Destaques

Urgente ! Hospital São Marcos de Teresina ameaça fechar

O Hospital São Marcos comunicou hoje oficialmente que pode vir a fechar as portas, depois de 70 anos de atuação no tratamento de pessoas com câncer no Piauí. O Hospital já vem enfrentando graves problemas financeiros há algum tempo. A direção argumenta que a defasagem na tabela do SUS não acompanha as despesas realizadas pelo São Marcos, que trata 95% dos casos de câncer no Piauí e ainda atende gratuitamente todos os casos de câncer de crianças e adolescentes que não possuem planos de saúde privados no Estado.

A gota d’água para a decisão de encerrar as atividades no Estado, segundo nota oficial divulgada hoje, foi a definição do novo piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, sem estabelecer fonte de recursos. O Hospital São Marcos possui 785 profissionais nessa categoria.

No comunicado oficial, o Hospital diz que está entrando em contato com o Poder Público na tentativa de obter fonte de recursos para cumprir a Lei do Piso dos Enfermeiros. Caso contrário, terá que deixar de funcionar, o que seria uma perda inestimável para a saúde do Piauí e dos estados vizinhos.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

NOTA À IMPRENSA

A Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA) vem a público esclarecer sobre a situação financeira gerada pela promulgação da Lei nº 14.434/2022, que fixa o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros, bem como suas consequências para a continuidade de suas atividades no hospital São Marcos.

O Hospital São Marcos é entidade filantrópica em atividade há quase 70 anos, prestadora de serviços de saúde e único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí. Presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), trata mais de 95% do total de casos de câncer dos piauienses, além de que todos os casos de câncer em crianças e adolescentes que não tem planos de saúde privados no Estado são tratados pelo hospital.

A recente promulgação da lei que fixa o piso salarial para os profissionais de Enfermagem, a partir do momento que não estabelece a fonte dos recursos, demanda grandes despesas imediatas para o hospital, pondo em risco o pleno exercício de suas atividades. Como já noticiado pela mídia nacional e manifestado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, a maioria das instituições filantrópicas do país não tem recursos financeiros suficientes para arcar com estes efeitos; com o hospital São Marcos a situação não é diferente.

Desta feita, haverá um acréscimo de despesas mensais milionário ao hospital, que não conseguirá arcar com seus compromissos e será obrigado a restringir a prestação de serviços de saúde.

Importante registrar o respeito, admiração e gratidão aos profissionais de Enfermagem, o reconhecimento da importância de seu papel e a concordância com a necessidade de constante valorização da categoria. Todavia, a lei sancionada, como foi, trará consequências drásticas à população piauiense e à própria categoria profissional, com risco de diminuição das oportunidades de trabalho.

Vale destacar que a direção está empregando todos os esforços junto ao Poder Público, já tendo notificado os entes federados bem como as autoridades públicas competentes, com o objetivo de obter fontes de financiamento para cumprir a lei de forma sustentável.

Contudo, caso não haja uma solução para o problema, diante de todo o cenário apresentado, terá de encerrar as atividades do hospital.

 

Teresina, 18 de agosto de 2022

GUSTAVO ANTONIO BARBOSA DE ALMEIDA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE COMBATE AO CÂNCER ALCENOR ALMEIDA

DIRETOR GERAL DO HOSPITAL SÃO MARCOS

 

(Com informações do cidadeverde.com)

4 Comentários

  1. Lamentavel q isso venha acontecer seria o comoço do fim da sude publica no estado kd o gov. do estado q nao faz nado pra impedir esse hospital e a maior referencia em tratamento de CA no norte e nordeste, HOSPITAL SÃO MARCOS PEDE SOCORRRRRO Q TRSTESA

  2. Presto serviço ao Hospital são Marcos à 30 anos e desde q esse giverno do PT assumiu o giverno, diminuiram a ajuda ao hospital, por isdo q está assim

  3. Quando se trata de melhores salários para os proficionais de saúde, no caso do piso salarial que abrange todos o proficionais da área de enfermagem, o hospital ameaça fechar as portas, isso é uma vergonha esses mercenários capitalistas só se preocupam com o lucro exorbitante que eles embolsam. Ninguém se preocupa com os enfermeiros(as) que trabalham dia e noite salvando vidas humanas.

    1. O Problema, não está nos Enfermeiros:
      – deve fazer uma Reestruturação Nos Altos Salários dos Médicos;
      – o Governo do Estado, tem quê Repassar, os Recursos do Planta, sem Grosar e Atrasar,
      – tercerizar, vários serviços, nas atividades Início, Meio e Fim,
      – adaptar a Nova Realidade de Mercado Moderno,
      – atendimento, On Line, em Muitos Serviços,
      – ampliar o atendimento de urgência, com Consultas, de Plano Econômico., Para Todas as Clínicas,
      – em fim, não é Culpa de Governo, nem de A, nem de B. O que está Faltando é Gestão Com Zelo e Cortar na Própria Carne.
      Resumindo: CORTAR PELA METADE OS ALTOS SALÁRIOS, só fica quem quiser ajudar.
      Temos Bons Profissionais de Saúde no Piauí, que trabalham, nessa filosofia, de ajudar, essa Melhor Instituição de Saúde do Piauí: Hospital São Marcos.

Faça um Comentário

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Elias Lacerda
Jornalista apaixonado pela notícia e a verdade