Tudo sobre o pedido de expulsão da vereadora Da Luz do PT de Timon

O tempo esquentou nos últimos dias no PT de Timon. A sigla tem no seu diretório um pedido de expulsão da única vereadora do partido na cidade: A vereadora Da Luz do Sete Estrelas.

O pedido foi protocolado na última reunião da executiva do diretório municipal ocorrida nesse final de semana.

Aliada de confiança da base da prefeita Dinair Veloso na Câmara Municipal, Da Luz do Sete Estrelas viu o pedido de expulsão ser protocolado pelo dirigente estadual do partido, o funcionário público Rafael Almeida.

No pedido Da Luz é acusada de ser infiel ao partido, de não ter apoiado na última eleição o partido seja na eleição para governador, quando a sigla teve Felipe Camarão como vice de Carlos Brandão e nem para deputado federal tendo apoiado Juscelino Filho, do União Brasil, e Luciano Leitoa, do PDT, para deputado estadual.

Segundo Rafael Almeida, com quem o jornalista Elias Lacerda conversou, até mesmo o presidente Lula teria ficado sem o apoio explicito da vereadora.

Para reforçar o pedido de expulsão, os petistas tem imagens e vídeos da vereadora na campanha do ano passado reforçando o que dizem.

Os desfechos que o caso pode ter 

Agora a executiva municipal tem 60 dias para avaliar o pedido. Vale destacar que Da Luz do Sete Estrelas tem , teoricamente, apoio da maioria da executiva municipal a seu favor. Se não mudar deve ter 4 dos sete votos a seu favor.

Mas pode haver recurso para São Luís em qualquer que seja o desfecho da votação em Timon.

No diretório estadual a situação é mais complicada para a vereadora, pois o nome mais forte do partido no estado, o do vice-governador Felipe Camarão, está distante da parlamentar petista timonense. Segundo os petistas que estão defendendo a expulsão da parlamentar, o afastamento dele da vereadora aconteceu deste a eleição do ano passado por conta da posição política dela no pleito.

Convém destacar ainda que caso o processo da vereadora seja perdido por ela na instância estadual, a parlamentar pode recorrer para o diretório nacional, podendo protelar mais ainda o caso.

Em sendo assim, com a demora na expulsão da vereadora, Da Luz pode alcançar a janela de mudança partidária permitida por lei, que acontecerá em abril do próximo ano. Desta forma, a vereadora pode deixar o partido sem qualquer prejuízo ou ameaça de perda do mandato.

Resumindo: O processo não é simples e deve ser muito demorado, seja em favor ou contra a vereadora.

Para quem não sabe, o 1º suplente de vereador do PT de Timon é James Cebolão. É ele quem assume caso a vereadora seja expulsa da sigla e tenha o mandato cassado.

É aguardar pra ver no que vai dar esta novela….

Elias Lacerda

Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade

11 comentários sobre “Tudo sobre o pedido de expulsão da vereadora Da Luz do PT de Timon

  1. Da luz se tornou o maior nome da política timonense. Ela saindo do PT ou não, terá uma eleição superior a passada. Pois é a única vereadora que TRABALHA EM TIMON.

  2. Já era pra ter sido expulsa desde 2022.
    O governo municipal do qual a vereadora é aliada, é adversário do governo estadual que por sua vez apoia o presidente Lula.
    Simples assim.

  3. Uma coisa é ela ser expulsa do partido. Outra é ela ser cassada pois não tem nenhuma conduta que lhe desabone a sua conduta como parlamentar. Duvido que a câmara de timon casse o seu mandato.

  4. Infelizmente já começou o desespero da oposição, com certeza se ela sair do pt, ela terá outros partidos que o apoiam. Siga firme vereadora. Não baixe a cabeça para essa oposição.

  5. Isso se xamã perseguição política a uma mulher que trabalha pelo povo de timon, mulher trabalhadora e com valores simples. Digo não a essa palhaçada a mulher que faz alguma coisa por timon… falta de respeito com a vereadora devian tomar vergonha na cara e deixar a mulher trabalhar bando de invejosos

  6. O nome Da Luz do Sete Estrelas é muito forte na região do grande Parque Alvorada e adjacências, seja em que partido for sempre ela será atuante.

  7. Com ou sem o PT Daluz tem o povo do seu lado,trabalho é que a define como parlamentar!
    O que incomoda é seu
    trabalho em prol da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *