Logo Elias Lacerda
                           Clínica São Rafael

informes rápidos do eliaslacerda.com

 

A base insatisfeita

 

O prefeito Luciano Leitoa precisa entrar em ação. Sua base política na câmara não anda nada satisfeita com o tratamento que vem recebendo do governo. Kaká do Frigosá (PSB), Hélber (PEN) e Raimundo da Ração, são apenas alguns deles.

Até mesmo vereadores com formação pedetista, como é o caso do jovem Felipe Andrade, tem soltado manifestações de insatisfação.

A situação tem feito vibrar a oposição na casa que, claro, torce para que o problema se avolume no legislativo e cause problemas para Luciano Leitoa.

 

Partido da Mulher Brasileira teve mais candidatos do sexo masculino

O déficit de representação política da mulher no país tem contribuição de instâncias que deveriam trabalhar para subverter esse quadro. O Partido da Mulher Brasileira, PMB, com registro na Justiça Eleitoral desde 2015, nas eleições do ano passado consolidou uma história: os homens estavam em maioria na lista de candidatos.

O PMB, presidido por Suêd Haidar, concorreu com 4.617 candidatos a prefeituras e câmaras no país. Destes, 2.610 eram do sexo masculino. No Maranhão, presidido pela pouco conhecida Efigênia Tavares, o partido lançou a vereadora Rose Sales como candidata à prefeitura de São Luís.

Sales havia passeado por outras siglas antes de decidir-se pelo PMB. Obteve 10.347 votos, sexta colocação entre os nove candidatos. Pela legenda foram lançados 150 candidatos e 101 candidatas no estado. Não elegeu nem prefeito, nem prefeita.

(com informações do blog do Marrapá)

 

Timon teve realidade diferente

Mas se no país o PMB lançou mais homens que mulheres candidatos, em Timon a realidade foi diferente. Dirigida pela professora Cláudia Regina, a sigla timonense fez sua parte: Lançou três nomes de mulheres como candidatas e apenas um do sexo masculino, o do pastor João Pedro.

O PMB timonense foi além. Também saiu das urnas em 2016 com um saldo positivo.elegendo uma vereadora: A própria presidente Cláudia Regina.

 

O bom exemplo de Henrique Júnior

Mais uma atitude de tirar o chapéu para o vereador Henrique Júnior do PTN. Na semana passada foi sua a ideia de promover na Câmara Municipal uma coletiva com o deputado federal Aluísio Mendes e com a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, pré-candidata a governadora.

Aluísio Mendes e sua colega de PTN não trouxeram novidade alguma, mas a imprensa local gostou da iniciativa. Foi observado que outras autoridades políticas de Timon quando recebem algum deputado ou outra liderança política de mandato, não tem promovido esse tipo de atividade importante para esclarecer e cobrar daqueles pediram e que obtiveram votos na cidade.

 

Mais elogios e alfinetada

 

Quem gostou também foram alguns líderes sindicais que aproveitaram a coletiva para se encontrar com o deputado Aluísio Mendes e pedir apoio para pleitos da categoria.

Um exemplo foi o sindicato dos agentes de endemias. Um de seus membros elogiou o encontro com Aluísio Mendes dizendo que Timon teve recentemente um deputado federal (entenda Sétimo Waquim) e a categoria nunca teve semelhante oportunidade de se encontrar com o mesmo.

 

Pré-candidatura pouco consistente

 

Presente na coletiva e também respondendo perguntas para a imprensa, a ex-prefeita Maura Jorge não transmitiu firmeza e confiança com sua pré-candidatura a governadora. Disse que está percorrendo o estado para levar seu nome a avaliação pública. No final de tudo vai analisar se será mesmo candidata.

 

Maura Jorge nega apoio ao genro

Ainda sobre Maura Jorge (na foto logo acima com 0 genro Neto Evangelista),  o ponto destaque de sua entrevista foi uma resposta a uma pergunta do eliaslacerda.com sobre sua relação com o genro, o deputado estadual e atual secretário de estado de assistência social, Neto Evangelista. Disse que embora se mantenham em posições políticas distintas, sua relação com o genro é boa.

Como apoiou Neto Evangelista em 2014 para deputado estadual, eliaslacerda.com perguntou se manteria o apoio no próximo ano. Opositora ferrenha do governo Flávio Dino, que é apoiado pelo seu genro, Maura Jorge respondeu que não, pois as diferenças políticas entre os dois não permitiriam a manutenção do apoio.

