Vereador Coca do Matapasto debate situação de dificuldades com o Cadastro Ambiental Rural

Acima o vereador Coca do Matapasto falando aos presentes na reunião.

Logo acima o ex-prefeito Chico Leitoa e abaixo Irmão Mundico, que também falaram na reunião com os trabalhadores rurais.

O vereador e vice -presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon, Coca do Matapasto (SD), participou nesta sexta-feira (08) de uma reunião idealizada pelo Sindicato que teve como objetivo expor e discutir com órgãos governamentais as dificuldades dos pequenos produtores rurais de Timon em acessar o cadastro Ambiental Rural (CAR).

Para o vereador Coca do Matapasto (SD), um dos maiores problemas da categoria, é que o Banco do Nordeste, hoje só libera os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para os produtores que fizeram o cadastro do CAR e esse requisito inviabiliza praticamente todos os pequenos produtores tendo em vista que atualmente Timon só tem 230 áreas cadastradas, o que representa apenas 0,27% conforme dados do sistema de cadastros.

Segundo informações do vereador, o Banco do Nordeste tem como meta financiar cem por cento dos projetos mês no valor de R$: 5.000,00, o que representar meio milhão em financiamentos que geram renda aos produtores rurais e consequentemente a circulação de recursos no município.

Na reunião ficou definido a organização de uma força tarefa para tornar acessível o Cadastro Ambiental Rural , aos proprietários e produtores. A Secretaria de Municipal de Meio Ambiente fará 20 (vinte) cadastros, AGERP, (20) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (20).

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Irmão Mundico, a reunião trouxe avanços para solucionar as dificuldades, no entanto o número definido pelos órgãos não resolve o problema, já que o Banco do Nordeste visa financiar 100 (cem) produtores mês. “Caso seja feita apenas 60 (sessenta) cadastros deixaremos 40 produtores descobertos”, alertou o presidente.

Irmão Mundico afimrou que irá se empenhar junto com o vereador para atingir os 100 (cem) produtores mês. .

A reunião foi presidida pelo secretario Geral STTR Sr. Sérgio Reis e contou com a presença do ex-prefeito Chico Leitoa, do Gestor da Agerp/Timon, Aecio Borges e Sr. Rafael,  Técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

Com informações e fotos de Silmar Braga

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Barro Forte
WhatsApp chat