Logo Elias Lacerda
Clínica São Rafael

Informes rápidos do eliaslacerda.com

Tempo nublado e céu escuro para o setor imobiliário

O céu não está azul para o setor imobiliário de Timon. Apontado como um dos mais promissores da região pela proximidade de Teresina, o setor sente os impactos da crise financeira que ataca o país.

Sem dinheiro, muita gente está atrasando o pagamento das mensalidades do financiamento da casa própria. Só em Timon cerca de 50 imóveis devem ir a leilão por falta de pagamento.

Crise também na Caixa

Nem a poderosa Caixa Econômica escapou do momento ruim. A instituição bancária está há mais de mês sem recursos para financiamento habitacional.

A expectativa é de que o dinheiro apareça somente depois do dia 5 de outubro.

 

Corretores de imóveis  detestando a nova taxa da prefeitura de Timon

Não bastasse o desaquecimento do setor por conta da crise econômica, os corretores de imóveis de Timon estão com um novo prejuízo para seus negócios: a cobrança de taxas do Laudêmio por parte da prefeitura.

Alegado pelo governo de que a lei de sua cobrança já existia há muito tempo mas não era cobrado, o Laudêmio chegou mexendo no bolso dos compradores de imóveis que precisam de transferência da documentação. Com alíquota de 2,5% do valor do imóvel, a taxa já é alta e somada ao ITBI eleva as despesas pra o comprador lá pra cima.

Para se ter uma ideia, um imóvel no valor de 500 mil reais, o comprador vai pagar mais de 22 mil reais só com as duas taxas.

 

O prático e sincero prefeito de Matões

Podem exagerar com o prefeito de Matões dizendo que não tem jogo de cintura para a política ou até mesmo que ele daria melhor como delegado polícia da cidade que como gestor municipal, mas uma virtude ninguém tira dele: sua sinceridade.

Dias atrás Ferdinando Coutinho deu uma demonstração dessa sua característica durante visita a Matões do ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares.

Puxado para uma conversa particular com o prefeito, José Reinaldo lhe pediu o voto para senador em 2018. Numa sinceridade rara entre os políticos, Ferdinando não titubeou para responder ao ex-governador:  -Rapaz, eu nem vou tratar deste assunto contigo porque lhe sou sincero: aqui em Matões as decisões sobre apoios políticos para as eleições do próximo ano passarão pelo Rubens Pereira e se for tratar de Caxias é com o Humberto Coutinho”.

 

Porque o setor de regulação não funciona

Não é exagero nenhum da vereadora professora Cláudia Regina quando denunciou na semana passada que uma mulher está há cinco anos sangrando sem conseguir fazer sua cirurgia em Teresina com financiamento do governo do estado do Maranhão.

Na verdade , o setor de regulação do estado em Timon não funciona. Como o caso da mulher que citou a vereadora existem vários outros de pacientes na fila aguardando o aval da Fundação Municipal de Saúde em Teresina para poderem passar por cirurgias. Com exceção dos pacientes com câncer, os demais sofrem muito para conseguir uma cirurgia.

Um exemplo dessa fila que não anda na regulação do estado em Timon é a dona Maria de Jesus de Araújo Sousa Melo. Moradora da Vila Cícero Ferraz em Timon, ela contou ao eliaslacerda.com que espera há mais de seis meses pela autorização para realização de uma cirurgia de canal urinário.

Pagamento em dia

O mais curioso nesse problema é que o governo do Maranhão tem pago rigorosamente em dia o Piauí para esses procedimentos cirúrgicos. Aliás, o dinheiro é descontado do Maranhão diretamente pelo Ministério da Saúde e depositado na conta do Piauí.

Difícil entender… alguém está agindo com incompetência ou má vontade…

 

Corte salarial em Codó

O prefeito de Codó, empresário Francisco Nagib aperta o cinto das finanças do município para escapar das dificuldades financeiras proporcionadas pela crise econômica que assola o país e o governo Temer insiste em tentar enganar a todos dizendo que a economia está reagindo.

Por determinação de Nagi e que depende de aprovação Câmara Municipal, os funcionários da prefeitura de Codó vão ter reduzidos em 20% seus salários neste mês de outubro. O prefeito alega ser um mal necessário para continuar tocando o município sem maiores problemas.

Detalhe: o corte atingirá somente os funcionários comissionados que ganham mais de R$ 2.624,00, entre eles, o próprio prefeito Francisco Nagib, mesmo que o chefe do executivo codoense nem sinta, afinal , milionário como é, onde sua família é dona de quase tudo em Codó, o corte salarial nas suas finanças pessoais não fará qualquer diferença ao gestor.

 

Clay Lago não veio para a festa do Arrastão da Vitória

A ex-primeira dama do governo do Maranhão, a médica buritibravense, Clay Lago, embora tenha sido convidada, preferiu não comparecer ao evento de comemoração dos 25 anos da campanha do Arrastão da Vitória, que levou Chico Leitoa pela primeira vez ao cargo de Timon  em 1992.

Esposa do saudoso ex-governador Jackson Lago, dona Clay mesmo sabendo das boas relações de amizade e laços de aliança política histórica do seu marido com Chico Leitoa, preferiu não prestigiar o evento em Timon.

O motivo ? Dona Clay parece que ainda não digeriu as divergências que teve dentro do PDT com o deputado federal Weverton Rocha, atual presidente do partido no Maranhão.

Como o deputado estava convidado e confirmou sua presença, dona Clay declinou do convite…

 

O enorme desafio de Maura Jorge

Mesmo sendo uma mulher das mais destemidas, a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge começa a vislumbrar desafios quase intransponíveis pela frente com o seu projeto de pré-candidata a governadora do Maranhão. Não bastasse ter que enfrentar a popularidade do governador Flávio Dino e sua gestão equilibrada, Maura que mesmo tendo a simpatia do grupo Sarney e não recebendo apoio do mesmo, agora terá que enfrentar um desafio dentro de casa.

É que eleito no ano passado com o apoio da ex-prefeita, o atual prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, do PSDB, anda se entendendo muito bem com o governador Flávio Dino e sua base política.

Recebendo muitos investimentos do governo do estado na cidade, Laércio Arruda, tem andado sem atrito até mesmo com Mauro Jorge, do PC do B, seu principal adversário e homem que ficou em segundo lugar para prefeito nas eleições do ano passado naquela cidade.

E agora Maura ?

 

Acidentados com motocicletas dominam os casos de atendimentos no HUT

Somente este ano, um dos principais hospitais da região Meio Norte do Brasil, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 45 amputações de membros de pacientes vítimas de acidentes com motocicletas. Em 2016 foram 65 amputações. Os acidentes com motocicletas representam 83% do total registrado de acidentes de transito e permanecem como primeiro motivo de procura com 5.903 atendimentos.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, os acidentes de trânsito já se tornaram um problema de saúde pública e atualmente representam 21,3% do atendimento geral do hospital.

(Com informações do Meio Norte)

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
Clínica São Rafael