Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Timonense que mora na Itália há 20 anos relata o drama do país afetado em cheio pelo novo coronavírus

Ex-moradora de Timon, formada em pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí e com curso reconhecido pela Universidade de Milão, a brasileira Cícera Ferreira Guimarães reside na Itálica há 20 anos. Lá ela já casou, tem filha e descreveu em texto enviado ao eliaslacerda.com como a vida na Itália se tornou difícil com o drama a que todos foram submetidos com o novo coronavírus.

Leitora habitual deste eliaslacerda.com onde busca informações sobre a cidade de Timon, onde morou por anos e mantém parentes, Cícera Guimarães reside na Lombardia, região das mais atingidas pelo coronavírus naquele país. Ela trabalha numa clínica terapêutica para pacientes psiquiátricos adultos.

Veja baixo o relato da timonense:

OS NÚMEROS DA PANDEMIA NA ITÁLIA

Moro na Itália, há 20 anos e nunca tinha vivido a situação dramática pela qual estou passando atualmente, devido ao Novo Coronavirus ou Covid-19. Aqui os dados desde o início da epidemia, que depois veio a ser chamada pandemia, sao:

156.363 casos positivos;

Ainda temos 102.253 pessoas positivas ao Novo Coronavirus.

19.899 mortos (ainda morrem em media 400 pessoas por dia), dentre elas cerca de 100 médicos e demais profissionais da saúde;

34.211 recuperaram-se;

A Região na qual moro chama-se Lombardia, onde encontra-se a Metrópole Milão. Gostaria que essa Região tivesse sido notada por meus conterrâneos brasileiros pelas suas indústrias, pela moda, etc, mas ultimamente está sendo conhecida pela expansão do Novo Coronavirus. È a Região mais atingida.

A população é de 410.931 habitantes

59.052 foram os casos positivos desde o inicio da pandemia;

10.511 mortos;

16.823 pessoas sobreviveram ao vírus.

29.530 são as pessoas ainda positivas, com cerca de 400 casos por dia, e a maior concentracão é em Milão.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Não pode-se apertar as mãos uns dos outros; conversar sempre mantendo uma distância de pelo menos um metro; Aqui na Lombardia todas as escolas e universidades, estão fechadas desde o dia 24/2, e depois gradualmente o País inteiro foi isolado dando-se inicio ao fechamento de todos os locais que cream aglomeracões. Atualmente abrem-se somente supermercados, pequenos comércios que vendem produtos alimentares, farmácias, indústrias e fàbricas que produzem bens essenciais; nos shoppings (fechados nos finais de semana) abrem somente os supermercados e as farmácias; atá mesmo dentro dos supermercados não são vendidos alguns produtos, como papelaria, brinquedos, roupas, etc.

São proibidos casamentos (civil o religioso), funerais, batizados, crismas até mesmo porque as igrejas estão fechadas. E contemporaneamente a todas essas medidas foram somadas, claro aquelas de IORESTOACASA# (eu fico e casa); em todo o País tem o policiamento 24 horas por dia. Podemos sair de casa somente para ir trabalhar; fazer compras essenciais (sai uma pessoa por família), o conselho é que seja uma vez

na semana; necessidades relativas à saúde, passear sozinho, com o seu pet ou fazer atividade física é consentido somente hà 200 metros de casa, enfim é possível sair de casa somente por motivos realmente necessários. Em todas essas medidas sao cabíveis outras determinadas e coordenadas pelos governadores de cada Região ou pelos prefeitos de cada município. Alguns supermercados fornecem grátis o gel para a lavagem das mãos na entrada e o controle da temperatura, que a partir de 37,5 você deve avisar seu médico da família e ir súbito para o isolamento domiciliar. É desaconselhado ir imediatamente ao pronto socorro, pois os hospitais são lugares propícios à difusão da doença.

Em alguns locais de trabalho, como o meu por exemplo, controla-se a temperatura antes de iniciar o expediente.

Na semana anterior fui parada por um blitz da polícia 2 vezes, na primeira vez preencher um formulário no qual afirmei que não tinha contraído o vírus e que estava voltando do trabalho, na segunda estava a pé com outra pessoa (sempre por motivos de trabalho) e tive que explicar o motivo da saída. Quando o formulário vem preenchido, sucessivamente, a policia verifica a autenticidade da sua declaração, e se foi declarado o falso, você pode incorrer em multa ou prisão por difusão de uma pandemia.

