Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Saúde inicia a Semana de Combate à Leishmaniose em Timon

06

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (26), no município de Timon, a abertura da Semana de Combate à Leishmaniose, com o objetivo de sensibilizar e orientar sobre a importância das medidas de promoção, prevenção e controle da doença.

 

O evento foi instituído pela Presidência da República, por meio da Lei Nº 12.604, de 03 de abril de 2001 e, neste ano, em Timon, a mobilização ocorre de 26 de agosto a 05 de setembro, levando atividades educativas para as escolas, orientações e distribuição de informativos e realização de Teste Rápido de LV Canino.

02

A abertura oficial da campanha ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Residencial Joia e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcio Sá. “A Leishmaniose, conhecida popularmente como Calazar, é uma das doenças tropicais de maior relevância no mundo. Então, estamos intensificando ações sobre essa linha de cuidado, trabalhando sempre a saúde preventiva. E, claro, contamos com o apoio da população, pois é preciso que todos façam sua parte, mantendo sempre o quintal e a casinha do cachorro limpos e arejados, evitando o acúmulo de lixo, sem deixar de cuidar da saúde do animal”, disse o titular da SEMS.

03

A DOENÇA

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são: febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em áreas endêmicas para as leishmanioses no mundo sob o risco de infecção, dentre as quais, mais de 600 milhões estão sob o risco de adquirir leishmaniose visceral, potencialmente fatal. São estimados, anualmente, mais de 300 mil casos novos de LV no mundo, com mais de 20 mil mortes.

05

TRANSMISSÃO

A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.

 

A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

04

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael