Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Governo do Maranhão distribui 3 mil 320 testes rápidos para Covid 19 a municípios da regional de saúde de Timon

O governo do estado do Maranhão através da Secretaria Estadual da Saúde e Unidade Regional de Saúde de Timon, concluiu a entrega da 4ª remessa de teste rápido para o novo coronavírus, a Covid 19,  aos municípios que compõem a regional.

Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde e a entrega teve a supervisão da diretora regional de saúde do estado em Timon, Florisa Carvalho.

Ao todo foram entregues 3 mil e 320 testes em toda a região e os critérios utilizados são baseados na quantidade de população de cada município, sendo que Timon recebeu 2 mil e 80 testes, Parnarama 520, Matões 440 e São Francisco do Maranhão 280.

A dinâmica de distribuição dos testes é resultado de uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), seguindo o critério estabelecido pelas notas técnicas 11/2020/ do Ministério da Saúde e 01/2020/CONASS E CONASEMS

A indicação de realização dos testes neste momento é que seja disponibilizado para os profissionais de saúde e segurança em atividade e sintomáticos, pessoas que residem no mesmo domicílio, bem como pessoas do grupo de risco como idosos (idade igual ou superior a 60 anos), sintomáticos e familiares com contato domiciliar.

Vale ressaltar que a quantidade de testes disponibilizados ainda é insuficiente considerando a grande demanda e necessidade de testagem da população, situação que acontece no país inteiro.

1 comentário

Rômulo Rocha
Comentou em 28/05/20

Os testes são necessários para registrar a patologia na população em estudo , assim o setor de epidemioligia realiz estratégicas de ações para o controle da Covid-19. com efeito somático , as pessoas também têm que ter responsabiludade no controle dessa enfermidade.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael
TekyNik