Em todo o País è obrigatório o uso de máscaras ao sair de casa, então algumas prefeituras doaram aos moradores. Encontrar máscaras e álcool aqui nos supermercados e farmácias tá muito difícil, então algumas pessoas inclusive eu, iniciamos a confeccionar máscaras em casa.

A UNIÃO FAZ A FORZA

O sistema sanitário daqui, principalmente o da Lombardia, è um modelo para o mundo, mas estava quase chegando ao ponto de saturação, por falta de profissionais e estruturas para conter a demanda, então foram chamados a trabalhar médicos e enfermeiros jà aposentados ou de outras Regiões da Itália. Vieram profissionais da saúde da China, Albânia e Cuba. Vários pavilhões dos hospitais foram transformados em pavilhões sò para tratamento do Novo Coronavirus; construídos hospitais de campo; uma inteira área da feira de Milão foi transformada para colocar 205 leitos; consultas médicas e exames não urgentes foram adiados; Em todo o País empresários, artistas, etc fizeram doações para suprir as necessidades e, claro o governo fez e está fazendo com muita determinação a sua parte.

EXPERIÊNCIAS SURREAIS E INCRÍVEIS

Sair de casa e vê as cidades que antes eram em fermento de carros ou pessoas a pè e hoje estão quase vazias; vê a fila fora dos supermercados e entrar sò quando a vigilância dar o sinal a você; não poder ir visitar um amigo, um parente; ter que explicar para a polícia porque você saiu de casa como se estivesse em uma ditadura são experiências negativas e inesquecíveis, mas necessárias!

As pessoas que morrem nos hospitais, morrem sozinhas sem poder vê um semblante de um membro da familia, depois vêem incineradas e só depois entregam as cinzas para os parentes!

UMA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL

Atualmente o crescimento exponencial está diminuindo sensivelmente, mas as medidas de prevenção continuarão atè o dia 3 de maio. Nessa semana alguns estabelecimentos comerciais e indústrias em todo o País abrirão, mas somente se for possível manter o distanciamento social e haver as proteções individuais. A volta à normalidade vai ser muito gradual.

É muito provável que as escolas reabrirão em setembro, que è o início do normal ano letivo.

Duas pequenas cidades da Itàlia não houveram pessoas contagiadas até o momento: Nemi (Lazio, onde encontra-se Roma) e Ferrera Erbognone (Lombardia). Os cientistas estão estudando para entender o motivo!

PONTOS CRÍTICOS

Um dos meus colegas de trabalho teve febre por alguns dias e ficou em isolamento domiciliar, mas somente depois de 20 dias, ou seja amanhã, vai fazer o teste. A falta desse instrumento essencial ainda è um dos problemas, pois o ideal seria fazê-lo em toda a população.

Na cidade de Robbio (Lombardia), com cerca de 5 mil habitantes, foram efetuados 2 mil testes, e 30% das pessoas tiveram resultado positivo, mas sem sintomas. Esse è um problema, porque sabemos que quem nao hà sintomas difunde o vírus.

Aqui o noticiário relata que cerca de 2000 idosos em todo o País morreram pelo Novo Coronavirus nos asilos, talvez por superficialidade dos profissionais em tomar precauções ao aparecer os primeiros sintomas, ou mesmo por desconhecê-los, mas para entender o motivo desse drama já partiram as primeiras denúncias.

As autoridades afirmam que o número de óbitos declarados em todo o País é bem mais alto, porque muitas pessoas morreram em casa sem a possibilidade de fazer o teste.

Afirma-se que o motivo pelo qual muitos profissionais da saúde vieram a óbito, principalmente médicos da família, foi a falta de proteção individual para os mesmos, até porque no início não era claro que se tratasse de uma patologia tão grave.

Fico feliz em dar a minha contribuição para conscientizar quem não acreditasse na potência destruidora desse Inimigo Invisível, o qual está destruindo milhões de vidas no mundo inteiro. Cada um de nós deve tomar as devidas precauções para nos proteger e proteger os outros!!

A Itália com os seus 60.501,878 habitantes vai recomeçar e, seus filhos e nòs filhos adotivos, seremos ainda mais orgulhosos das suas belezas, da sua culinária, dos seus filósofos, poetas, cantores, compositores, etc então você senhora Itália vai continuar a ser para sempre o BEL PAESE!!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael