Timon : Veja como será velório e sepultamento em caso de mortes por coronavírus

A Prefeitura de Timon, seguindo ações de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus, dispôs de medidas complementares, que constam no complemento do Decreto nº097/2020, publicadas no Diário Oficial do Município, em 25 de março de 2020. As medidas tratam das orientações da Anvisa a serem adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus. Os parâmetros deverão ser cumpridos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Superintendência de Limpeza Urbana, bem como as empresas de serviços funerários instaladas no município. 

Fica determinado que a Superintendência de Limpeza Urbana – SLU vai adotar medidas preventivas e de ampliação do número de sepulturas nos Cemitérios Públicos, para garantir o imediato sepultamento em caso de óbito por Covid-19.

Com relação à celebração de atos fúnebres e outras atividades consideradas inadiáveis, deverão ser realizadas sem aglomeração de pessoas, ficando limitado, quando realizado em ambiente fechado, a permanência de no máximo 10 pessoas e com duração máxima de 1 hora. Está determinado, também, que todos os velórios com morte suspeita ou confirmada decorrente do Coronavírus (Covid-19) deverão ser realizadas com urna lacrada.

Também consta no decreto municipal que os cemitérios públicos e privados estarão abertos apenas para sepultamentos, devendo ser acompanhados apenas pelos familiares, em número reduzido, respeitando uma distância mínima de 5 metros na hora do fechamento do jazigo. Neste período de quarentena, ficam suspensas as visitas aos cemitérios públicos. 

No decreto, também fica determinado que as funerárias devem seguir orientações de higiene e o uso de EPIs, como: gorro, óculos, máscara cirúrgica, aventais e luvas descartáveis, em caso de procedimentos que envolvam cadáveres suspeitos ou confirmados de óbito por Coronavírus. No caso dos familiares, todos devem evitar tocar o corpo, além de realizar a higienização das mãos com álcool a 70 %.

 

Com informações da assessoria 

1 comentário

Clara
Comentou em 26/03/20

Eita que os outros matam o povo antes de morrerem… que humanidade!

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik