Informes rápidos do eliaslacerda.com

Vereador Uilma Resende solicita banheiros para repartições públicas em Timon

Em sessão ordinária na última quarta-feira (8), foi aprovado o Requerimento nº 104/2017, de autoria do presidente da Câmara, vereador Uilma Resende (PDT). Na proposição, o parlamentar requer ao Poder Executivo Municipal, através do Procon de Timon, que fiscalize o cumprimento da Lei Municipal nº 1344, de 05 de dezembro de 2005, que obriga as repartições públicas, empresas públicas e privadas a destinarem banheiros masculino e feminino ao público usuário em Timon.

 

Fim das aulas aos sábados nas escolas particulares de Teresina

A proposta para acabar com as aulas aos sábados nas escolas particulares de Teresina continua a repercutir na sociedade e no meio educacional. Em entrevista na semana passsada o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), Marcelo Siqueira, disse ser particularmente favorável à iniciativa, mas afirmou que essa mudança só acontecerá se os pais se conscientizarem que ela é necessária.

A proposta foi levantada pelo juiz federal Márcio Braga, que criou uma petição na internet pedindo que escolas da capital se abstenham de ter aulas aos sábados. Ele alega que crianças e jovens estão quase sem tempo para descanso e diversão, o que tem proporcionado situações de estresse. Até esta a última sexta-feira (10), a petição já tinha reunido mais de duas mil assinaturas.

 

Márcio Sá e as alegrias da semana passada

A semana que passou foi de alegrias para o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá. Completando ano na última quinta-feira (9) ele recebeu várias mensagens de felicitações  e desejos de muitos anos de vida.

Já na sexta-feira, dia 10, o elogio mais expressivo ainda. Ninguém menos que Ademilde Machado, facilitadora Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Conass, no Maranhão, numa reunião com o prefeito Luciano Leitoa, expressou sua impressão sobre a saúde pública municipal. “Quando cheguei aqui em Timon, em julho desse ano, vi o quanto a cidade conta com unidades de saúde bem estruturadas e reformadas, isso garantiu o sucesso da implantação da planificação aqui na cidade, os profissionais de saúde também são muito envolvidos e comprometidos, sempre contamos também com a parceria do secretário Marcio Sá”, disse ela.

Claro que os elogios deixaram Márcio Sá em satisfação, ainda mais na frente do chefe Luciano Leitoa.

 

O bom exemplo do secretário de limpeza

O Secretário Municipal de Limpeza Urbana de Timon, Alexandre Luz, tomou uma iniciativa na semana passada que tem agradado a muitos que passam pela movimentada Ponte da Amizade, via que liga Timon ao centro de Teresina. Descuidada, suja e praticamente esquecida nas gestões anteriores, Luz resolveu tem feito a limpeza regular do local. Na semana passada homens da limpeza pública de Timon limparam e pintaram as muretas do local.

A atitude acabou incentivando gestores de Teresina. A SDU também limpou e pintou as muretas nas alças do lado da capital vizinha.

 

Ponte Nova

Falta mesmo só mais cuidado com a Ponte rodoviária federal Engenheiro Antonio Noronha, a ponte Nova. Sobre  esta, o Secretário Alexandre Luz contou ao eliaslacerda.com que vai enviar ofício a Polícia Rodoviária Federal que tome providências sobre a mesma.

 

Presidente do PRB tem projeto inovador

Primeiro suplente de vereador do PRB de Timon com quase 700 votos obtidos na eleição do ano passado, o empresário Vágner César não quer ficar de braços cruzados e fazer alguma coisa na atividade política somente no período eleitoral, como a maioria faz.

Ele tem um projeto inovador que lhe dará mais visibilidade e, principalmente, visibilidade ao partido no município.

A revelação foi feita pelo próprio Vágner César ao eliaslacerda.com durante com o titular desta página.

O empresário não quis antecipar no que consistirá o projeto, mas é intenção sua colocá-lo em prática ainda neste ano.

 

Aumento salarial para educação de Matões

O prefeito de Matões fez dias atrás o que para muitos gestores está fora de qualquer cogitação no momento. Ele concedeu aumento salarial para os servidores da educação municipal. “Foi pouco. Apenas 4%, mas foi o que estava dentro das possibilidades”, garantiu um assessor próximo do gestor em conversa com o titular eliaslacerda.com.

 

Prejuízo político para Inácio Carvalho

O presidente da Câmara Municipal de Matões, Inácio Carvalho, não perdeu apenas um irmão querido com a morte do tabelião Mário Júnior. Seus prejuízos políticos também foram enormes.

Conhecido e muito querido na cidade, Mário Júnior era um dos mais importantes cabos eleitorais do irmão nas campanhas. Cabo eleitoral daqueles de meter a mão no bolso e ajudar nas despesas de campanha.

