Saiba os tipos e qual é o teste para coronavírus que é feito pelo governo do Maranhão para detectar a doença

Especialistas, laboratórios e a população se perguntam sobre a utilidade e efetividade dos testes rápidos do coronavírus. Existe atualmente no mercado uma série de testes disponíveis para diagnóstico da Covid-19, entenda quais as as diferenças entre os tipos de testes disponíveis, RT-PCR, testes rápidos ou sorológicos.

Descubra também qual tipo de teste é aplicado em nosso estado e como é feito o procedimento e o tempo de espera para o resultado.

Tipos de teste

RT-PCR

O teste padrão ouro, o mais preciso. É um teste molecular e detecta o material genético do vírus numa amostra de secreção nasal ou da garganta, coletada com uma espécie de cotonete. Ou seja, o teste diz se o vírus está presente na amostra. É muito preciso se realizado no período adequado.

Período em que deve ser realizado

Ele só pode ser usado, porém, na fase aguda, quando os sintomas se manifestam. É recomendado do primeiro ao oitavo dia após o aparecimento dos sintomas.

Testes rápidos

Eles não detectam o coronavírus, mas os anticorpos, as substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combatê-lo.  Os testes buscam dois tipos de anticorpos. Os anticorpos IgM (imunoglobulina M), que indicam contato recente, infecção aguda, presente no momento da realização do exame. Detectam também anticorpos IgG, indicadores de contato prévio e imunidade. São fáceis de fazer, podem ser realizados em hospitais e oferecem  resultado em cerca de 15 minutos a partir da coleta de apenas uma gota de sangue. Têm  98% de acerto para os casos positivos.

Período em que devem ser realizados

Só pode ser feito após sete dias do aparecimento dos sintomas, antes disso a sensibilidade é de apenas 30% e há grande risco de falsos negativos. Isso acontece porque o corpo humano não produz anticorpos detectáveis antes de passado certo tempo após a infecção. Para o coronavírus, esse período é ainda incerto.

Testes sorológicos

Esses testes são automáticos e buscam os anticorpos no plasma. Os mais conhecidos são os do tipo Elisa. São mais detalhados e precisos do que os testes rápidos. Tem boa precisão para os positivos, mas ainda assim só acertam 50% dos casos negativos.

Período em que devem ser realizados

O mesmo dos testes rápidos, a partir do sétimo dia do surgimento de sintomas.

Testes no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que os testes para Covid-19 são realizados, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, por recomendação médica, tanto na capital quanto no interior do estado.

Além das unidades de urgência de São Luís, a SES relembrou que a rede estadual descentralizou a captação das amostras dos casos suspeitos para os hospitais macrorregionais e regionais do estado.

Estas amostras são coletadas das secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) de pessoas com suspeita da doença por meio de uma sonda ou pelo swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Assim que chegam ao laboratório, as amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração da carga viral das moléculas até chegar à etapa final do processo.

Onde são analisados os testes?

Os exames coletados pelas unidades da rede estadual são encaminhados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão e para o Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Quanto tempo demora para sair o resultado?

Com o aumento dos testes realizados no estado, em média, o resultado do exame pode sair em cinco dias úteis.

Prioridade dos testes

Além disso, a Secretaria ressaltou que o Ministério da Saúde encaminhou 14.381 testes rápidos para o estado. Por orientação do órgão federal, os kits serão usados prioritariamente em profissionais da saúde na linha de frente do atendimento aos pacientes de Covid-19 e casos graves com diagnóstico suspeito.

 

Do jornal O Imparcial

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik