Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

PSC identifica falhas e pede impugnação da pesquisa do instituto Datamax para prefeito de Timon

Acima o advogado e pré-candidato a prefeito do PSC, Jaconias Morais, fala durante evento do partido em Timon

O PSC    DE Timon entrou na justiça eleitoral com pedido de impugnação da pesquisa eleitoral do Instituto Datamax que fez levantamento da intenção de votos para prefeito da cidade entre os dias 8 ao dia 12 deste mês de janeiro e que tem previsão para ser divulgada amanhã, quinta-feira (30). O partido detectou falhas no plano amostral em violação ao disposto em resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

O Datamax tem como estatístico assinando a pesquisa, Paulo Rubens Oliveira Jales de Carvalho, o mesmo  estatístico e proprietário do antigo Instituto Jales.

No pedido o PSC demonstrou com dados publicados pelo próprio instituto no seu Plano Amostral que no levantamento há indícios de direcionamento da pesquisa em prejuízo a alguns dos pré-candidatos, dentre eles, a pré-candidatura de prefeito do advogado Jaconias Morais.

Um dos indícios foi o fato da pesquisa ter sido realizada em apenas um setor da zona rural de Timon onde foram pesquisados os povoados Sangrador, Monteiro, Cruzeiro, Vertente, Brejo Cajueiro, Olho Dágua, Manga, Fazenda Nova e Cão Açú.

O PSC não entendeu o motivo da  zona rural Norte de Timon, onde concentra oito pontos de votações  compostos por  povoados como :  Piranhas, Barra das Pombas, Tamanduá, Mata Pasto, São José dos Cacetes, Pinto, Carnaúba de Pedra, Campo Grande e Santa Maria da Torre, não terem sequer um eleitor entrevistado pela pesquisa.

O partido também questionou na justiça  que o plano Amostral apresentado pelo Instituto Datamax não trás a quantidade de eleitores entrevistados por bairros e povoados de Timon, violando assim mais uma Resolução do Tribunal Superior Eleitoral. Na visão da sigla partidária, esse descumprimento afasta a confiabilidade no resultado final da pesquisa.

Em razão das argumentações, o juiz eleitoral de Timon, Dr. José  Elismar Marques, determinou  ao instituto que apresente a complementação dos dados no prazo legal.

Nova representação eleitoral

Segundo informações que chegam ao eliaslacerda.com, o PSC estaria se movimentando para entrar com uma nova representação  requerendo à justiça eleitoral que determine ao Instituto Datamax apresentar  a pesquisa realizada no seu formato integral para poder fazer os devidos confrontamentos.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael