Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Qual seria o motivo da presença de tubarões no litoral do Piauí?

As imagens de tubarões nadando próximos à Praia do Coqueiro em Luís Correia, na semana passada, geraram uma série de comentários. Houve quem se posicionou e disse que não colocaria mais os pés em praias piauienses e também quem se surpreendeu com as notícias sobre esses “novos” visitantes na costa. Mas o que realmente está por trás da aproximação desses animais em uma das regiões mais visitadas do litoral do Piauí?

Em neste sábado (12/09), a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, explicou que não é a primeira vez que esses animais nadam em águas piauienses. Nossas águas são, na verdade, o habitat natural deles. Isso porque pertenceriam, segundo suspeita de biólogos, a especie de tubarão lixa. Os animais deste tipo são, naturalmente, encontrados durante os meses de setembro, outubro e novembro nos litorais do Piauí e Maranhão.

A novidade entorno as imagens divulgadas no último domingo (06) é a aproximação dos tubarões com a costa da Praia do Coqueiro, garante a secretária. “Nessa época do ano ele é muito avistado por pescadores e kitesurfistas. O que chamou atenção dessa vez é que eles chegaram perto da praia, no local da arrebentação da ondas”, explicou.

Espécie avistada na costa seria tubarão lixa (Foto: Reprodução)

MAS POR QUE CHEGARAM PERTO NESTE ANO?

A aproximação dos tubarões da costa teria relação com as restrições impostas no litoral por conta da pandemia de coronavírus e que afastaram banhistas ao longo do primeiro semestre. A hipótese de pesquisadores é que a diminuição acentuada da movimentação nas praias teria contribuído para que os animais se sentissem menos ameaçados e mais propensos a frequentar locais que costumeiramente evitam, por conta da habitual movimentação de pessoas.

Sádia Castro avalia a presença da espécie na costa como um fato positivo do ponto de vista ambiental: “A hipótese que é colocada por pesquisadores é de que eles se alimentam de pequenos peixes que vemos na orla, então com o advento da pandemia, em que as praias ficaram desertas e silenciosas, eles foram chegando mais próximos da praia para alcançar suas presas. O aparecimento deles na praia é um sinal de equilíbrio ambiental. O horário que eles foram avistados foi no período em que eles se alimentam, que é na primeiras horas da manhã e últimas horas da tarde”, declarou.

Sádia Castro garante ser seguro entrar na água, mas que banhistas devem tomar precauções (Foto: Reprodução)

MAS PODE ENTRAR NA ÁGUA?

Segundo Castro, a Secretária de Meio Ambiente do Piauí (Semar) tem mantido um monitoramento rígido em todo o Litoral do Piauí. Por via aérea com uso de drones e via terrestre através de equipes da Semar, Universidade Federal de Parnaíba (UFDPar), ICMBIO, Instituto Tartaruga do Delta, Prefeitura, e uma rede colaboradores formada por pescadores e kitesurfistas. Mesmo assim, os tubarões não voltaram a ser avistado na costa desde a segunda-feira (07).

Sádia afirma que ainda não se pode confirmar se os tubarões poderão voltar a ser vistos próximos da costa. “Não tem previsão. O que se sabe é que essa é a época que eles aparecem. Durante os meses de setembro, outubro e novembro, em épocas de movimentos comuns nas praias eles eram vistos por pescadores, porém mais distantes da praia”, afirmou.

Questionada se turistas e visitantes podem entrar na água com tranquilidade, a secretária garante que as praias estão seguras para banhistas. Mas isso deve ser feito com uma série de precauções que já devem ser costumeiras para quem é fã do litoral.

“Pode sim. Sempre pode. Não houve nenhuma indicação de interdição de praia. Eles não voltaram a ser avistados, mas a gente recomenda os cuidados de sempre, que são não demorar muito na água, não nadar distante da costa, evitar locais onde a água está turva. São cuidados básicos que se deve ter sempre”, concluiu. 

 

Do site oitomeia.com.br com vídeo do site piauíhoje

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael