Teresina : Pacientes lotam hospitais com síndromes gripais
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que o aumento de síndromes gripais é comum com início das chuvas.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, Zona Sul de Teresina, ficou lotada na tarde desta terça-feira (28) com casos de síndromes gripais. Alguns pacientes tiveram que esperar no chão pelo atendimento.
O mecânico Egídio Bezerra aguardava atendimento para a esposa desde 7h. Por volta das 15h, a paciente ainda não tinha sido atendida.
“Um sofrimento que não tem quem aguente. São muitos pacientes e poucos médicos. Todo mundo ali dentro com sintomas gripais”, contou.
Nos corredores da unidade, mais pacientes aguardavam em pé pelo atendimento. O aposentado Geraldo veio transferido do Hospital do Parque Piauí para a UPA, mesmo assim teve que esperar.
“Essa longa espera por atendimento é um descaso com a população. Olha que o meu pai foi classificado como prioridade”, disse o Clésio.
A reportagem procurou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para saber quais providências estão sendo adotadas para resolver o problema da lotação na UPA do Promorar. Em nota, a FMS informou que o aumento de síndromes gripais é comum com início das chuvas.
“A orientação da FMS é manter os cuidados de prevenção, uso de máscara, higiene das mãos e uso do álcool em gel. Com o aparecimento de sintomas procurar as UBS gripais”, disse a Fundação.
Leitos Covid lotados
De acordo com o painel Epidemiológico da Covid-19 no Piauí, que concentra as informações sobre a doença no estado, apenas dois hospitais públicos ainda estão recebendo pacientes para internação de Covid-19 e um deles estava com os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados.
O Hospital do Monte Castelo, dos 12 leitos clínicos nove estão ocupados e das 10 UTIs, todas estão ocupados. O outro hospital é o Doenças Tropicais Natan Portella que tem 11 leitos clínicos e dois estavam ocupados e dos 20 de UTI, 13 tinham pacientes. Os dados foram atualizados no último dia 20 de dezembro.
Do G1 Piauí
Vera
Comentou em 29/12/21