O parlamentar de vários mandatos sabe que no próximo pleito terá que contar com essa indesejável realidade de ausência do irmão.

 

Se sobressaindo na crise

Rafael Leitoa à esquerda e Américo à direita: parceria política que tem ajudado Coelho Neto

Outro gestor que tem conseguido se sobressair na crise mantendo compromissos mínimos, mas que para muitos é impossível na realidade atual, é o prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, do PT.

Pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores, atitude que não deveria ser mérito, mas já se tornou diante das dificuldades financeiras a passam as administrações públicas no momento, Américo tem conseguido até investir na cidade.

Contando com o apoio do deputado estadual Rafael Leitoa e do governador Flávio Dino, o prefeito tem recuperado estradas da zona rural, reformou o cemitério da cidade, levou o Aprova Coelho Neto para estudantes carentes se prepararem para o ENEM e está reformando e climatizando duas escolas importantes da zona urbana.

As reformas das escolas Municipais José Barreto de Araújo e Leozinho Sabido Orlando Albuquerque vão proporcionar um feito histórico para Américo de Sousa tornando o gestor coelhonetense o primeiro prefeito a climatizar escolas do município.

 

O mal exemplo na região

Ficou com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o mal exemplo entre os gestores municipais da região Leste maranhenses. Denúncia feita no Ministério Público pela vereadora Thaís Coutinho dar conta de que pelo menos dez parentes do gestor foram empregados por ele na prefeitura. A mãe, o irmão, a prima, primo… e por aí vai…

Pior é que Fábio Gentil dizia na campanha que “a prefeitura é do povo e não de uma família”, atacando o grupo Coutinho, quando o prefeito era Léo Coutinho, sobrinho do deputado Humberto Coutinho.

 

Roseana só quer as benesses de Temer

Roseana Sarney espera contar com o presidente Michel Temer para viabilizar sua candidatura ao governo e assim poder enfrentar Flávio Dino em 2018. Mas que seja claro: o apoio será só de bastidores, nada de Tmemer meter sua cara na frente com sua rejeição estratosférica.

Para a linha de frente a ex-governadora gostaria de contar mesmo era com o ex-presidente Lula, por conta, claro, da sua popularidade no estado.

O grupo Sarney é assim, não tem tempo ruim ele está sempre com quem tem poder em Brasília. Era PT enquanto este esteve no poder. agora é Temer.

É por isso mesmo, pela falta de identidade ideológica mínima, que o grupo Sarney é dos adversários mais difíceis. Flávio Dino sabe disso. A sorte dos dinista é que agora com as redes sociais, blogs, sites, rádios comunitárias,a informação não tem mais dono.

 

Sistema Mirante encolhendo

O jornalista e Secretário Estadual da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, já previu desde o ano passado que o sistema de comunicação do grupo Sarney não teria como se sustentar com a estrutura que possuía sem a ajuda do estado.

Foi dito e certo. Acostumado a vultosos recursos do estado nos 40 anos que mandaram no Maranhão e agora tendo que se deparar com nova realidade onde o governador Flávio Dino prefere aplicar recursos em outras prioridades, José Sarney e Roseana Sarney estão tendo que encolher o império de comunicação que mantém no estado onde estão incluídos, rádios, jornal, portais e emissora de televisão.

Com prejuízos financeiros, mas ainda mantendo-se por uma determinação do próprio José Sarney, o jornal O Estado do Maranhão agoniza e tem optado por demitir funcionários e reduzir custos para se manter vivo.

Na semana passada foi a vez da TV Mirante entrar na dieta para conseguir se sustentar. A direção da emissora mandou fechar o núcleo de jornalismo de Caxias. O anúncio, sem falar no real motivo, foi feito pela apresentadora do programa na cidade caxiense (veja vídeo abaixo).

Além de Caxias, já fecharam os núcleos de jornalista da emissora em Balsas, Santa Inês e Bacabal.

https://youtu.be/_aJHK-XZPjw

1 comentário

Miguel
Comentou em 13/11/17

Sobre Ponte Nova:
Meu amigo, aquela ponte precisa mesmo de alguns cuidados: limpeza periódica, reparos (quando passa alguns pontos faltam arrancar as rodas dos carros), iluminação e um pouco de pintura nas muretas irá revitalizar a mesma… Esta precisa com urgência!

Sobre Coelho Neto:
Toda semana passo lá e está mesmo mudada. Parabéns ao Prefeito e ao Dep. Rafael. Só falto completar o recapeamento do asfalto da 034, só aproximadamente 10 km para finalizar, mas taparam ao menos os buracos, o que já é um avanço.

Deixe um comentário

Você pode ler também!

Não desperdice seu tempo e garanta sua hospedagem Dgi Cloud hoje!
TekyNik