Sobral, no Ceará, surpreendeu um dos assessores do prefeito Rafael
Acima Vaqueiro Mucunam (de chapéu) e Itamar Júnior (camisa listrada) recebidos por funcionários do SAAE de Sobral.
Não é só a educação em Sobral, no interior do Ceará, que surpreende com o título da melhor educação pública do país. Enviado pelo prefeito Rafael dias atrás para ver de perto como funciona o serviço de abastecimento dágua da cidade, o suplente de vereador e diretor do SAAE de Timon, Vaqueiro Mucunam, acompanhado do diretor da Agert, Itamar Júnior, viu de perto os avanços conquistados ao longo de décadas na administração sobralense.
Em conversa com o jornalista Elias Lacerda, Mucunam contou que ficou encantado com o serviço de abastecimento dágua da zona rural daquele município cearense. “Eles estão muito adiante da nossa realidade administrativa. Timon no passado poderia ter evoluído muito mais. Temos um enorme caminho a percorrer para chegar perto de Sobral”, disse ele.
Mucunam contou que os dias que passou em Sobral mostraram que os sistemas de abastecimento dágua da zona rural são modernos. “Para você ter uma ideia, lá eles tem muitas ruas pavimentadas com asfalto em povoados da zona rural e mais: Tem até rede de esgotos”, destacou.
Outro ponto que Mucunam frisou com destaque foi o fato de que as populações da zona rural pagam rigorosamente em dia as faturas de água, costume que em Timon praticamente inexiste e traz prejuízos para a administração pública municipal. “O serviço deles é eficiente, mas a população paga a fatura dágua. Isso ajuda muito”, comentou.
Os dias passados em Sobral foram classificados como um grande aprendizado para o diretor do SAAE de Timon, Vaqueiro Mucunam. Ele disse esperar que muitos dos projetos que viu implantado no sistema de água de Sobral na zona rural possam também serem implantados em Timon. “Foi um aprendizado muito interessante. Nossa realidade é outra, mas vamos tentar implantar aqui muito do que vimos por lá”, frisou.