 

Uma Maura Jorge diferente

 

Apontada por boa parte da imprensa maranhense como uma mulher encrenqueira e que dispensa enormes energias para ficar criticando a gestão Flávio Dino, a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge apresentou-se em Timon na sexta-feira como uma mulher totalmente diferente dessa impressão. Educada e atenciosa com a imprensa, ela chegou ao ponto de ligar no dia seguinte para alguns jornalistas timonenses para agradecer a cobertura que eles fizeram da visita.

Na coletiva, Maura Jorge alfinetou, mesmo de leve, o governo Flávio Dino. Contou que não tem nada contra a pessoa do governador, mas sim ao fato dos governistas estarem sempre olhando para o passado fazendo comparações, o que para ela é uma perda de tempo.

Sua preocupação maior foi em levantar a bandeira da paz e enaltecer o respeito às diferenças políticas de cada um. Foi só…

 

Diabetes e a morte do  Dr. Dib Tajra

A comunidiade médica de Teresina ainda lamenta a morte de um dos maiores cirurgiões do Piauí: Dr. Dib Tajra. Um dos donos do Hospital Santa Maria, unidade médica muito conhecida na capital, Dr. Dib fez história na medicina do estado vizinho e ajudou Teresina a se transformar num dos mais importantes Polos de saúde do Nordeste.

Na comunidade médica estima-se que o falecido cirurgião pode ter feito aproximadamente 20 mil cirurgias.

Segundo fontes do eliaslacerda.com ligadas a área médica da capital piauiense e que conhecia a família, Dr. Dib teve sua morte apressada aos 78 anos por conta de uma diabetes. A doença teria se agravado pelo fato do médico não ter dispensado a atenção necessária que a enfermidade exige. Um dos problemas era que não seguia a dieta exigida e ainda por cima, teria escondido que tinha a doença.

 

Assistência e recuperação

 

Este eliaslacerda.com não tem notícia de ter visto um servidor público melhor assistido pela rede pública de saúde que o funcionário da prefeitura a disposição do cartório Eleitoral de Timon,  Lindomar Carvalho Figueira, o “Delmar”. Envolvido num acidente em janeiro último na BR 316 quando andava em sua moto e um galho de árvore caiu sobre seu braço, Delmar viu socorro e preocupação com sua saúde advindo de todos os lados.

Levado para a UPA por uma ambulância do SAMU, o servidor contou ao eliaslacerda.com que tanto seus próprios familiares, assim como o prefeito Luciano Leitoa, juízes, promotores e outras autoridades locais fizeram o que puderam pelo resgate de sua saúde.

Internado no Hospital de Urgência de Teresina por dias, Lindomar Carvalho Figueira passou por diversos exames e fez cirurgia no braço. Por determinação do prefeito Luciano Leitoa, a secretaria de saúde do município de Timon colocou funcionários para acompanhar o servidor.

Tanta dedicação de todos valeu a pena, “Delmar” ficou apenas com sequela no braço direito e faz fisioterapia para recuperar os movimentos.

“Não tenho nem como agradecer o empenho de parentes e amigos que se preocuparam e me ajudaram naquele momento difícil”, disse ele ao eliaslacerda.com.

 

Dicas para quem vai abastecer o carro

O ideal é encher o tanque sempre na parte da manhã, quando a temperatura do motor ainda não está elevada. Isso porque os depósitos de combustível ficam debaixo da terra, o que faz com que a temperatura ajude na densidade da gasolina e do diesel. Ou seja, se você abastecer o carro no período da tarde o líquido estará expandido, o que representa perda de combustível. Aquilo que é um litro na parte da manhã, já não é mais isso na parte da tarde.

2. Peça ao frentista para abastecer na velocidade lenta

A pistola de abastecimento é um detalhe que faz toda a diferença. Ela possui 3 velocidades: lenta, média e rápida. Opte sempre pela lenta, pois a média e a rápida contribuem para a formação de vapor, que é contabilizado na bomba. Ou seja: uma parte do combustível pelo qual você paga fica na bomba e retorna ao posto, você pagará por uma quantidade e receberá outra.

3. Não espere chegar à reserva

Não espere o tanque baixar muito para colocar combustível, quanto mais vazio ele estiver, mais ar acumula e faz com que o combustível evapore. Procure sempre abastecer antes do combustível atingir um nível muito baixo: quanto mais ar, maior evaporação e mais desperdício.

4. Não abasteça quando o posto está sendo reabastecido

Não abasteça em postos que estão recebendo o combustível naquele momento. Ao ver um caminhão abastecendo um posto, procure outro lugar. No momento em que o abastecimento é feito, a sujeira fica suspensa e aí você receberá combustível sujo no seu automóvel.

Estas são dicas dos especialistas.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael