias para ter acesso ao desconto na conta de luz. Ressalto também o Projeto Cuidar e Caravana Rural, como grandes ações no avanço dos cadastros. E ainda todo o trabalho desenvolvido pelas equipes da proteção social básica e proteção especial”, destacou o secretário.

Em seguida, o Conselho Municipal de Assistência Social de Timon (CMAS) e SEMDES entregaram Títulos Honoris Causa a dois conselheiros mais antigos do CMAS de Timon, Luiz Gonzaga Nunes e Marineuda Alves de Sousa Marques, pela dedicação e compromisso com o conselho. A manhã foi encerrada com oficinas e grupos de trabalho.

À tarde a conferência prosseguiu, com a socialização das oficinas e eixos discutidos, houve uma plenária final para a apresentação dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em outubro, também foi apresentado o fórum dos usuários e trabalhadores do SUAS e avaliação geral da conferência com um grande encerramento.

Participaram do evento beneficiários, estudantes, representantes dos conselhos, entidades, associações de modo geral e o público assistido pelo CREAS, pelos cinco CRASs de Timon e demais serviços do SUAS.

Da assessoria

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael