Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

Coronavírus matou no Maranhão mais hipertensos e diabéticos : Veja gráfico das comorbidades que os mortos tinham

Hospital de Cuidados Intensivos (UCI) possui mais de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e será referência no tratamento de casos do coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Hospital de Cuidados Intensivos (UCI) possui mais de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e será referência no tratamento de casos do coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Um levantamento realizado pelo G1, com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aponta que a maioria dos pacientes que vieram a óbito em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão, apresentavam ao menos uma comorbidade. Os dados demonstram que 84% dos mortos pela doença tinham alguma doença pré-existente, enquanto 16% já não possuíam.

G1 apurou que a hipertensão arterial é ainda a comorbidade que mais provoca complicações em pacientes que vieram a óbito no Maranhão pela doença. Desde março do ano passado, quando o estado, registrou a primeira morte pelo novo coronavírus, 2.423 pessoas morreram em decorrência de complicações da patologia.

Em seguida, aparecem no ranking de doenças que mais causam complicações em pacientes com Covid-19 a diabete melitus, com 1.738 mortos e as cardiopatias com 599 óbitos.

Veja o gráfico abaixo:

Até o último boletim divulgado pela secretaria na terça-feira (19), o estado havia registrado 4.618 mortes pela Covid-19. A taxa de letalidade da doença está em 2,26% e, em média, são registrados dois óbitos por dia.

Sexo e faixa etária

De acordo com a Secretaria de Saúde, 68 anos é a média de idade de pacientes que vieram a óbito por conta da doença. Entretanto, pessoas com que possuem idade acima de 70 anos, ainda são maioria em relação aos mortos em decorrência do novo coronavírus.

Em seguida, aparecem os pacientes com faixa etária entre 60 e 70 anos, seguidos por pessoas com 50 a 59 anos. Veja, abaixo, a lista completa:

  • Mais de 70 anos: 2.603 pacientes
  • 60 a 70 anos: 1.001 pacientes
  • 50 a 59 anos: 493 pacientes
  • 40 a 49 anos: 272 pacientes
  • 30 a 39 anos: 153 pacientes
  • 20 a 29 anos: 54 pacientes
  • 10 a 19 anos: 21 pacientes
  • 0 a 9 anos: 21 pacientes

Do G1 Ma

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael