Prefeitura de Timon instala banheiros SaniSolares em povoados na zona rural

Elias Lacerda20 de outubro de 2024
Prefeitura de Timon instala banheiros SaniSolares em povoados na zona rural

Em 2023, a Prefeitura de Timon firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a instalação de 117 banheiros SaniSolares na zona Rural de Timon. A tecnologia alternativa é uma solução sanitária e sustentável que permitiu implantar banheiros secos nas residências de famílias que vivem em regiões de escassez hídrica e precárias de higiene.

Timon foi a primeira cidade do Maranhão a instalar os banheiros SaniSolares, os equipamentos são frutos de emenda parlamentar do senador Weverton Rocha (PDT). Fabricados para funcionar em regiões muito quentes e afastadas da área urbana, esses sanitários são uma alternativa ecológica, pois de acordo com a Codevasf “não requerem água, aditivos químicos ou minerais, nem ligação à rede elétrica ou hidráulica para funcionar”.

A iniciativa levou a instalação de 117 banheiros nas casas de diversas famílias de baixa renda da zona Rural de Timon, em povoados como Mata Grande, Alto Bonito, Brejo do Pascoal, Planalto Cajueiro, Olho d’Água, São Roque, Novo Santo Antônio, Poção do João Constâncio, Mundo Novo dos Brancos e Lagoa.

Os sanitários sustentáveis tem o objetivo de dar privacidade aos moradores, melhorar a segurança e a higiene das famílias, impedindo a contaminação por bactérias fecais e acidentes – em especial de pessoas idosas, consequências muito comuns àqueles que faziam suas necessidades fisiológicas ao ar livre ou em estruturas improvisadas.

“Foi um desafio implantar esses banheiros, pois até então, não existiam outros exemplares aqui no Maranhão, e as famílias beneficiadas foram selecionadas por critérios como baixa renda e localização com escassez de recursos hídricos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto.

As regiões áridas ou semiáridas garantem o pleno funcionamento dos módulos. De acordo com os desenvolvedores, o tratamento dos dejetos ocorre por meio de energia solar, com descarga seca tornam-se fertilizantes sem necessidade de água e sem causar danos ao meio ambiente.

Além disso, as unidades são fáceis de instalar, de usar e não tem necessidade de gastos em manutenção por parte dos beneficiários. As cabines possuem uma estrutura resistente, não tóxica e sem odor, com cobertura e iluminação fotovoltaica.

 

Da assessoria

Comentários

Pressione Ctrl + Enter para enviar

Seja o primeiro a comentar!

Posts Relacionados

Polícia procura assassino que matou homem na zona rural de Timon
Destaques

Polícia procura assassino que matou homem na zona rural de Timon

Em 24/08/2026
Vereador de Timon diz que ataques a Brandão fortalecem Orleans
Destaques

Vereador de Timon diz que ataques a Brandão fortalecem Orleans

Em 24/08/2026
Infarto tira a vida de agente comunitária de saúde de Timon
Destaques

Infarto tira a vida de agente comunitária de saúde de Timon

Em 23/08/2026
Pastor RR Soares supera Bolsonaro e tem cinco filhos candidatos
Destaques

Pastor RR Soares supera Bolsonaro e tem cinco filhos candidatos

Em 23/08/2026
Faleceu em Teresina a delegada Vilma Alves
Destaques

Faleceu em Teresina a delegada Vilma Alves

Em 22/08/2026
Estado do Nordeste tem 4 candidatos ao senado empatados
Destaques

Estado do Nordeste tem 4 candidatos ao senado empatados

Em 22/08/2026

Mais Lidas

1

Governador Brandão anuncia carteira de motorista gratuita para inscritos no CadÚnico

2

Ponte Metálica já tem data para tráfego de veículos

3

Prisão de suplente de vereador surpreende Timon

4

Divulgada a foto do casal que morreu em acidente em Timon na BR 316

5

Professora é presa em Timon por agiotagem com quase meio milhão em casa

Siga-nos

Siga no Instagram

Fique por dentro das novidades em tempo real

Seguir
PneuBat
Center Móveis
Imagem da seção