Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Conselho Paroquial da São José em Timon tinha se manifestado contra mudança de feriado

Logo após publicação no eliaslacerda.com  da matéria sobre o projeto do vereador Henrique Júnior que pretende mudar o feriado do dia 15 outubro em homenagem a passagem do ícone de Senhora do Rosário de Fátima pela cidade de Timon, para o dia 4 do mesmo mês para homenagear São Francisco, o Conselho Paroquial da igreja de São José se reuniu para tratar do assunto. De acordo com o documento abaixo enviado a este site, o conselho se posicionou contra a mudança.

O projeto era para ter sido votado na última quarta-feira (29), mas não foi colocado em pauta  porque os vereadores dizem que só o aprovarão se houve entendimento e consenso entre os membros da igreja católica na cidade.

Veja abaixo o documento enviado ao eliaslacerda.com sobre a reunião realizada do Conselho Paroquial da Igreja de São José:

CONSELHO PAROQUIAL DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ

O Conselho Paroquial da paróquia de São José, em Timon – MA,se reuniu  para discutir sobre o projeto de lei que visa substituir o feriado da passagem do ícone de Senhora do Rosário de Fátima pela cidade para homenagear São Francisco de Assis.
O Conselho Paroquial é ciente que o dia 15 de outubro não é o dia de Nossa Se-nhora do Rosário de Fátima, mas sim o dia da passagem de sua imagem em nossa cida-de, fato ocorrido há mais de 60 anos. O feriado da passagem da imagem de Nossa Se-nhora de Fátima foi sancionado ainda na gestão municipal de Francisco Vitorino de Assunção, na década de 1950.Como o próprio vereador Henrique Júnior relata em seu discurso, essa data é um pouco esquecida por alguns católicos, porém, sabemos que faz parte da história de Timon e que jamais deverá ser esquecida, mas celebrada em nossas paróquias.
O Conselho Paroquial ressalta ainda que nenhuma das paróquias de Timon têm Nossa Senhora como padroeira, mas recebem nomes de outros santos. Dessa forma, ao retirarmos esse feriado, iremos ofuscar ainda mais a representatividade da mãe de Jesus em nossa cidade.
Outro fator que torna inconveniente colocar um feriado em homenagem a São Francisco é que, mesmo sabendo a importância que o seu festejo tem para nossa cidade em dias atuais, todas as paróquias devem ter direito igualitário. Afinal, caso exista um feriado municipal para São Francisco, as demais paróquias estarão aptas a reivindicarem um feriado para homenagear seus padroeiros. Vale lembrar que o feriado municipal do dia de São José, em 19 de março, acontece porque ele é o padroeiro de nossa cidade e também padroeiro da Igreja Católica.
Portanto, pelos argumentos citados acima, os conselheiros paroquiais de São José se colocam contrários à substituição do feriado de NossaSenhora do Rosário de Fátima para homenagear São Francisco, pois somos cientes que devemos zelar pela história de nossa cidade e que todas as paróquias devem ter os mesmos direitos em homenagear seus santos padroeiros. O Conselho Paroquial da paróquia de São José se apresenta re-presentado por seu pároco e pelo vigário paroquial.

Pe. José Marques de Alcobaça
Pároco

Daílton Carneiro de Sousa
Vigário paroquial

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
TekyNik