Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Prefeitura de Timon e governo do Maranhão assinam convênio de reinserção social através do trabalho digno

EA9A5425

“Estou aqui há 3 anos restaurando minha vida. Aqui o método é baseado no amor, na confiança e na disciplina”. Esse é o depoimento do Marcelo Alves, um dos atendidos pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Timon (APAC), que nesta manhã recebeu a visita do secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade acompanhado pelo deputado estadual e líder do governo, Rafael Leitoa. Na oportunidade, o representante do Governo do Maranhão fez assinatura do termo de convênio com a Prefeitura de Timon para que os atendidos pelo sistema prisional possam trabalhar em obras do município.

EA9A5334

Vieram à Timon na comitiva, além secretário de Estado e o deputado Rafael Leitoa, a ouvidora nacional dos Serviços Penais do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), Cintia Assunção, e a agente federal de execução penal, Juciane Prado. Depois de conhecerem de perto a rotina dos detentos atendidos na APAC, a comitiva se dirigiu ao auditório Wall Ferraz, onde aconteceu a solenidade que firmou a parceria.

EA9A5329

O secretário de estado Murilo Andrade comentou sobre a finalidade da visita. “Hoje nós temos essa visita em Timon com duas finalidades: uma é a assinatura de uma parceria com a Prefeitura, que vai colocar mão de obra prisional trabalhando em obras da prefeitura e no serviço de limpeza. A outra é a visita aqui na APAC, com a ouvidora do DEPEN, pois há um projeto do departamento nacional para a construção de uma nova APAC, com 160 vagas, em Timon, que será a primeira a ser construída inteiramente com recursos federais”. Ele ainda relatou que a iniciativa vai ao encontro do que vem sendo pregado no trabalho dos últimos anos, que é a inserção no mercado de trabalho das pessoas que cumpriram penas.

EA9A5410

De acordo com o diretor do presídio Jorge Vieira, Ederson da Silveira Costa, o trabalho de ressocialização deve ter o empenho de todos os atores sociais da administração pública e uma de suas funções é dar ao apenado as condições para que isso aconteça. “Os internos um dia vão sair da unidade prisional e o nosso trabalho, o nosso papel, é fazer com essas pessoas saiam melhores do que entraram e a gente só consegue fazer isso se a gente cumprir o que a lei de execuções penais preconiza, que é punir e ressocializar”, disse.

A ouvidora do DEPEN, Cintia Assunção, comentou que é importante a comunidade entender que incluir essas pessoas é um ponto positivo para a administração municipal de Timon e garantiu que essa ação destaca o Maranhão, em especial a cidade de Timon, no cenário nacional, visto que em outros estados há a presença de rebeliões e motins, pela desorganização do sistema prisional.

EA9A5438

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, parabenizou pela iniciativa das instituições envolvidas e ressaltou que será de grande importância a mão de obra dos apenados. “Diante de uma sociedade que aponta para alguém que fez algo de errado é importante que aconteça a união de esforços como esses. Essa oportunidade dá dignidade a essas pessoas e as coloca em contato novamente com a sociedade através de sua contribuição em obras da cidade”, disse o prefeito Luciano.

334A9991

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael