Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Timon é destaque no Maranhão no Cadastro da Tarifa Social de Energia

SEMDES reforça a importância do CadÚnico, que é base para o Governo Federal inserir as famílias na tarifa de forma automática, a partir de janeiro.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES comemora mais um bom resultado no número de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia, benefício que dá o desconto na conta de luz a famílias de baixa renda e beneficiados com o Programa Prestação Continuada, BPC. Só de dezembro de 2020 a agosto de 2021, foram cadastrados 1.548 famílias timonenses na tarifa, colocando Timon em segundo lugar no ranking de cidades do Maranhão, que mais cadastraram na Tarifa Social de Energia.

Atualmente, a solicitação na Tarifa Social de Energia é feita pela população junto às secretarias municipais de assistência social, por meio dos CRASs, como também pelas concessionárias.

Em Timon, a parceria é realizada entre a SEMDES e Equatorial Energia, mas a partir de janeiro de 2022, as famílias de baixa renda serão beneficiadas automaticamente com base nos dados do CadÚnico, cadastro que continuará sendo realizado pelas prefeituras.

A inscrição automática de famílias de baixa renda como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica, foi determinada em lei publicada, na última segunda-feira (13), no Diário Oficial da União. A intenção da nova lei é facilitar as inscrições no programa, a partir do compartilhamento de informações do Cadastro Único (CadÚnico) pelo Executivo.

A atualização do CadÚnico continua sendo fundamental para este benefícios, assim como outros programas socais.

Como ressalta Givalto Sucupira, coordenador do Cadúnico da SEMDES, “Os esforços da SEMDES, através do Cadastro Único traz bons resultados no sentido de incluir novas famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, agraciando a população de baixa renda com descontos que podem chegar a 100%”.

Para isso, a SEMDES intensifica cada vez mais as ações de atualização dos cadastros com a realização do Projeto Cuidar e das Caravanas Rurais, como destaca o secretário da SEMDES, Márcio Sá.

“Timon, é a segunda cidade do Maranhão, que mais conseguiu inserir famílias de baixa renda no cadastro da Tarifa Social de Energia. E o que mais impulsionou esse cadastro, foi o Projeto Cuidar, que toda sexta, em parceria com as associações de moradores, vai até as comunidades fazendo os cadastros e também a Caravana Rural, que vem realizando cadastros nos povoados do município, finalizou o secretário.

 

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael